Um Breve Histórico

Juliana Jenny Kolb

teste

Home > Engenharia de Software > Sumário > Processo de Software > Modelos Prescritivos de Processo > Processo Unificado

Um Breve Histórico

Durante a década de 1980 e início da década de 1990, métodos e linguagens de programação orientados a objetos (OO) ganharam destaque na comunidade de engenharia de software. Uma grande variedade de métodos foram propostos durante o mesmo período, e um modelo de processo orientado a objetos de propósito geral foi introduzido.

Como a maioria dos novos paradigmas de engenharia de software, os adeptos de cada um dos métodos (AOO e POO) argumentaram sobre qual era o melhor, mas nenhum método ou linguagem individual dominou a paisagem de engenharia de software.

No início da década de 1990, James Rumbaugh, Grady Booch e Ivair Jacobson começaram a trabalhar em um método unificado, que combinaria as melhores características de cada um dos seus métodos individuais e adotaria características adicionais propostas por outros especialistas. O resultado foi a UML, que contém uma notação robusta para a modelagem e desenvolvimento de sistemas OO.

Ao longo dos cinco anos seguintes, Rumbaugh, Booch e Jacobson desenvolveram o Processo Unificado, um arcabouço para engenharia de software orientada a objetos usando a UML.

 

Referência Bibliográfica

PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software, Sexta Edição. Editora MCGrawHill: Porto Alegre, 2010.

 

Deixe uma resposta