2017 – FEPESE – Concurso JUCESC: Analista de Informática

Juliana Jenny Kolb

Home > Concursos > Simulados de Provas > JUCESC

2017 – FEPESE – Concurso JUCESC: Analista de Informática

*Questões ANULADAS  foram desconsideradas.

Results

#1. (FEPESE – JUCESC/2017) Assinale a alternativa em que a grafia das palavras obedece à norma culta.

#2. (FEPESE – JUCESC/2017) Assinale a alternativa em que o pronome pessoal está corretamente empregado.

#3. (FEPESE – JUCESC/2017) Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre Redação Oficial. 
 ( ) Comunicar com impessoalidade e máxima clareza é finalidade básica da redação oficial e isso faz com que ela exija certos parâmetros da língua, de maneira diversa daqueles da literatura, do texto jornalístico e da correspondência particular. 
 ( ) As comunicações oficiais exigem o padrão culto da língua, ou seja, aquele em que se observam as regras da gramática normativa. É dessa forma que se busca garantir a sua compreensão por todo tipo de cidadão. 
 ( ) A frase: “Vossa Senhoria parece preocupada com a nomeação de sua secretária” está correta e traz evidente o seguinte padrão para o uso dos pronomes de tratamento: 1. A concordância é feita na terceira pessoa, tanto para verbos como para pronomes possessivos; 2. Os adjetivos referidos aos pronomes de tratamento devem coincidir, em seu gênero, com o sexo da pessoa a que se refere. 
 ( ) Para o pronome de tratamento Vossa Senhoria, usado para autoridades constituídas e para particulares, o vocativo a ser empregado é “Digníssimo Senhor Fulano de Tal”. 
 ( ) As comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo de sua assinatura. Exceção à regra são as comunicações assinadas pelo Presidente da República. 
 ( ) O ofício, o memorando e o aviso obedecem a um mesmo padrão. O que diferencia esses expedientes é sua finalidade. O aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia; já o memorando é usado entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna. 
 Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

#4. (FEPESE – JUCESC/2017) Analise as afirmativas abaixo. 
 1. Em “Fazem cinco anos que estou na seleção brasileira.”, temos uma frase coerente e corretamente escrita. 
 2. Em “Eu sou um jogador de futebol onde que sempre vou fazer muito por meu time.”, há problemas de coesão textual e, se trocada a expressão sublinhada por uma conjunção coordenada aditiva adequada, a frase ficará correta. 
 3. Em “Eu sou um jogador e aí é o problema, todos os jogos que joguei lutei muito para marcar.”, a frase apresenta problemas de coesão, causada também pela expressão sublinhada. 
 4. Em “Fazendo sucesso na sua nova clínica, o veterinário João Pinto Leite, localizada na Rua das Flores, 132.”, se substituirmos o verbo no gerúndio “fazendo” por “faz”, no presente do indicativo, o período torna-se compreensível, coerente e bem pontuado. 
 5. Em “O funcionário cujo o qual não comparecer à reunião terá que trazer atestado médico.”, a simples troca da expressão sublinhada pelo pronome relativo adequado traz coerência à frase. 
 Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

#5. (FEPESE – JUCESC/2017) Assinale a alternativa que está de acordo com a norma culta.

#6. (FEPESE – JUCESC/2017) Leia o texto abaixo e observe suas lacunas em branco. Elas devem ser preenchidas com uma das alternativas a qual você deve escolher. 
O chefe de um escritório estava dormindo. De repente, toca o telefone,……..3 horas da manhã. 
— Fulano……… que horas abre o escritório? 
— Poxa, isso é hora de ligar? Abre…….. 8 horas. 
E voltou……… dormir…….. 5 horas, o telefone tocou de novo: 
— Dirijo-me,com respeito,……..Vossa Senhoria para solicitar a abertura do escritório, hoje, mais cedo. 
— Você de novo? Não. Não dá. Eu já disse que só abre…….. 8 horas! 
E bateu o telefone. Dali……… meia hora, outro toque: 
— Estou……. implorar: abre mais cedo, por favor. 
— Mas que coisa! Por que você quer tanto isso? Quem é você? 
— Sabe o que é, senhor? Sou um cliente e fiquei preso aqui dentro, estava no banheiro e…….porta emperrou. Chamei por socorro, apelei……. tudo que pude para me fazer ouvir e foi em vão. 
Adaptado de Paulo Tadeu: Essa é boa. Novíssimas piadas para criança. 
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as lacunas do texto.

#7. (FEPESE – JUCESC/2017) Identifique abaixo as frases corretas ( C ) e as erradas ( E ) em relação à concordância verbal ou nominal, de acordo com a norma culta. 
( ) O narrador pulou longas páginas e capítulos. 
( ) Era necessário a organização neste setor. 
( ) As listas dos pedidos de material seguem anexas.  ( ) Se houvessem mais pessoas honestas, não existiriam tantas brigas por justiça. 
( ) Vão fazer dez dias que não saio de casa. 
( ) Fui eu quem se responsabilizou pelas tarefas do setor. 
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

#8. (FEPESE – JUCESC/2017) Quanto ao Procedimento Administrativo e ao Processo Judicial previstos na Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/1992), assinale a alternativa correta.

#9. (FEPESE – JUCESC/2017) Dispõe o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado (Lei 6.745/1985):

#10. (FEPESE – JUCESC/2017) Sobre a JUCESC, Junta Comercial do Estado de Santa Catarina, assinale a alternativa correta.

#11. (FEPESE – JUCESC/2017) São modalidades de licitação:

#12. (FEPESE – JUCESC/2017) O procedimento da licitação será iniciado com:

#13. (FEPESE – JUCESC/2017)  De acordo com o Decreto 129/2015, o Procurador Jurídico da JUCESC poderá ser substituído, em suas faltas ou impedimentos eventuais, por:

#14. (FEPESE – JUCESC/2017)  Sobre a Estrutura Organizacional da JUCESC, assinale a alternativa correta.

#15. (FEPESE – JUCESC/2017) Quanto ao processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal (Lei 9.784/1999), assinale a alternativa correta:

#16. (FEPESE – JUCESC/2017) Quanto ao processo administrativo previsto na Lei 9.784/1999, assinale a alternativa correta.

#17. (FEPESE – JUCESC/2017) A modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos em edital para a execução do seu objeto, é chamada:

#18. (FEPESE – JUCESC/2017) Os documentos remetidos à Junta Comercial por meio eletrônico serão protocolados:

#19. (FEPESE – JUCESC/2017) Assinale a alternativa que indica corretamente o tempo de mandato dos Vogais e dos respectivos suplentes.

#20. (FEPESE – JUCESC/2017) Assinale a alternativa que indica corretamente o órgão deliberativo superior da estrutura básica das Juntas Comerciais.

#21. (FEPESE – JUCESC/2017) O ato de arquivamento compreende:

#22. (FEPESE – JUCESC/2017) Identifique as afirmativas que constituem diferenças entre os protocolos de roteamento RIP v.1 e v.2.  
1. RIP v1 envia atualizações como broadcast enquanto RIP v2 trabalha com multicast. 
2. RIP v2 suporta VLSM e CIDR enquanto RIP v1 suporta somente CIDR. 
3. RIP v2 suporta um mecanismo de autenticação enquanto RIP v1 não oferece suporte à autenticação. 
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

#23. (FEPESE – JUCESC/2017) Com relação ao Windows Server R2 64Bits 2008 Enterprise, considere as seguintes afirmativas: 
1. Pode trabalhar com até 2TB de memória RAM. 
2. Permite a criação de uma quantidade ilimitada de máquinas virtuais. 
3. Pode funcionar como controlador de domínio, servidor de arquivos, de impressão, DNS e/ou DHCP. 
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

#24. (FEPESE – JUCESC/2017) Os endereços de broadcast e de rede do endereço 189.234.157.68/17 são, respectivamente:

#25. (FEPESE – JUCESC/2017) Assinale a alternativa correta.

#26. (FEPESE – JUCESC/2017) O processo ITIL v.3 que visa a prevenção da ocorrência de incidentes é:

#27. (FEPESE – JUCESC/2017) Assinale a alternativa correta sobre o utilitário de linha de comando Linux denominado dig.

#28. (FEPESE – JUCESC/2017) O Linux permite a navegação entre diretórios utilizando comandos como dirs, pushd e popd. 
Para tanto, o Linux mantém uma estrutura de dados interna do tipo:

#29. (FEPESE – JUCESC/2017) Assinale a alternativa que indica o pacote (package) que deve ser usado em bancos de dados Oracle Enterprise 11g R2 para SQL Tuning Automático.

#30. (FEPESE – JUCESC/2017) Assinale a alternativa correta sobre CURRENT_ DATE e SYSDATE da tabela Oracle Dual.

#31. (FEPESE – JUCESC/2017) RMAN é uma ferramenta/solução Oracle de:

#32. (FEPESE – JUCESC/2017) Identifique abaixo os tipos de dados considerados tipos abstratos de dados:
1. Container 
2. Conjunto 
3. Pilha
4. Lista
5. Fila
Assinale a alternativa que indica todos os itens corretos.

#33. (FEPESE – JUCESC/2017) Sobre portlets, considere as seguintes afirmativas:
1. JSR define portlets como componentes web baseados em java, cujo tipo de conteúdo (contente type) pode ser XHTML, XML ou WML.
2. Portlets não conseguem renderizar páginas web completas, somente fragmentos que são agregados pelo portal, ao contrário dos servlets. 
3. Um portlet pode ser acessado diretamente através de uma URL, do mesmo modo que um servlet. 
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

#34. (FEPESE – JUCESC/2017) A conversão de uma string vazia (“”) em Javascript para número, string, e boolean, respectivamente, resultaria em:

#35. (FEPESE – JUCESC/2017 )Qual propriedade de elementos CSS DIV deve ser utilizada para que um objeto DIV tenha uma largura que funcione, na prática, de forma dinâmica, reajustando-se em janelas de browser cuja largura for inferior à largura do elemento, por exemplo?

#36. (FEPESE – JUCESC/2017 ) Os quatro princípios de acessibilidade web do WCAG 2.0 da W3C são:

#37. (FEPESE – JUCESC/2017 ) Sobre diagramas de classes UML 2, considere as seguintes afirmativas:
1. No diagrama de classes, uma classe é modelada empregando-se três partes: nome da classe, seus atributos e seus métodos.
2. Além das classes, um diagrama de classes modela também o relacionamento entre classes: um para um; um para muitos; zero para um; etc.
3. O diagrama de classes é tido como um diagrama comportamental, uma vez que contém os métodos que definem o comportamento das classes. 
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

#38. No contexto de Conceitos da UML, qual diagrama UML 2 modela os artefatos de software e também os dispositivos ou hardware que o(s) contém/contêm?

#39. (FEPESE – JUCESC/2017 ) Os mecanismos de extensibilidade UML que possibilitam estender o vocabulário UML de modo a permitir a criação de novos elementos de modelagem; e estender a semântica da modelagem, de modo a criar novas regras ou modificar regras existentes, são, respectivamente:

#40. (FEPESE – JUCESC/2017 ) Sobre o diagrama de componentes UML 2, considere as seguintes afirmativas: 
1. Descreve todos os componentes de um sistema de informação, incluindo os componentes de hardware e software. 
2. Os diagramas de componentes possuem um nível de abstração maior que os diagramas de classes.
3. Além de descrever os componentes propriamente ditos, um diagrama de componentes descreve também como os componentes são interligados entre si. 
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

#41. (FEPESE – JUCESC/2017 ) O processo do COBIT v.4.1 no qual estratégias de mitigação de risco são adotadas para minimizar riscos residuais a níveis aceitáveis e na qual o framework documenta os níveis de risco aceitos pela organização é o:

#42. A norma que visa estabelecer, implementar, operar, monitorar, analisar criticamente, manter e melhorar um SGSI documentado dentro do contexto das atividades de negócio da organização e os riscos que ela enfrenta é a:

#43. (FEPESE – JUCESC/2017 ) Quais das seções listadas abaixo constituem seções válidas da NBR ISO/IEC 27002:2005? 
1. Segurança dos Recursos Humanos 
2. Gestão de Ativos 
3. Gestão dos Projetos de Segurança da Informação 
4. Gestão da continuidade do negócio 
Assinale a alternativa que indica todas as seções corretas.

#44. (FEPESE – JUCESC/2017 ) Sobre conceitos e ferramentas OLAP, considere as seguintes afirmativas:  
 1. HOLAP refere-se às ferramentas OLAP híbridas, utilizando técnicas ou gerenciadores de banco de dados relacionais e multidimensionais. 
 2. ROLAP refere-se às implementações OLAP baseadas em gerenciadores de bancos de dados relacionais. 
 3. MOLAP refere-se às implementações OLAP baseadas em gerenciadores de bancos de dados multidimensionais. 
 Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

#45. (FEPESE – JUCESC/2017 ) Sobre as abordagens e metodologias para construção de data warehouse, considere as seguintes afirmativas: 
 1. Embora o modelo de Inmon seja relacional, ele permite o uso de esquemas estrela nos data marts que terão acesso direto do usuário final. 
 2. O esquema estrela (star schema) baseia-se em tabelas dimensionais e de fatos, na relação de muitos para um.
. O modelo de Kimball é baseado em modelos de Entidade-Relacionamento, onde a normalização dos dados evita dados duplicados no data warehouse.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

#46. (FEPESE – JUCESC/2017 ) No contexto de data warehouse e ferramentas OLAP, associe os seguintes conceitos às respectivas afirmativas: 
Coluna 1 Conceitos
1. Slice 
2. Dice 
3. Roll up 
4. Pivot 
Coluna 2 Descrição 
( ) Permite rotacionar um cubo de modo a visualizar os dados sob diferentes faces, modificando a orientação dimensional do cubo. 
( ) Produz um subcubo através da seleção de um subconjunto de atributos de múltiplas dimensões. 
( ) Produz um subcubo através da seleção de uma dimensão em detrimento de outras. 
( ) Realiza operações de agregação em um cubo de dados. 
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

#47. (FEPESE – JUCESC/2017 ) ETL é o método mais comum para transferir dados de uma fonte de dados OLTP para um data warehouse. Contudo, pode-se também empregar o processo de extração, carga e transformação no formato ELT. Para tanto, faz-se necessário o uso de:

#48. (FEPESE – JUCESC/2017) Leia o texto.
Uma garotinha olha para a barriga da mãe grávida.
— Porque você tem uma barriga tão grande, mamãe?
— É por que seu pai me deu um bebê.
A menina sai do quarto correndo e encontra o pai.
– Papai, é verdade que o senhor deu um bebê para a mamãe?
– Sim!
— Pois fique sabendo que ela o comeu!
Avalie as afirmativas feitas sobre o texto.
1. A frase sublinhada exerce uma relação de subordinação com a primeira, sendo dela o sujeito.
2. Os termos “mamãe” e “papai” no texto exercem a mesma função sintática; ambos classificam-se como vocativo (segunda e quinta linhas, respectivamente).
3. O termo “porque” e “por que”, destacados no texto, estão corretamente empregados.
4. A última oração do texto exerce a função de objeto direto do verbo que a antecede.
5. Em “seu pai me deu um bebê” temos um pronome pessoal do caso reto em ênclise.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

#49. (FEPESE – JUCESC/2017) Leia o texto.
Açaí é bom, mas engorda.
Sabe aquele grupo de antocianinas que auxiliaria o corpo a expulsar as gordurinhas a mais? Ele também está presente no açaí, uma das frutas tipicamente brasileiras, riquíssima no pigmento. Mas, calma lá, você provavelmente já ouviu falar que açaí engorda. E é preciso botar isso em preto no branco.
Ele é calórico porque possui um elevado teor de lipídios, justifica o pesquisador Evaldo Silva, da Universidade Federal do Pará. O que se deve ressaltar, no entanto, é que a fruta contém ácidos graxos insaturados, gorduras de perfil semelhante às do azeite de oliva. Ou seja, para o coração, consumido sem exagero, é um coquetel maravilhoso de gordura benéfica com antocianina. Numa tigela você também garante fibras e proteínas. Mas, se o ponteiro da balança já incomoda, o melhor é escolher outros ingredientes cheios do pigmento.
Analise as afirmativas feitas sobre o texto.
1. O título é formado por duas orações coordenadas que estabelecem entre si uma relação de oposição.
2. O trecho sublinhado no texto ressalta características positivas do açaí. Para conseguir isso, o autor vale-se da conjunção coordenada “no entanto” que traz sentido de conclusão do que foi dito na frase imediatamente anterior.
3. A conjunção “no entanto” está posta entre vírgulas porque está deslocada no período.
4. Pela leitura do texto, conclui-se que seu autor indica açaí para todas as pessoas.
5. Pela leitura do texto, pode-se concluir – mesmo sendo leigo no assunto – que antocianinas é um pigmento.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Ver Resultado

 

Deixe uma resposta