4.6 Encerrar o Projeto ou Fase

Juliana Jenny Kolb

teste seu conhecimento

Home > Gerenciamento de Projetos > PMBok 5ª Edição > Gerenciamento de Integração

4.6 Encerrar o Projeto ou Fase

O processo Encerrar o Projeto envolve a realização da parte de encerramento do projeto do Plano de Gerenciamento do Projeto. Em projetos com várias fases, o processo encerra a parte do escopo e as atividades associadas, aplicáveis a uma determinada fase.

Este processo inclui a finalização de todas as atividades terminadas em todos os grupos de processos para encerrar ou cancelar formalmente o projeto. Também estabelece os procedimentos para coordenar as atividades necessárias para verificar e documentar as entregas do projeto, coordenar e interagir para formalizar a aceitação dessas entregas pelo cliente ou patrocinador. Isso inclui todas as atividades necessárias para administrar o encerramento do projeto ou de uma fase, inclusive metodologias passo a passo que tratam das:

  • ações e atividades necessárias para satisfazer a conclusão ou critérios de saída para a fase ou projeto;
  • ações e atividades necessárias para transferir os produtos, serviços ou resultados do projeto para a próxima fase ou produção/operação;
  • ações e atividades necessárias pata coletar registros do projeto ou fase, auditar o sucesso ou fracasso do projeto, coletar lições aprendidas e arquivar informações do projeto para o uso futuro.

Durante o encerramento do projeto, o gerente revisará todas as informações prévias dos encerramentos de fases anteriores.

A figura 1 ilustra as entradas, ferramentas e saídas do processo 4.6 Encerrar o Projeto ou Fase.

4.6 Encerrar o Projeto ou Fase

Figura 1: Processo 4.6 Encerrar o Projeto ou Fase

Fonte: Adaptado do PMBok (2013)

A figura 2 apresenta as integrações do processo Encerrar o Projeto ou Fase.

4.6 Encerrar o Projeto ou Fase_i

Figura 2: Integrações do processo Encerrar o Projeto ou Fase

Fonte: Autora (2013). Propriedade intelectual registrada

Entradas

4.2 – S1 – Plano de Gerenciamento do Projeto (+)

5.5 – S1 – Entregas Aceitas (+)

E7 – Ativos de Processos Organizacionais (+)

Ferramentas

F1 – Opinião Especializada (+)

F4 – Reuniões (+)

F5 – Técnicas Analíticas (+)

SAÍDA(S)

4.6 – S1 – Transição de Produto, Serviço ou Resultado Final (+)

S3 – Atualizações de Ativos de Processos Organizacionais (+)

 

Referência Bibliográfica

PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5°  Edição, 2013.

msg

Deixe uma resposta