Criptografia Assimétrica

Juliana Jenny Kolb

teste

Home > Segurança da Informação > Criptografia

Criptografia Assimétrica

A criptografia assimétrica usa duas chaves diferentes, porém matematicamente relacionadas para criptografar e descriptografar dados.

A criptografia assimétrica é considerada mais segura do que a criptografia simétrica, uma vez que a chave usada para a criptografia é diferente da chave usada para a descriptografia dos dados. Em contrapartida, a criptografia é mais lenta que a criptografia simétrica.

Com a criptografia assimétrica, somente uma parte mantém a chave privada. Essa parte é conhecida como o “assunto”. Todas as outras partes podem acessar a chave pública. Os dados criptografados por meio da chave pública só podem ser descriptografados com o uso da chave privada, fornecendo confidencialidade e não-repúdio.

Existem diversos algoritmos criptográficos que fazem uso da Chave Assimétrica, tais como:

      – RSA (Rivest, Chamir e Adleman)

Criado em 1977 por Ron Rivest, Adi Shamir e Len Adleman, é um dos algoritmos de chave assimétrica mais utilizados. Seu funcionamento consiste na multiplicação de 2 números primos muito grandes para a geração de um terceiro número. Para quebrar essa criptografia, seria necessário a fatoração desse número para encontrar os 2 números primos que o geraram, porém, para isso é necessário um poder muito alto de processamento, o que acaba inviabilizando a tarefa. A chave privada são os dois números primos e a pública é o terceiro número.

      – ElGamal

Desenvolvido por Taher ElGamal, faz uso de um algoritmo conhecido como “logaritmo discreto” para se tornar seguro. É frequente seu uso em assinaturas digitais.
Podemos citar ainda o DSS (Digital Signature Standard), entre outros.

Assim como a Chave Simétrica, a Assimétrica também tem seus problemas. A utilização de algoritmos reversos para desencriptação de mensagens acaba por elevar o tempo computacional dos algoritmos de criptografia assimétrica, tornando inviável o seu uso em uma comunicação intensa.

Referência Bibliográfica

CAIÇARA JR, Cícero; PARIS, Wanderson Stael. Informática, Internet e Aplicativos. Curitiba: IBPEX, 2008.

REISSWITZ, Flavia. Análise de Sistemas Vol. 2 – Tecnologia Web & Redes. 2012.

Deixe uma resposta