Conclusão

Home > Qualidade > Normas e Organismos Normativos > Normas ABNT

Conclusão

Dois elementos são essenciais para a montagem da conclusão: síntese dos principais ideias; parágrafo conclusivo ( ou conclusão propriamente dita). As principais ideias deverão ser sintetizadas a partir dos capítulos. Isto é, recolhem-se as ideias mais importantes desenvolvidas em cada capítulo e, com elas, montam-se parágrafos.

Normalmente, cada capítulo gera um parágrafo de conclusão. O parágrafo conclusivo é o fechamento do texto propriamente dito. É naturalmente iniciado por expressões do tipo “Diante disto, conclui-se que …”, “Tendo em vista o acima exposto, conclui-se que …”, “Considerando as ideias acima, conclui-se que …” Faz-se então o fechamento, a conclusão, em função do  objetivo geral da investigação que se desenvolveu e que foi proposto lá atrás, no projeto.

Por exemplo, suponha o seguinte objetivo geral e específicos de certo trabalho:

  • objetivo geral: provar que limão cura resfriado.
  • objetivos específicos:

1 identificar os componentes químicos do limão.

2 analisar o vírus do resfriado.

3 analisar as reações do vírus do resfriado ao limão.

Os capítulos deste texto foram escritos em torno dos objetivos específicos, que são aspectos componentes do objetivo geral. Os dados que foram coletados, os raciocínios que puderam ser feitos é que determinaram se o objetivo geral foi atingido, ou quanto dele se pode atingir. Neste caso, a conclusão poderia ser:

“Examinados estes dados, conclui-se que o limão, de fato, cura resfriado.”; ou, “Tendo em vista o acima exposto, conclui-se que o limão não cura resfriados.”; ou, ainda, “Considerados os dados acima, conclui-se que o limão cura resfriado, em casos como X,Y, e Z. Em casos como A,B e C, porém, apresenta eficácia reduzida.” etc.

Referência Bibliográfica

ARRUDA FILHO, Norman de Paula; SANTOS, Antônio Raimundo dos. A Construção Progressiva de Competências Metodológicas: iniciação à pesquisa científica aplicada. Curitiba: ISAE/FGV, 2006.

Deixe uma resposta