.Gerenciamento de Problemas ITIL – Prob

Juliana Jenny Kolb

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Gerenciamento de Problemas ITIL – Prob

O Gerenciamento de Problemas tem como objetivo minimizar impactos adversos de incidentes e problemas para o negócio, quando causados por falhas na infraestrutura de TI, assim como prevenir que incidentes relacionados a estas falhas ocorram novamente.

O Gerenciamento de Problemas pode ter uma atuação reativa ou proativa.

Diferença entre  incidente e problema

O incidente é qualquer evento que não faz parte da operação padrão de um serviço e que causa, ou pode causar, uma interrupção do serviço ou uma redução da sua qualidade.

Enquanto problema é a causa desconhecida de um ou mais incidentes, ou seja, um incidente que não tem sua causa raiz identificada acaba se tornando um problema.

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Exemplos de indicadores:

  • Percentual de incidentes definidos como problemas.
  • Número de problemas registrados.
  • Percentual de problemas escalados.
  • Número de problemas fixos.
  • Número de problemas pendentes.

Referência Bibliográfica

FAGURY, Thiago. www.fagury.com.br (acessado em 26/09/2013).

FERNANDES, Agnaldo Aragon; ABREU, Vladimir Ferraz de. Implantando a Governança de TI, da Estratégia à Gestão dos Processos e Serviços. Rio de Janeiro: Brasport, 2008.
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