2010 – SOCIESC – Concurso Companhia Águas de Joinville – SC: Analista de Informática

Juliana Jenny Kolb

Home > Concursos > Simulados de ProvasConcurso Companhia Águas de Joinville-SC

2010 – SOCIESC – Concurso Companhia Águas de Joinville – SC: Analista de Informática 

Results

#1. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) Um Sistema Web, voltado para a execução na Internet, pode ser definido como um sistema composto por componentes localizados em uma rede de computadores cujas ações são coordenadas somente através de troca de mensagens.  
 Java RMI (Remote Method Invocation) tem como objetivo auxiliar o desenvolvimento de aplicações com objetos distribuídos. Neste contexto, marque a afirmativa correta.

#2. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) Atualmente, uma das principais arquiteturas de aplicações para ambiente Web é a cliente/servidor. O seu funcionamento é simples, processos clientes interagem com processos servidores, localizados em distintos computadores através da rede, com o intuito de acessar recursos compartilhados. Neste contexto, marque e afirmativa correta.

#3. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) O chamado ISO 9000 é um conjunto internacional de padrões que pode ser usado no desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de qualidade em todas as indústrias. Para Ian Sommerville (Engenharia de Software, 8 edição. São Paulo: Pearson Addison-Wesley, 2007) o padrão ISO 9001 é o mais geral desses padrões e se aplica às organizações que se dedicam a processos de qualidade nas organizações que projetam, desenvolvem e mantêm produtos. Referente à ISO 9001 é incorreto afirmar que:

#4. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) O RM-OSI (Open System Interconnection Reference Model) tem por objetivo fornecer uma base comum que permita o desenvolvimento coordenado de padrões para interconexão de sistemas. Este modelo é dividido em camadas: física, enlace de dados, rede transporte, sessão, apresentação e aplicação. São protocolos da camada de rede:

#5. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) A linguagem de programação Java é uma linguagem orientada a objetos e como tal, possui características como: herança (habilidade de especificar que um programa é igual a outro, determinando somente as suas diferenças.), polimorfismo (habilidade de uma mesma palavra ou símbolo ter significado diferente em contextos distintos.) e encapsulamento (divisão de um programa em componentes distintos com interação limitada.). Neste contexto, marque a afirmativa correta:

#6. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) Em um banco de dados, qual o objetivo do comando GRANT?

#7. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) Na linguagem de marcação HTML existem três(3) tipos de listas: Listas numeradas, Listas não numeradas e Listas de Definição. Assinale a alternativa que apresenta a tag representando cada uma das listas, respectivamente:

#8. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) 
 
Pode-se afirmar que a ideia central do texto é: 

#9. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) 
 
No segundo parágrafo, a conjunção entretanto estabelece com os demais argumentos do texto uma relação de: 

#10. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) 
 
Indique a alternativa correta. 
 Com relação à expressão por isso, no último parágrafo do texto, pode-se afirmar que:

#11. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) Em “Embora a antiga teoria possa ser parte da nova, os conceitos básicos de ambas podem diferir radicalmente”, a palavra destacada poder ser substituída, sem prejuízo para o sentido do texto, por:

#12. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) A alternativa que justifica a posição assumida pelo pronome oblíquo átono em relação ao verbo na sentença “Uma nova teoria representa em regra uma generalização da antiga, estendendo-a a um domínio mais amplo” é:

#13. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) Assinale a alternativa em que o texto não esteja corretamente pontuado.

#14. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) Aponte a alternativa que apresenta erro de concordância verbal, de acordo com a gramática normativa:

#15. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) Com a concorrência muito grande, as vendas de certo produto, começaram a cair exponencialmente no mercado. No momento em que o produto foi lançado, eram vendidos 25.000 itens por ano. Um ano depois, a venda tinha caído para 10.000 itens. A taxa de decrescimento anual nas vendas deste produto e o número de itens que será vendido no próximo ano são respectivamente:

#16. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) Duas empresas fabricam o mesmo produto e estão com suas vendas caindo. A empresa X tem hoje uma produção mensal de 200.000 unidades e a empresa Y tem hoje uma produção mensal de 170.000 unidades. A empresa X tem diminuído a produção deste produto em 5.000 unidades por mês e a empresa Y tem diminuído a produção em 3.500 unidades por mês. De acordo com estas informações, podemos afirmar a produção da empresa X será menor que a produção da empresa Y, a partir de:

#17. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) A alternativa que indica o número de números naturais, não nulos que são solução para a inequação   

#18. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) Após o resultado de uma pesquisa, observou-se que o número de famílias (f(x)) cuja renda excede x reais é uma função da variável x dada por: 
 
Sabendo-se que foram entrevistadas 40.000 famílias, podemos afirmar que o número de famílias cuja renda excede R$ 1.600,00, é: 

#19. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) Foi feita uma pesquisa para averiguar o nível de escolaridade dos funcionários de determinada empresa. Após a pesquisa constatou-se que: 2/5 dos 3/7 dos funcionários têm o 1º grau; 4/5 dos ¾ dos funcionários têm o 2º grau; 24 funcionários têm o ensino superior. De acordo com os dados desta pesquisa podemos afirmar que o número de funcionários desta empresa é:

#20. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) Uma empresa de licores quer lançar no mercado um licor de frutas cítricas. Como parte de sua campanha de marketing vai distribuir, para os clientes de alguns supermercados, embalagens miniaturas com 20 ml do novo licor. A empresa destinou 1 m3 de licor para fazer esta distribuição nos supermercados. Sendo assim, o número de embalagens miniatura que a empresa deverá dispor é:

#21. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) Carlos, que adora matemática, observou em um jogo de futebol que a trajetória da bola descrevia uma parábola. Ficou curioso em saber qual a maior altura que a bola atingiu. Para isto, ele marcou os pontos (x, y), do plano cartesiano, pelos quais a bola passou: (0,0), (20,32), (100,0). Carlos fez alguns cálculos e concluiu que a altura máxima que a bola atingiu foi:

#22. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) As questões de microinformática foram elaboradas com base no Sistema Operacional Windows XP Professional e no Pacote Microsoft Office 2003 
 
A planilha acima ilustra a formação dos preços de venda de algumas mercadorias. Para a definição do lucro que será adicionado ao preço de custo a fim de se obter o preço de venda é necessário criar uma fórmula na célula D5 para multiplicar o preço de custo da uva (célula C5) pelo percentual da margem de lucro (célula C2). 
Indique em qual das alternativas abaixo está representada a fórmula correta para o cálculo (na célula D5), a qual poderá ser copiada para as células do intervalo D6:D8 sem que haja a necessidade de corrigir qualquer detalhe nas fórmulas coladas: 

#23. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) As questões de microinformática foram elaboradas com base no Sistema Operacional Windows XP Professional e no Pacote Microsoft Office 2003 
 
Observando a planilha acima é correto afirmar: 
 I. Elaborada a fórmula da célula D5, para copiá-la para o intervalo D6:D8, basta dar um duplo clique sobre a alça de preenchimento da célula C5 
 II. Elaborada a fórmula da célula D5, se selecionarmos a célula D6 e pressionarmos Ctrl+D, será copiada a fórmula da célula de D5 para D6 
 III. Se digitarmos em E5 a fórmula =soma(C5:D5) obteremos o preço de venda da uva 
 IV. Após concluída a planilha, se digitarmos em qualquer célula vazia da mesma planilha a fórmula =média(E5:E8) obteremos a média aritmética dos preços de venda

#24. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) As questões de microinformática foram elaboradas com base no Sistema Operacional Windows XP Professional e no Pacote Microsoft Office 2003 
 Sobre o Microsoft Word é correto afirmar: 
 I. Para selecionar uma palavra basta dar um duplo clique com botão primário do mouse sobre a palavra. 
 II. Para selecionar um parágrafo inteiro basta dar um único clique com o botão primário do mouse ao lado do mesmo. 
 III. Ao pressionar Ctrl+T selecionamos o documento inteiro. 
 IV. Ao pressionar Ctrl+End selecionamos o texto da posição atual do cursor até o final do documento. 
 As afirmativas corretas são:

#25. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) Indique qual das alternativas abaixo representa o resultado do seguinte procedimento no Windows Explorer: arrastar uma pasta (utilizando o mouse) de um diretório para outro.

#26. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) Para alterar o layout do teclado (de ABNT para ABNT2) por meio do Painel de Controle (modo de exibição clássico) escolhemos qual das opções abaixo:

#27. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) Indique qual dos comandos do Microsoft Word abaixo deve ser utilizado para formatar os parágrafos de um texto com o estilo Justificado:  
 

#28. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) Ivar Jacobson relata o caso de uso como um documento narrativo que descreve a sequência de eventos de um ator, que usa um sistema, para completar um processo. No caso de uso, o ator pode ser uma pessoa, um sistema ou uma entidade externa. Os casos de usos podem se relacionar usando Include ou Extend. Assinale a alternativa que descreve corretamente o uso destes relacionamentos.

#29. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) Para manipular dados em um banco de dados, usamos uma linguagem de consulta estruturada.   
 A SQL (Structured Query Language) é a linguagem usada pela maioria dos bancos de dados. Esta é composta de três outras linguagens, quais são elas?

#30. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) Imagine um banco de dados chamado Empresa que tem uma tabela chamada Cliente: 
 
No momento da inserção de dados na tabela, cadastrou-se incorretamente o endereço do cliente, cujo código identificador é 9087. A fim de corrigir o endereço do cliente, qual dos comandos abaixo (escritos em MySQL) deverá ser empregado para alterar a informação? 

Ver Resultado

Deixe uma resposta