13.3 Gerenciar as Partes Interessadas

teste seu conhecimento

Home > Gerenciamento de Projetos > PMBok 5ª Edição > Gerenciamento das Partes Interessadas (Stakeholders)

13.3 Gerenciar as Partes Interessadas

Gerenciar as Partes Interessadas é o processo de comunicar e trabalhar com as partes interessadas para atender às suas necessidades / expectativas, abordar questões à medida que ocorrem e promover o engajamento das partes interessadas apropriadas nas atividades do projeto ao longo do ciclo de vida do projeto.
A principal vantagem deste processo é que ele permite que o gerente de projeto aumente o apoio e minimize a resistência das partes interessadas, aumentando significativamente as chances de alcançar o sucesso do projeto.

13.3 Gerenciar as Partes Interessadas

A figura 2 apresenta as integrações do processo Gerenciar as Partes Interessadas.

13.3 Gerenciar as Partes Interessadas

Figura 2: Integrações do processo Gerenciar as Partes Interessadas

Fonte: Autora (2013). Propriedade intelectual registrada

Entradas

13.2 – S1 – Plano de Gerenciamento das Partes Interessadas  (+)

10.1 – S1 – Plano de Gerenciamento de Comunicação (+)

4.5 – S1 – Registro de Mudanças (+)

E7 – Ativos de Processos Organizacionais (+)

Ferramentas

F72 – Habilidades Interpessoais (+)

F113 – Métodos de Comunicação (+)

F114 – Habilidade Gerencial (+)

Saídas

13.3 – S1 – Registro de Problemas (+)

4.3 – S1 – Solicitações de Mudanças (+)

S1 – Atualizações do Plano de Gerenciamento de Projeto  (+)

S2 – Atualizações dos Documentos do Projeto  (+)

S3 – Atualizações de Ativos de Processos Organizacionais (+)

Referência Bibliográfica

PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5°  Edição, 2013.

Deixe uma resposta