F46 – Custo da Qualidade

Home > Gerenciamento de Projetos > PMBok 5ª Edição > Ferramentas e Técnicas

F46 – Custo da Qualidade

Ferramenta dos processos: << 7.2 Estimar os Custos
<< 8.1  Planejar o Gerenciamento da Qualidade

O Custo da Qualidade inclui todos os custos incorridos durante a vida do produto por investimentos na prevenção do não-cumprimento dos requisitos, na avaliação do produto ou serviço.

Os custos de falhas geralmente são categorizados como internos (encontrados pela equipe) e externos (encontrados pelo cliente).

Os custos de falhas também são chamados de custos da má qualidade.

Custos da Conformidade:

  • Custo Preventivo:
    • treinamento;
    • processos documentados;
    • equipamentos;
    • o   tempo para fazer direito.
  • Custo de Avaliação:
    • testes;
    • ensaios destrutivos;
    • inspeções.

Custos da Não Conformidade:

  • Custo de Falhas Internas:
    • retrabalho;
    • sucata (scrap).
  •  Custo de Falhas Externas:
    • passivos;
    • trabalhos de garantia;
    • trabalhos perdidos.

Em relação ao desenvolvimento de software, BOEHM (1981), baseado em dados coletados,  apresenta o custo relativo para corrigir um erro (figura 1).

 

Figura 1: Custo relativo para correção de um erro.

Fonte: PRESSMAN (2010).

 

Referência Bibliográfica

PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5°  Edição, 2013.

PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software, Sexta Edição. Editora MCGrawHill: Porto Alegre, 2010.

Deixe uma resposta