Introdução

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Introdução

Introduzir um texto é oferecer ao leitor um panorama geral a respeito daquilo que encontrará durante a leitura. Uma boa introdução deve conter alguns elementos básicos, que porém, não se constituirão em subtítulos.

Inicia-se com um relato a respeito da importância e abrangência do tema.

Ressalte-se primeiro para o leitor a área de interesse humano para a qual o trabalho contribui. Um texto final de pesquisa deve ter relevância científica ou social. Ou seja, o autor deve deixar claro qual é o “status” de seu assunto, que falta ele faria, ou, em que ele ajuda a “segurar” uma ciência; também para que ou quem ele serve no meio social, que falta ele faria às pessoas caso não existisse.

Na seqüência, deve-se mencionar eventos (sociais, científicos, acadêmicos) desenvolvidos, em desenvolvimento ou, mesmo, a serem desenvolvidos, que guardem qualquer relação com o tema investigado, e que, afinal, demonstrem a importância que se disse ter o assunto. Comumente, a menção de publicações (livros, periódicos, etc.) que, de alguma forma, demonstraram interesse pela mesma temática, e que tipo de interesse foi demonstrado, já é o bastante. Isto situa o leitor quanto ao “status” científico do tema, o estado da arte.

Apresenta-se, agora, ao leitor, os objetivos iniciais da pesquisa. Primeiro, o objetivo geralque quase sempre é apresentado abrindo um parágrafo, assim: “O presente trabalho pretende …” + objetivo geral. Por exemplo: “ O presente trabalho pretende provar que limão é eficaz no combate a resfriados.”

Apresentam-se em seguida os objetivos específicos, porém, já com o nome de capítulos (ou partes), que é no que foram transformados. Por exemplo: “No primeiro capítulo se identificará a composição química do limão. O segundo capítulo irá analisar o vírus do resfriado. O terceiro capítulo tratará de analisar as reações do vírus do resfriado em presença do limão.”

Finalmente, evitam-se quaisquer comentários pessoais a respeito das “agruras” encontradas no decorrer do trabalho. E, principalmente, jamais se adiantam quaisquer conclusões.

Referência Bibliográfica

ARRUDA FILHO, Norman de Paula; SANTOS, Antônio Raimundo dos. A Construção Progressiva de Competências Metodológicas: iniciação à pesquisa científica aplicada. Curitiba: ISAE/FGV, 2006.

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