Infraestrutura do Six Sigma

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Infraestrutura do Six Sigma

O sucesso de programas de qualidade como o Six Sigma, depende da existência de pessoas com perfil adequado e que serão transformados em patrocinadores ou especialistas no método e nas ferramentas do Six Sigma (WERKEMA, 2004). A nomenclatura utilizada para hierarquizar os profissionais do Six Sigma foi desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa Six Sigma da Motorola em 1991, conforme Perez-Wilson (1999). A hierarquia dos profissionais do Six Sigma é apresentada na Figura 3.

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Figura 3 – Hierarquia dos profissionais do Six Sigma.

Fonte: Adaptado GYGI et al. (2005).

 Os profissionais do Six Sigma são denominados Sponsor, Champion, Master Black Belt, Black Belt, Green Belt e White Belt. As características de cada um destes profissionais, são:

a) Sponsor: É o responsável por promover e definir as diretrizes para implementação do Six Sigma e garantir que este esteja alinhado com a estratégia da empresa;

b) Champions: São os gestores ou diretores e possuem responsabilidades como a seleção dos membros que formarão a equipe, a orientação estratégica (objetivos e metas) da equipe, estabelecimento do escopo geral dos projetos e remover possíveis barreiras para o andamento dos projetos;

c) Master Black Belts ou Coordenadores do Programa Six Sigma: São profissionais que assessoram os Sponsors e Champions e atuam como mentores dos Black Belts e Green Belts, facilitando a comunicação entre eles. Uma das funções do Master Black Belt é prestar assistência especializada em áreas que vão desde estatística até gestão de mudanças e estratégias de projeto de processos;

d) Black Belts: São os profissionais que lideram equipes na condução de projetos e que devem possuir habilidades técnicas, tais como: conhecimentos avançados do método e das ferramentas estatísticas, combinadas com habilidades gerenciais como: liderança, iniciativa, persistência, aptidão para trabalho em equipe, bom relacionamento interpessoal e facilidade de comunicação. Os Black Belts, juntamente com os Green Belts, devem ser agentes de mudanças que implementarão a “cultura Six Sigma” na organização;

e) Green Belts: São os profissionais que participam da equipe dos Black Belts, sendo suas características similares às dos Black Belts, porém com menor ênfase nos aspectos comportamentais;

f) Yellow Belts e White Belts: São os profissionais do nível operacional da empresa, treinados nos fundamentos do Six Sigma, além de dar suporte aos demais envolvidos também ajudam a disseminar informações sobre ferramentas e processos.

Referência Bibliográfica

KAPLAN, Robert S. e NORTON, David P. A estratégia em ação. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

WERKEMA, Maria Cristina Catarino. Série Seis Sigma, Volume 1. Belo Horizonte: Werkema, 2004.

WERKEMA, Maria Cristina Catarino. Série Seis Sigma, Volume 2. Belo Horizonte: Werkema, 2006.

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