Implantação da Função de Qualidade

Juliana Jenny Kolb

teste

Home > Engenharia de Software >  Sumário > Engenharia de Requisitos 

Implantação da Função de Qualidade

A Implantação da Função de Qualidade (IFQ), em inglês Quality Function Deployment (QFD), é uma técnica que traduz as necessidades do cliente para requisitos técnicos do software. A IFQ concentra-se em maximizar a satisfação do cliente a partir do processo de engenharia de software (ZUL92). Para conseguir isso, a IFQ enfatiza o entendimento do que tem valor para o cliente e depois implanta esses valores por meio do processo de engenharia. A IFQ identifica três tipos de requisitos:

  • requisitos normais: esses requisitos refletem os objetivos e metas estabelecidos para um produto ou sistema durante as reuniões com o cliente. Se esses requisitos estiverem presentes, o cliente fica satisfeito (gráficos requeridos, funções específicas do sistema e níveis de desempenho definidos);
  • requisitos esperados: esses requisitos estão implícitos no produto ou sistema e podem ser tão fundamentais que o cliente não se refere a eles explicitamente. Sua ausência seria causa de insatisfação significativa (facilidade de interação homem/máquina, correção e confiabilidade operacional global e facilidade de instalação do software);
  • requisitos instigantes: esses requisitos refletem características que vão além das expectativas do cliente e mostram ser muito satisfatórias quando presentes.

A IFQ usa entrevistas com o cliente e observação, levantamentos e exame de dados históricos como dados brutos para a atividade de levantamento de requisitos. Esses dados são então traduzidos em uma tabela de requisitos, que é revisada com o cliente.

Referência Bibliográfica

PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software, Sexta Edição. Editora MCGrawHill: Porto Alegre, 2010.

msg

Deixe uma resposta