F74 – Atividades de Construção da Equipe

Home > Gerenciamento de Projetos > PMBok 5ª Edição > Ferramentas e Técnicas

F74 – Atividades de Construção da Equipe

Ferramenta do processo: << 9.3 Desenvolver a Equipe do Projeto

Entende-se por equipe um conjunto de pessoas, com habilidades complementares, atuando juntas numa mesma atividade, com propósitos e objetivos comuns, comprometidas umas com as outras, e com a qualidade dos relacionamentos e dos resultados.

Bases para o Adequado Funcionamento

Um trabalho em equipe é um permanente processo de experimentação, troca e aprendizagem. Dentre os principais atributos necessários ao seu adequado funcionamento, destacam-se como primordiais:

  • consciência dos objetivos – deve haver uma idéia clara sobre o propósito da atividade a ser desenvolvida pela equipe;
  • conhecimento das condições – é preciso dar a conhecer a todos, os prazos, recursos disponíveis, normas e valores que nortearão as atividades;
  • comunicação aberta – toda informação deve estar disponível e acessível aos integrantes, que terão liberdade de expressão de suas emoções e de suas idéias;
  • aceitação das diferenças individuais – é fundamental saber conviver com os traços e valores de cada um, aproveitando esse diferencial para o desenvolvimento de habilidades e a aquisição de competências;
  • capacidade de negociar e de fazer concessões – é necessário um entendimento de que deve imperar uma filosofia de ganha-ganha, entre os integrantes;
  • disponibilidade para aprender, dividir e compartilhar – na equipe se aprende junto, dividem-se tarefas e responsabilidades e se adota cumplicidade nas ações. Dar e receber feedback também faz parte desse processo de aprendizagem;
  • entusiasmo – seus integrantes precisam ser otimistas e confiantes, para que possam aceitar desafios e superar obstáculos;
  • comportamento ético – os relacionamentos devem estar apoiados no senso de comprometimento mútuo, confiança e respeito;
  • flexibilidade – a troca de papéis, e até mesmo o compartilhamento da liderança são incentivados. Os pontos fortes de cada um são identificados e aproveitados oportunamente.

Apesar dos seus integrantes poderem estar, ou não, fisicamente próximos, perceba, leitor, que trabalhar em equipe é uma competência coletiva.

Estágios de Evolução de Equipes

Um trabalho, um objetivo, uma situação não prevista, podem ensejar uma reunião de pessoas, a formação de um grupo, ou o desenvolvimento de uma equipe, e por que isso?

Porque a abertura à participação, o estímulo à criatividade, e o envolvimento de todos os que atuam em determinada situação, acabam transformando reunião de pessoas em grupos, e grupos, em equipes. A seguir lhe é mostrado, leitor, como ocorrem e de que maneira evoluem essas interações:

  • reunião de pessoas – Algumas pessoas se reúnem para definir e dividir um trabalho. Cada pessoa faz uma parte, sem preocupação com o desempenho(+) dos demais;
  • processo de formação do grupo – Inicia-se, também, quando algumas pessoas se reúnem para definir e dividir um trabalho. São atribuídos papéis e cada integrante do grupo faz a sua parte. Pode ocorrer a divisão e a otimização de recursos e informações. Os ganhos, normalmente individuais, podem ser distribuídos, contudo, ainda não há preocupação com o desempenho(+) coletivo;
  • transformação do grupo em equipe – As pessoas estão comprometidas entre si. Enxergam a missão e os objetivos como sendo comuns. Cooperam mutuamente nas ações que demandam habilidades gerais, e também específicas. Existe uma ampla relação de confiança e parceria;
  • evolução para equipe de alto desempenho(+) – É um estágio de fortalecimento da equipe.

A equipe de alto desempenho(+) alia a todas as características até aqui citadas, o interesse de cada um pelo seu desenvolvimento e pelo crescimento de todos os demais. O ponto alto dessa equipe é o seu empenho pela superação dos resultados da equipe como um todo. É importante relevar que não há um momento de término, em que se pode considerar a equipe pronta, já que pessoas atuando juntas geram sinergia e aprendizado continuamente, ou seja, quanto mais evoluírem no processo, contribuírem com novos conhecimentos, valores e idéias, mais vai potencializar-se a competência coletiva.

Referência Bibliográfica

PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5°  Edição, 2013.

Deixe uma resposta