F81 – Gerenciamento de Conflitos

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F81 – Gerenciamento de Conflitos

Ferramenta do processo: << 9.4 Gerenciar a Equipe do Projeto

Os conflitos são inevitáveis em um ambiente de projeto. As origens de conflitos incluem recursos escassos, prioridades de cronograma e estilos de trabalho pessoais.

As regras básicas da equipe, as normas do grupo e práticas rigorosas de gerenciamento de projetos reduzem a quantidade de conflitos.

Ao lidar com conflitos em um ambiente de trabalho, os gerentes de projetos devem reconhecer as seguintes características:

  • o conflito é natural e força uma busca de alternativas;
  • o conflito é uma questão de equipe;
  • a abertura resolve conflitos;
  • a resolução de conflitos deve se concentrar em questões e não em personalidades;
  • a resolução de conflitos deve se concentrar no presente e não no passado.

Os fatores que influenciam os métodos de resolução de conflitos incluem:

  • importância relativa e intensidade do conflito;
  • pressão de prazo para resolver o conflito;
  • posição assumida pelas partes envolvidas;
  • motivação para resolver o conflito a longo ou curto prazo.

Existem seis técnicas para resolver conflitos, entre elas:

  • retirada (evitar): recuar de uma situação de conflito efetivo ou potencial;
  • panos quentes (acomodação): enfatizar as áreas de acordo e não as diferenças;
  • negociação: encontrar soluções que trazem algum grau de satisfação para todas as partes;
  • imposição: forçar um ponto de vista às custas de outro (ganha-perde);
  • colaboração: incorporar diversos pontos de vista e opiniões de diferentes perspectivas;
  • confronto: tratar o conflito como um problema que deve ser solucionado com exame de alternativas.

Referência Bibliográfica

PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5°  Edição, 2013.

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