F67 – Negociação

Home > Gerenciamento de Projetos > PMBok 5ª Edição > Ferramentas e Técnicas

F67 – Negociação

Ferramenta do processo: << 9.2 Mobilizar a Equipe do Projeto

Resumo

Clique aqui para acessar material completo.

Segundo Fisher e Ury, Negociação é um processo de comunicação bilateral com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta.

Existem dois tipos de negociação, sendo:

  • Negociação Distributiva (ganha-perde): onde as partes competem pela distribuição de uma soma fixa ou valor;
  • Negociação Integrativa (ganha-ganha): onde as partes cooperam entre si para obter o máximo de benefícios possíveis.

As designações de pessoal são negociadas em muitos projetos, por exemplo:

  • negociação com gerentes funcionais com o objetivo de liberação de recursos humanos para o projeto;
  • negociação com outras equipes do projeto para solicitar recursos humanos especializados;
  • organizações, fornecedores, prestadores de serviços e contratados externos; entre outros.

Além das negociações em busca de recursos humanos, outros motivos levam o gerente de projetos a negociar, entre eles:

  • projetos geram mudanças, mudanças geram resistência;
  • Premissas de projetos são alteradas por normas, regulamentos, padrões, cultura, designações, recursos, alocações, aquisições, entre outros;

A tabela 1 apresenta as etapas de uma negociação bem sucedida:

  1. Responder as seguintes questões:

 

Quem são as partes?Qual é o assunto?O que você quer?O que eles querem?
  1. Planejamento e preparação para a negociação
Colete dados sobre a outra parte (necessidades, valores, práticas, táticas, estilo, cultura);Defina o local mais conveniente para a negociação;Avalie o que se pretende negociar e defina os limites máximo, mínimo e Macna (Plano B);Estabeleça o negociador que vai liderar o processo;Crie uma pauta ou sequência mais conveniente;Avalie possíveis implicações de longo prazo dos assuntos;

Avalie quem são os “fantasmas “do outro lado;

Em negociações de contratos, quatro áreas deverão estar cobertas: Comercial, técnica, legal e financeira.

  1. Abertura das negociações
Não se atrase;Esteja com uma apresentação pessoal adequada;Esteja concentrado na tarefa e emocionalmente controlado;Cumprimente as pessoas ao chegar;Crie um clima positivo;Articule os benefícios para ambas as partes de uma negociação positiva;

Foque inicialmente nos pontos comuns;

Demonstre interesse pela outra parte.

 

  1. Exploração dos interesses e necessidades
Faça perguntas para descobrir o interesse da outra parte;Tome notas e sumarize para fazer perguntas;Declare sua posição de maneira clara e sucinta;Teste seu entendimento (estou entendendo que…);Use check lists;Resuma as descobertas e concordâncias.

 

  1. Apresentação das Propostas, esclarecimento e clarificação dos pontos
Use evidências claras através do FIDEATO;Ouça atentamente a outra parte;Use o amortecedor para discordar de maneira agradável;Não menospreze o outro lado;Abra mão apenas de suas prioridades menos importantes caso seja necessário;Repasse as principais cláusulas contratuais (objeto, escopo, obrigações, preço, etc..).
  1. Encerramento
Cheque possíveis dúvidas;Consolide as decisões em documento adequado;Estabeleça forma segura de monitorar o cumprimento do acordo;Conclua de maneira cortês;Expresse agradecimento aos negociadores da outra parte;Faça o registro da negociação comparando o previsto com o realizado .

Tabela 1: Etapas de uma Negociação.

Fonte: A Autora (2011).

Referência Bibliográfica

PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5°  Edição, 2013.

Deixe uma resposta