Elementos do BPM

 Juliana Jenny Kolb

teste seu conhecimento

Home > Gerenciamento de Processos

Elementos do BPM

Um processo é uma sequência de atividades com um objetivo específico. A figura 1 apresenta um exemplo.

processo bpmFigura 1: Exemplo de processo/atividades.

Fonte: CAMPOS (2014).

As atividades são ações geralmente realizadas por pessoas (atores). Usa-se verbos no infinitivo para descrever as atividades.

Os objetos de dados são informações consumidas ou geradas pelo processo, a figura 2 apresenta um exemplo.

processo objeto

Figura 2: Dados consumidos e produzidos em um processo.

Fonte: CAMPOS (2014).

Os objetos de dados podem se referir a documentos, banco de dados, tabelas, entre outros.

Um desenho de processo pode ser enriquecido a ponto de possibilitar uma compreensão completa das atividades que são realizadas. Para tanto, é possível indicar atores e eventos.

Os atores são pessoas ou cargos responsáveis pela execução das atividades.

Os eventos são fatos ocorridos ou situações definidas ao longo do processo. Geralmente utiliza-se um verbo ou frase curta no pretérito perfeito para indicá-lo, exemplo: “pedido aprovado”, a figura 3 apresenta um exemplo.

bpm3Figura 3: Eventos em um processo BPM.

Fonte: CAMPOS (2014).

Percebe-se que o processo demonstrado na figura 3 é realizado por diferentes atores ou diferentes áreas funcionais.

Tipos de processos organizacionais

Os processos organizacionais podem ser classificados de diferentes maneiras, em relação à função organizacional temos:

  • primários;
  • suporte;
  • gerenciais.

Processos Primários

Também chamados de “finalísticos”, são processos que se relacionam diretamente com o cliente da organização, ou seja, são os processos que entregam ao cliente o valor criado pela organização.

Os processos primários são “ponto a ponto” por natureza, pois trazem a demanda do cliente para dentro da organização e devolvem a este cliente o resultado.

Processos de Suporte

Os processos de suporte, também chamados de “apoio”, trabalham para os processos primários. Ele não tem relação com o cliente externo. Pode-se citar como exemplos de processos de suporte: processos de recursos humanos, processos de tecnologia da informação, entre outros.

Processos Gerenciais

Os processos gerenciais trabalham para garantir a eficácia e a eficiência dos processos primários e de suporte. Estes processos monitoram e gerenciam os demais, inclusive buscando melhorias ou inovações como um todo. Pode-se citar como exemplos de processos gerenciais: processos de gestão estratégica, processos de auditoria, processos de gestão de projetos, entre outros.

 

Referência Bibliográfica

CAMPOS, André L. N. Modelagem de Processos com BPMN. Rio de Janeiro: Brasport, 2014.

RAINER JÚNIOR, R. Kelly; CEGIELSKI, Casey G. Introdução a Sistemas de Informação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

msg

Deixe uma resposta