Gerente de Projetos

Juliana Jenny Kolb

teste seu conhecimento

Home > Gerenciamento de Projetos > PMBok 5ª Edição

Gerente de Projetos

Segundo o PMBok (2013), o Gerente de Projetos é a pessoa designada pela organização para alcançar os objetivos do projeto.

Características indispensáveis para um gerente de projetos:

  • Conhecimento sobre o gerenciamento de projetos como um todo;
  • Desempenho, capacidade de aplicar seu conhecimento;
  • Pessoal, abrange liderança, capacidade de orientar a equipe do projeto.

Atribuições/responsabilidades de um gerente de projetos:

  • Desenvolver a equipe do projeto;
  • Monitorar o desempenho da equipe;
  • Entender os detalhes do projeto, porém gerenciá-lo de forma global;
  • Determinar o método mais apropriado de execução do projeto;
  • Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto e todos os demais planos e linhas de base necessários;
  • Refletir sobre o impacto de qualquer indisponibilidade de recursos necessários no cronograma, orçamento, riscos, qualidade e em outros planos necessários;
  • Garantir que auditorias sejam realizadas auditorias com uma frequência adequada;
  • Consolidação dos relatórios do projeto;
  • Gerenciamento das expectativas dos stakeholders (partes interessadas);
  • Decisão sobre os métodos de comunicação usados no projeto.

Habilidades do gerente de projetos:

  • Redação e apresentação;
  • Negociação;
  • Oratória;
  • Estabelecimento de confiança;
  • Solução de conflitos;
  • Superação da resistência à mudança.

Referência Bibliográfica

PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5°  Edição, 2013.

msg

Deixe uma resposta