Introdução – Assinatura Digital

teste

Juliana Jenny Kolb

Home > Segurança da Informação > Assinatura Digital

Introdução – Assinatura Digital

Uma assinatura digital pode ser entendida como um carimbo eletrônico que fornece segurança a um documento. Assinaturas digitais fortes são um requisito essencial para os sistemas seguros.

A assinatura digital é utilizada para atender as necessidades dos destinatários do documento, de verificar se o mesmo é:

  • autêntico: assinado deliberadamente pelo signatário e não alterado por ninguém;
  • impossível de falsificar: fornece prova de que o documento foi assinado deliberadamente pelo signatário e não alterado por ninguém. A assinatura não pode ser copiada, nem colocada em outro documento;
  • impossível de repudiar: o signatário não pode negar a autoria da assinatura.

Um documento assinado digitalmente pode ser consideravelmente mais resistente à falsificação do que outro com assinatura manuscrita. A assinatura digital permite vincular irrevogavelmente a identidade de um signatário à sequência de bits que representa um documento, satisfazendo o requisito de autenticidade.

Referências Bibliográficas:

COULOURIS, George; DOLLIMORE, Jean; KINDBERG, Tim. Sistemas Distribuídos, Conceitos e Projeto. São Paulo: Bookman, 2007.

MARTINI, Renato. Tecnologia e cidadania digital: ensaio sobre tecnologia, sociedade e segurança. Rio de Janeiro: Brasport, 2008.

Deixe uma resposta