Introdução Six Sigma

Home > Qualidade Processos e Metodologias > Six Sigma

Introdução Six Sigma

Segundo a definição de Werkema (2004, p. 15): “Six Sigma é uma estratégia gerencial disciplinada e altamente quantitativa que tem por objetivo aumentar drasticamente a lucratividade da empresa, por meio da melhoria da qualidade de produtos e processos e do aumento da satisfação dos clientes e consumidores”.

O Six Sigma foi criado pela Motorola, em 1987, como um método estruturado para efetivar a melhoria de qualidade. O principal objetivo do Six Sigma era o de tornar a empresa capaz de enfrentar os concorrentes estrangeiros, que estavam fabricando produtos de melhor qualidade a um custo mais baixo. Desde então, evoluiu para uma metodologia robusta, que objetiva a melhoria empresarial e dirige a organização para as necessidades do cliente, mantendo o alinhamento dos processos pela utilização do rigor estatístico e teórico.

O Six Sigma começou como um esforço de redução de defeitos de fabricação e foi aplicado, no decorrer do tempo, a outros processos de negócio para o mesmo propósito: garantir a qualidade. De acordo com a evolução deste método durante as últimas décadas, o Six Sigma foi entendido de três formas diferentes:

Essencialmente, o Six Sigma engloba, ao mesmo tempo, todas as três formas.

Referência Bibliográfica

KAPLAN, Robert S. e NORTON, David P. A estratégia em ação. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

WERKEMA, Maria Cristina Catarino. Série Seis Sigma, Volume 1. Belo Horizonte: Werkema, 2004.

WERKEMA, Maria Cristina Catarino. Série Seis Sigma, Volume 2. Belo Horizonte: Werkema, 2006.

Deixe uma resposta