.F14 – Protótipos

Juliana Jenny kolb

teste

Home > Gerenciamento de Projetos > PMBok 5ª Edição > Ferramentas e Técnicas

F14 – Protótipos

Ferramenta do processo: << 5.2 Coletar Requisitos

Em projetos de desenvolvimento de software (TI), este processo deve utilizar os princípios da Engenharia de Software como arcabouço.

Prototipação é um método para se obter respostas iniciais sobre os requisitos através de um modelo funcional do produto esperado, antes de construí-lo. Já que protótipos são tangíveis, eles permitem que as partes interessadas façam experiências com um modelo do seu produto final ao invés de somente discutirem representações abstratas dos seus requisitos.

Protótipos suportam o conceito de elaboração progressiva, pois são usados em ciclos iterativos de criação de modelos em tamanho natural, experimentos de usuários, geração de opiniões e requisitos obtidos.

No desenvolvimento de softwares,  protótipos são modelos construídos para simular a aparência e a funcionalidade de um produto em desenvolvimento. Funciona como uma representação da interface com a qual o usuário pode interagir e oferecer informações para propor mudanças e melhorias.

Um protótipo pode ser:

  • um pequeno guia para o usuário;
  • uma simulação em papel;
  • uma simulação usando o próprio computador a partir de uma ferramenta de prototipagem;
  • uma versão inicial do programa;
  • o sistema a ser substituído, em funcionamento.

Ao se desenvolver um protótipo não é necessário representar toda a funcionalidade do produto. Pelo contrário, somente deve ser representada a funcionalidade que atenda aos objetivos do teste ou da avaliação.

Tipos de protótipos:

Referência Bibliográfica

PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5°  Edição, 2013.

SANTOS, Robson. http://www.slideshare.net/robsonsantos/prototipagem-73489.

msg

Deixe uma resposta