Análise de Processos  – CBOK V3

 Juliana Jenny Kolb

questoes de concurso gratis

Home > Gerenciamento de Processos

Análise de Processos  – CBOK

“Questionar tudo, nada pode ser deixado de fora”

A Análise de processos envolve a compreensão de processos de negócio, incluindo sua eficiência e eficácia para atendimento dos objetivos para os quais foram desenhados.

A verdade não pode ser escondida na análise, embora questões políticas desempenhem sua parte. Onde existem fronteiras políticas, a análise precisará ser ajustada para trabalhar com restrições. Nesses casos, poderá fazer parte da equipe de análise um facilitador com o papel de criar uma “ponte” entre os atores políticos e alcançar uma solução de compromisso que satisfaça as partes.

Uma vez que a coleta de informações e a modelagem dos processos “AS-IS (+)” e fluxos de trabalho estejam em andamento, é possível iniciar a atividade de análise.

A revisão da informação de entrada pode ser usada para criar um tipo de estrutura de trabalho que permite à equipe alinhar informação e atividade de negócio.

À medida que as informações são revisadas surgem oportunidades de melhorias. Essa é a base para mudanças que serão recomendadas para a etapa de desenho.

Geralmente estas melhorias se enquadram em duas categorias:

  • Melhorias imediatas, rápidas e de baixo custo (quick wins);
  • Melhorias mais invasivas, de longa duração e custo mais alto.

As oportunidades de melhorias, identificadas durante entrevistas, revisão de documentação ou revisão de modelo,  podem ser documentadas em uma “Matriz de Oportunidades”.

Os problemas também devem ser claramente identificados, definidos e conectados às funções de negócio que afetam. Uma “Matriz de Problema” pode ser criada para mostrar os resultados da análise.

 

Métodos de Levantamento de Informações (+)

 

Técnicas Analíticas

Utilizadas para extrair informações acerca de um processo.

 

Handoffs – Transferência de Controle (+)

Gargalos (+)

 

Referência Bibliográfica

CAMPOS, André L. N. Modelagem de Processos com BPMN. Rio de Janeiro: Brasport, 2014.

Guia BPM CBOK versão 3.o, 2013.

RAINER JÚNIOR, R. Kelly; CEGIELSKI, Casey G. Introdução a Sistemas de Informação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

 

Deixe uma resposta