Questões – Arquitetura de Software – Memória

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI)

Materiais de Estudo disponíveis

Apostila on-line 1596_64x64

Questões – Arquitetura de Software – Memória

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (IESES – IGP-SC/2017) A memória de um computador é organizada em uma estrutura hierárquica composta de múltiplos níveis: memória principal, memória cache e registradores. 
 Considere um sistema computacional com palavra de dados de 32 bits e que possua um único nível de memória cache, com caches de instrução e de dados separadas, cada uma com capacidade de 16 palavras  (64 Bytes). Analise as seguintes assertivas e assinale a alternativa correta: 
 I. A memória cache promove ganho de desempenho na execução de um programa apenas quando este exibe algum nível de localidade no acesso às instruções e/ou dados. 
 II. Se a cache de dados for baseada no mapeamento direto, para se obter uma maior taxa de acertos na execução de um programa com alta localidade espacial no acesso a dados, é melhor organizar essa cache em 16 blocos com 01 palavra/bloco do que em 04 blocos com 04 palavras/bloco. 
 III. Para programas que exibam localidade temporal no acesso às instruções, para obter uma menor taxa de faltas, é melhor que a cache de instruções seja baseada no mapeamento associativo de duas vias do que no mapeamento direto. Isso se justifica porque o mapeamento associativo oferece alternativas de blocos para carregar uma posição da memória principal na cache e isso reduz a necessidade de substituição de blocos na cache.

#2. (IESES – IGP-SC/2017) Acerca da gerência de memória dos sistemas operacionais, julgue as afirmativas abaixo como verdadeiras ou falsas. 
 I. A técnica de swapping consiste em dividir o programa em módulos de diferentes tamanhos a fim de carregar o módulo que tiver o tamanho da área livre na memória principal. 
 II. A diferença entre fragmentação interna e  externa é que a primeira ocorre na memória principal, e a segunda, no disco. 
 III. A segmentação é uma técnica onde o espaço de endereçamento virtual é dividido em blocos de tamanhos diferentes chamados segmentos. A segmentação não apresenta fragmentação interna, visto que a quantidade exata de memória necessária é alocada para cada segmento. 
 IV. Na paginação não há fragmentação externa. 
 A respeito das afirmativas acima, pode-se afirmar que:

#3. (ESAF – CGU/2004) Analise as seguintes afirmações relativas a componentes de hardware de computadores:
I. A placa mãe é a principal placa de circuitos de um microcomputador. O único componente que não pode ser instalado ou equipar uma placa mãe é o barramento AGP.
II. O barramento AGP é o primeiro barramento a possuir um slot que permite expansão, opera com 8 bits e em sua segunda versão, ampliada e melhorada, opera com 16 bits para dados e 24 bits para endereçamento, com uma freqüência de operação de 8MHz.
III. Uma característica importante dos dispositivos PCI é o Plug and Play. Estes dispositivos são equipados com uma memória ROM contendo informações que permitem ao sistema operacional detectá-los automaticamente.
IV. Um computador, alimentado por uma fonte com padrão ATX e com uma placa mãe apropriada para este padrão, permite que seja ligado ao receber um sinal externo como, por exemplo, uma chamada telefônica recebida pelo modem nele instalado.
Estão corretos os itens:

#4. (FAU – UNICENTRO – Câmara de Ibiporã- 2016) Em relação as memórias do computador algumas estão na categoria de memória somente de leitura. Qual das memórias a seguir não corresponde a este grupo? ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto: DDR </br>

Memória DDR: memória RAM, do tipo SRAM que realiza a leitura e escrita de dados de forma síncrona e dinâmica. </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Memória RAM ( ) </br> </br>

Errado:  ROM,  EPROM,  PROM,  EEPROM. </br>

A memória ROM aceita apenas a leitura, os seus dados são gravados pelo fabricante uma única vez e depois não podem ser modificados ou apagados, apenas acessados. Seu conteúdo é armazenado permanentemente. </br>

O termo memória ROM é utilizado de maneira informal para mostrar diversos tipos de memória, empregadas apenas para a leitura na operação principal de dispositivos eletrônicos digitais. Entre os tipos de memórias ROM, constam: </br>

  • PROM: aceita apenas uma gravação, feita pelo usuário; </br>
  • EPROM (Erasable Programmable Read-Only Memory): aceita diversas regravações, porém, isso só pode ser feito por meio da exposição a raios ultravioletas; </br>
  • EEPROM (Electrically Erasable Programmable Read-Only Memory): aceita diversas regravações por meio de aplicação de voltagem maior que a usual; </br>
  • FLASH-ROM/Memória Flash: pode ser apagada e reprogramada mediante impulsos elétricos colocados em seus terminais pela placa-mãe. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Memória ROM ( )

 

#5. (FGV – SEPOG – RO/2017) O uso de memória cache é imprescindível para o bom funcionamento dos processadores modernos. 
Com relação às memórias caches, analise as afirmativas a seguir. 
I. O uso de memórias síncronas (SDRAM) na memória principal permite a transferência em modo rajada de blocos de informação entre a memória cache e a memória principal. 
II. Nos modernos processadores, como o processador Intel i7, a cache de nível 1 é utilizada para a comunicação entre as “threads” que são executadas em núcleos (“cores”) diferentes. 
III. A cache dos processadores é construída com memórias estáticas, mais rápidas, em oposição ao uso de memórias dinâmicas na memória principal, que são mais lentas. 
Está correto o que se afirma em 

#6. (IESES – TRE-MA/2015) Considere as afirmativas abaixo, referentes à hierarquia de memória:
I. As hierarquias de memória tiram proveito da localidade de referência espacial mantendo mais próximo do processador os itens de dados acessados mais recentemente.
II. A maior parte do custo da hierarquia de memória está no nível mais alto, onde estão localizadas as memórias de menor capacidade.
III. Em uma operação de leitura na memória pelo processador, o valor retornado depende de quais blocos estão na cache.
Assinale a alternativa correta com relação as afirmativas:
? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Apenas a afirmativa I está correta. </br> </br>

Errado: </br>

II. A maior parte do custo da hierarquia de memória está no nível mais alto, onde estão localizadas as memórias de menor capacidade.  </br>

Funciona de forma contrária, quanto mais capacidade, maior o custo.  </br> </br>

III. Em uma operação de leitura na memória pelo processador, o valor retornado depende de quais blocos estão na cache.  </br>

Em uma operação de leitura na memória pelo processador, a busca não se limita ao cache. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Hierarquia de Memória ( )

#7. (FGV – SEPOG – RO/2017) Em um computador pessoal, a expressão DDR4 está associada à

#8. (FCC –  TRF – 5ª REGIÃO/2017) As versões de 64 bits do Windows e do Windows Server dão suporte a mais memória física (RAM) do que as versões de 32 bits. A configuração do tamanho do arquivo de paginação visa dar suporte a um despejo de memória do sistema ou estender o limite de confirmações do sistema (system commit limit), caso esses procedimentos venham a ser necessários. Por exemplo, quando há uma grande quantidade de memória física instalada, um arquivo de paginação pode não ser necessário para manter a carga de confirmações do sistema durante picos de uso. Sozinha, a memória física disponível pode ser grande o suficiente para fazer isso. No entanto, um arquivo de paginação ou um arquivo de despejo dedicado ainda pode ser necessário para manter um despejo de memória do sistema.
O texto menciona o limite de confirmações do sistema (system commit limit), que se refere

#9. (VUNESP – TCE-SP/2015) A Gerência de Memória de um sistema operacional típico é concebida para diversas funções, como a de ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Se você ficou com dúvidas em relação a esta questão, releia o artigo:  Gerenciamento de Memória ( )

Ver Resultado

Deixe uma resposta