Facilidades de Ajuda a Usuários

Se você achou este artigo útil, ajude a mantê-lo disponível, compartilhe!
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

teste seu conhecimento

Home > Engenharia de Software > Sumário > Projeto de Interface > Questões de Projeto de Interface

Facilidades de Ajuda a Usuários

Algumas questões de projeto (RUB88) devem ser tratadas quando uma facilidade de ajuda é considerada:

  • a ajuda vai estar disponível para todas as funções do sistema em todos os momentos durante a interação com o sistema? As opções de resposta incluem ajuda para apenas um subconjunto de todas as funções e ações ou ajuda para todas as funções;
  • como o usuário solicitará ajuda? As opções incluem um menu de ajuda, uma chave especial de função ou um comando de ajuda.
  • como a ajuda será representada? As opções incluem uma janela separada, uma referência a um documento impresso, ou uma sugestão de uma ou duas linhas produzidas em uma localização fixa da tela;
  • como o usuário voltará à interação normal? As opções incluem um botão de retorno mostrado na tela, uma chave de função ou uma seqüência de controle;
  • como a informação de ajuda será estruturada? As opções incluem uma estrutura “plana” em que se tem acesso a toda a informação através de uma palavra-chave, uma hierarquia de informação em camadas, que fornece detalhes crescentes à medida que o usuário progride na estrutura, ou o uso de hipertexto.

Referência Bibliográfica

PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software, Sexta Edição. Editora MCGrawHill: Porto Alegre, 2010.