Lombada

Home >Qualidade > Normas e Organismos Normativos > Normas ABNT

Lombada

A Norma ABNT NBR 12225:2004 estabelece os requisitos para a apresentação de lombadas e aplica-se exclusivamente a documentos em caracteres latinos, gregos ou cirílicos.

Esta norma tem por finalidade oferecer regras para a apresentação de lombadas para editores, encadernadores, livreiros, bibliotecas e seus clientes.

Esta Norma aplica-se, no que couber, a lombadas de outros suportes (gravação de vídeo, gravação de som, entre outros).

Para os efeitos desta Norma, aplicam-se as seguintes definições:

1 lombada: parte da capa que reúne as margens internas ou dobras das folhas, sejam elas costuradas, grampeadas, coladas ou mantidas juntas de outra maneira; também chamada de dorso.

2 título de lombada: título do documento, abreviado ou não.

A lombada deve conter os seguintes elementos :

a)     nome(s) do(s) autor(es), quando houver: deve ser impresso no mesmo sentido da lombada, se houver mais de um autor, os nomes devem ser impressos um abaixo do outro nas lombadas horizontais e separados por sinais de pontuação, espaços ou sinais gráficos nas lombadas descendentes, abreviando-se ou omitindo-se o(s) prenome(s), quando necessário, no caso de autores pessoais;

b)    título: O título deve ser impresso no mesmo sentido do(s) nome(s) do(s) autor(es), abreviado, quando necessário;

  1. título de lombada horizontal: quando o documento está em posição vertical (figura 1);
  2. título de lombada descendente:impresso longitudinalmente e legível do alto para o pé da lombada (figura 2). Esta forma possibilita a leitura, quando o documento está com a face dianteira voltada para cima;

c)     elementos alfanuméricos de identificação de volume, fascículo e data, se houver: Os elementos alfanuméricos de identificação devem corresponder ao conteúdo abrangido pelo documento, abreviados, quando necessário, de acordo com sua natureza, separados por sinais de pontuação, espaços ou sinais gráficos, e impressos no mesmo sentido da lombada;

d)    logomarca da editora: A logomarca da editora deve ser impressa no mesmo sentido da lombada.

NOTA Recomenda-se a reserva de um espaço, se possível de 30 mm, na borda inferior da lombada, sem comprometer as informações ali contidas, para a colocação de elementos de identificação que possibilitem a localização do documento.

livro_lombada1

Figura 1 — Título de lombada horizontal

livro_lombada2

Figura 2 — Título de lombada descendente

Título de margem de capa

Título impresso longitudinalmente e legível do alto para o pé, ao lado da lombada, em itens cujas lombadas não comportam inscrições.

 Referência Bibliográfica

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 12225: Informação e documentação – Lombada – Apresentação. RJ, 2004.

Deixe uma resposta