Tipos de Terceirização e seus Benefícios

Juliana Jenny Kolb

teste seu conhecimento

Home > Gerenciamento de Serviços > eSourcing Capability Model

facebook 2018 - Concurso CRM-PR - Tecnologia da Informação (Analista, Programador e Técnico)

Tipos de Terceirização e seus Benefícios

A rápida evolução das telecomunicações e da tecnologia da informação foi fundamental para o aumento das atividades terceirizadas apoiou a criação de diversos tipos de relacionamentos de terceirização (HYDER et al, 2006):

  • Full-sourcing ou tradicional: um único provedor de serviço fornecendo para o cliente;
  • Co-sourcing: dois provedores de serviços trabalham juntos para fornecer o serviço ao cliente. Normalmente, um dos provedores de serviço é interno e outro é externo ao cliente;
  • Multi-sourcing: Vários provedores de serviço fornecem o serviço ao cliente. O cliente tem a responsabilidade de gerenciar e integrar os serviços dos diversos fornecedores.
  • Aliança ou best-of-breed consortium: Múltiplos provedores colaboram para servir um ou mais clientes, porém, um dos provedores executa o papel principal no relacionamento com o cliente, gerenciando os outros fornecedores da aliança. A aliança é um modelo intermediário entre o full-sourcing e o multi-sourcing.
  • Joint Venture: Diversos provedores de serviço criam uma nova unidade de negócio para servir um ou mais clientes. Freqüentemente, ocorre de o cliente principal participar da sociedade.
  • In-sourcing: Um grupo dentro da organização do cliente é selecionado para prover o serviço. Neste caso, este grupo passa a ser gerido como uma entidade externa, competindo com outros fornecedores para prover o serviço ao cliente e a outras organizações.

Os fatores estratégicos que direcionam as organizações a realizarem a terceirização, segundo Hyder (2002), são aqueles que têm impacto direto na posição da companhia no mercado, incluindo:

  • Reengenharia para focar as atividades nas competências essenciais da organização;
  • Crescente demanda por recursos e gestão dos serviços;
  • Aumento dos requisitos de conformidade legais devido às operações globais da organização;
  • Necessidade de acesso a capacidades de nível mundial para garantir qualidade;
  • Compartilhamento de riscos;
  • Aumento das pressões por custo.

Conforme Berson (2001 apud COSTA; MACEDO-SOARES, 2003), as razões das empresas para se buscar a terceirização são:

  • A redução e o controle dos custos operacionais;
  • Incremento do foco gerencial nas atividades essenciais;
  • Acesso a recursos de classe mundial;
  • A liberação de recursos internos para outros propósitos;
  • A obtenção de recursos não disponíveis internamente.

Referência Bbliográfica

SANTOS NETO, Nelson; PLIOPLIS, Sílvia. O ESTADO DA PRÁTICA DO MODELO eSCM.

Deixe uma resposta