O Software

Juliana Jenny Kolb

teste seu conhecimento

Home > Engenharia de Software >   Sumário > Introdução

O Software

Software é geralmente associado a programas de computador.  Software não é apenas o programa, mas também toda a documentação associada e os dados de configuração necessários para fazer com que esses programas operem corretamente.

Existem dois tipos de produtos de softwares:

  • produtos genéricos: sistemas do tipo stand-alone (softwares de prateleira), produzidos e comercializados para qualquer consumidor. Exemplos: bases de dados, editores de texto, ferramentas gráficas, entre outros;
  • produtos sob encomenda: sistemas personalizados, encomendados por um cliente em particular. Exemplos: sistemas de controle de dispositivo eletrônicos, sistemas específicos para um determinado processo de negócio.

Importante: nos produtos genéricos, a organização desenvolvedora controla as especificações, nos produtos personalizados, as mesmas são controladas pela organização cliente.

Segundo PRESSMAN (2010), o software é um elemento de um sistema lógico e não de um sistema físico. Assim, o software tem características que são consideravelmente diferentes daquelas do hardware:

  • o software é desenvolvido, ou passa por um processo de engenharia, não é manufaturado no sentido clássico;
  • o software não “se desgasta”;
  • apesar da indústria estar se movendo em direção a montagem baseada em componentes, a maior parte de software continua a ser construída sob encomenda.

Referência Bibliográfica

PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software, Sexta Edição. Editora MCGrawHill: Porto Alegre, 2010.

SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software. Rio de Janeiro: Editora Pearson, 2005.

msg

Deixe uma resposta