Diagrama de Afinidades

Se você achou este artigo útil, ajude a mantê-lo disponível, compartilhe!
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Juliana Jenny Kolb

Home > Gerenciamento de Projetos > PMBok 5ª Edição > Ferramentas e Técnicas

Diagrama de Afinidades

O diagrama de afinidades (DA) é uma ferramenta da qualidade que tem como objetivo agrupar um grande número de ideias, opiniões e informações em grupos, conforme a afinidade que apresentam entre si. É construído através das ideias, opiniões e outras preocupações sobre determinado problema, organizando-se em grupos baseados em uma relação natural que exista entre elas, estimulando a criatividade e facilitando o aparecimento de novas ideias e enfoques através da participação dos membros, o que gera um melhor entendimento daquilo que está acontecendo.

Para a elaboração do DA, em primeiro lugar deve-se obter as ideias e opiniões de todos os integrantes do grupo, onde as informações deverão ser agrupadas de acordo com a afinidade que apresentam entre si. Cada equipe deve receber então, um título ou rótulo que descreva de forma clara e objetiva a afinidade entre todas elas.

Referência Bibliográfica

ALVAREZ, Maria Esmeralda Ballestero. Administração da qualidade e da produtividade: abordagens do processo administrativo. São Paulo: Atlas, 2001.