.Capacidade do Processo MPS.BR

Juliana Jenny Kolb

teste seu conhecimento

Home > Engenharia de Software > Sumário > MPS.BR > Modelo de Referência para Software (MR-MPS-SW)

Capacidade do Processo MPS.BR

A capacidade do processo é representada por um conjunto de atributos de processo descrito em termos de resultados esperados. A capacidade do processo expressa o grau de refinamento e institucionalização com que o processo é executado na organização/unidade organizacional. No MR-MPS-SW, à medida que a organização/unidade organizacional evolui nos níveis de maturidade, um maior nível de capacidade para desempenhar o processo deve ser atingido.

O atendimento aos atributos do processo (AP), pelo atendimento aos resultados esperados dos atributos do processo (RAP), é requerido para todos os processos no nível correspondente ao nível de maturidade, embora eles não sejam detalhados dentro de cada processo. Os níveis são acumulativos, ou seja, se a organização está no nível F, esta possui o nível de capacidade do nível F que inclui os atributos de processo dos níveis G e F para todos os processos relacionados no nível de maturidade F (que também inclui os processos de nível G). Isto significa que, ao passar do nível G para o nível F, os processos do nível de maturidade G passam a ser executados no nível de capacidade correspondente ao nível F. Em outras palavras, na passagem para um nível de maturidade superior, os processos anteriormente implementados devem passar a ser executados no nível de capacidade exigido neste nível superior.

Os diferentes níveis de capacidade dos processos são descritos por nove atributos de processo (AP). O alcance de cada atributo de processo é avaliado utilizando os respectivos resultados esperados de atributo de processo (RAP), conforme definido a seguir:

  • AP 1.1 O processo é executado (+)
  • AP 2.1 O processo é gerenciado (+)
  • AP 2.2 Os produtos de trabalho do processo são gerenciados (+)
  • AP 3.1. O processo é definido (+)
  • AP 3.2 O processo está implementado (+)
  • AP 4.1 O processo é medido (+)
  • AP 4.2 O processo é controlado (+)

Referência Bibliográfica

HIRAMA, Kechi. Engenharia de Software, Qualidade e Produtividade com Tecnologia. Rio de Janeiro: Campus, 2012.

SOFTEX. MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro. SOFTEX, 2012.

http://www.softex.br/mpsbr/. Acessado em 27/02/2014.

msg

Deixe uma resposta