Técnica dos 5 Porquês

teste seu conhecimento

Home Qualidade Ferramentas de Qualidade

Técnica dos 5 Porquês

A tabela 1 apresenta um exemplo da utilização desta técnica.Esta ferramenta faz parte do processo de realização da análise do problema para identificar sua causa. A técnica é simples, pois propõe sistematicamente a pergunta “por quê” em busca da verdadeira causa do problema, aprofundando a análise até o ponto em que a solução para o problema seja encontrado.

Tabela 1: Exemplo de utilização da Técnica dos 5 Porquês.

Perguntas Respostas Encontradas
Por que o produto não foi entregue? Porque não tinha embalagem
Por que não tinha embalagem? Porque a produção não entregou
Porque a produção não entregou? Porque não tinha a matéria-prima
Por que não tinha a matéria-prima? Porque o fornecedor não entregou
Por que o fornecedor não entregou? Porque houve atraso no pagamento

Fonte: SELEME; STADLER (2008).

Neste exemplo, fica claro que a verdadeira causa do problema foi o “atraso no pagamento do fornecedor”.

Achar a verdadeira causa para o problema se torna mais fácil com a utilização dessa técnica, a qual estrutura o pensamento, permitindo o direcionamento para a ação que efetivamente solucionará o problema apresentado.

Referência Bibliográfica

SELEME, Robson; STADLER, Humberto. Controle da Qualidade: as ferramentas essenciais. Editora IBPEX: Curitiba, 2008.

Deixe uma resposta