Desenho de Serviços ITIL

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Desenho de Serviços ITIL

O Desenho de Serviços objetiva o desenho e evolução de serviços para atender requisitos atuais e futuros de negócio. Traduz o Service Level Package (SLP) em um conjunto de especificações, entre elas:

  • planos, processos, políticas, padrões e arquiteturas para criação dos serviços;
  • serviços que forneçam resultados adequados ao negócio;
  • processos para suportar o ciclo de vida dos serviços;
  • habilidades e capacidades de TI;
  • recursos seguros e resilientes de infra, ambiente, aplicações e dados;
  • métodos de mensuração e métricas.

A fase de desenho de serviços projeta o serviço de TI e também os processos ao longo do ciclo de vida que norteiam este serviço.

Enfatiza-se a visão holística definida pela ITIL V3, que envolve no desenho de serviços não só a TI e suas soluções, mas:

  • arquiteturas e sistemas de gerenciamento;
  • processos;
  • papéis;
  • capacidades além de mensuração;
  • métricas.

Esta etapa deve envolver outras gerências caso necessário, tais como de Capacidade, Financeira, Fornecedores, além de funções como Service Desk. Dessa forma o planejamento é completo sob diversas óticas, lembrando que avaliações iniciais de análise de impacto do negócio e análise de riscos também são importantes.

A saída da etapa de Desenho de Serviços é o Service Design Package (SDP), um documento de especificações de serviços.

Aspectos do Desenho de Serviços (+)

Atividades do Desenho de Serviços (+)

Referência Bibliográfica

FAGURY, Thiago. www.fagury.com.br (acessado em 26/09/2013).

FERNANDES, Agnaldo Aragon; ABREU, Vladimir Ferraz de. Implantando a Governança de TI, da Estratégia à Gestão dos Processos e Serviços. Rio de Janeiro: Brasport, 2008.

POMPEU, Gledson; AZEVEDO, Gleyson; PACOTE, Marcelo; VICTORINO, Marcio. Tecnologia da Informação, Questões comentadas CESPE/Unb. Rio de Janeiro: Campus, 2012.

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