Introdução Engenharia de Software

Juliana Jenny Kolb

teste seu conhecimento

Home > Engenharia de Software >  Sumário > Introdução

Introdução Engenharia de Software

Engenharia de Software é a criação e a utilização de sólidos princípios de engenharia a fim de obter software econômicos que sejam confiáveis e que trabalhem eficientemente em máquinas reais.”

Friz Bauer (1969).

Mais que uma atividade ou um corpo de conhecimento, a engenharia é um verbo, uma palavra de ação, uma forma de abordar um problema.”

Scott Whitmire.

Formalmente, a primeira vez em que se utilizou o termo “Engenharia de Software” foi em uma conferência com esse nome, realizada em 1968 na Alemanha. A conferência foi realizada por uma entidade que, a rigor, não possuía nenhuma ligação com a área: o Comitê de Ciência da NATO ( North Atlantic Treaty Organization). Curiosamente, já havia instituições relacionadas com informática, a primeira delas foi a ACM (Association for Computing Machinery), criada em 1947.

Hoje, mais de 40 anos depois da primeira conferência oficial sobre Engenharia de Software, verificamos que os problemas citados nos relatórios do evento, juntamente com outros documentos produzidos na década de 1970, são os mesmos que encontramos atualmente:

  • cronogramas não observados;
  • projetos com tantas dificuldades que são abandonados;
  • módulos que não operam corretamente quando combinados;
  • programas que não executam conforme o esperado;
  • programas tão difíceis de usar que são descartados;
  • programas que simplesmente param de funcionar.

Referência Bibliográfica

KOSCIANSKI, André; SOARES, Michel dos Santos. Qualidade de Software, Aprenda as metodologias e técnicas mais modernas para o desenvolvimento de software. Editora Novatec: São Paulo, 2007.

PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software, Sexta Edição. Editora MCGrawHill: Porto Alegre, 2010.

msg

Deixe uma resposta