F63 – Organogramas e Descrições de Cargos

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 F63 – Organogramas e Descrições de Cargos

Ferramenta do processo: << 9.1 Planejar o Gerenciamento dos Recursos Humanos

Existem diversos formatos para documentar os papéis e responsabilidade dos membros da equipe, entre eles:

  • gráficos hierárquicos: apresenta a Estrutura Analítica Organizacional (EAO) e é organizada de acordo com os departamentos, unidades ou equipes da organização, com atividades ou pacotes de trabalho do projeto listados sob cada departamento. Pode incluir outras categorias de recursos, além dos recursos humanos. A figura 2 apresenta um modelo de EAO.

Figura 2: Exemplo de EAO.

Fonte: A Autora (2011).

  • gráficos matriciais: uma matriz de responsabilidade (MR) é usada para ilustrar as conexões entre os pacotes de trabalho ou atividades e os membros da equipe do projeto. Um exemplo de MR é uma Matriz RACI (Responsible, Accountable Consult and Inform). A tabela 1 apresenta um exemplo de uma matriz adaptada de atribuições de responsabilidades.

Tabela 1: Exemplo de Matriz de Responsabilidades.

  Pessoas
Atividades Gerente do Projeto Analista de Informática Pleno I Analista de Informática Pleno II Técnico de Informática Pleno I Programador Pleno
Criar Manual de Instalação e Utilização do Sistema A R P
Treinar Equipe de Implantação do Sistema A R S
Treinar Equipe de Operação do Sistema A S R
Levantar Informações de Hardware do Órgão A
Preparar Servidor para Instalação A P

– Autoridade         R – Responsável      – Participante               S – Suplente

Fonte: A Autora (2011).

  • texto: as responsabilidade de membros da equipe que requerem descrições detalhadas podem ser especificadas em formato de texto, normalmente é apresentada em forma de lista organizada ou formulário. Fornecem informações como responsabilidades, autoridade, competência e qualificações. A tabela 2 apresenta um exemplo.

Tabela 2: Exemplo de Informações Textuais.

Gerente de Projeto:
Conhecimentos:- Gerenciamento de Projetos (PMI).
Habilidades:- Administra os recursos do projeto.- Consegue manter a equipe comprometida com os resultados e metas.- Estabelece limites (mínimo e máximo) e trabalha dentro deles.
Atitudes:- Interessa-se em conhecer todas as versões dos problemas.- Reconhece os limites (mínimo e máximo) na negociação.

Fonte: A Autora (2011).

Referência Bibliográfica

PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5°  Edição, 2013.

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