8.2 Realizar a Garantia da Qualidade

Home > Gerenciamento de Projetos > PMBok 5ª Edição > Gerenciamento da Qualidade

 

8.2 Realizar a Garantia da Qualidade

Realizar a Garantia da Qualidade é o processo de auditoria dos requisitos de qualidade e dos resultados das medições de controle da qualidade para garantir que sejam usados os padrões e definições estabelecidos.

O processo também inclui a Melhoria Contínua do Processo, que é um meio interativo de melhorar a qualidade de todos os processos. A Melhoria Contínua de Processos reduz o desperdício e elimina as atividades que não agregam valor, permitindo que os processo sejam operados com níveis mais altos de eficiência e eficácia.

A figura 1 ilustra as entradas, ferramentas e saídas do processo Realizar a Garantia da Qualidade.

8.2 Realizar a Garantia da Qualidade

Figura 1: Entradas, ferramentas e saídas do processo Realizar a Garantia da Qualidade.

Fonte: Adaptado do PMBok (2013).

A figura 2 apresenta as integrações do processo Realizar a Garantia da Qualidade.

8.2 Realizar a Garantia da Qualidade_ii

Figura 2: Integrações do processo Realizar a Garantia da Qualidade

Fonte: Autora (2013). Propriedade intelectual registrada

 

Entradas

8.1 – S1 – Plano de Gerenciamento da Qualidade (+)

8.1 – S2 – Plano de Melhorias no Processo (+)

8.3 – S3 – Medições de Controle de Qualidade (+)

E8 – Documentos do Projeto (+)

Ferramentas

F59 – Ferramentas de Controle da Qualidade (+)

F60 – Auditoria da Qualidade (+)

F61 – Análise de Processos (+)

Saídas

4.3 – S1 – Solicitações de Mudanças (+)

S1 – Atualizações do Plano de Gerenciamento de Projeto  (+)

S2 – Atualizações dos Documentos do Projeto  (+)

S3 – Atualizações de Ativos de Processos Organizacionais (+)

Referência Bibliográfica

PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5°  Edição, 2013.

Deixe uma resposta