Modelo em Estágios

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Modelo em Estágios

O Modelo em Estágios do CMMI define as mesmas áreas de processo, metas e práticas que o modelo contínuo. A principal diferença é que o modelo em estágios define cinco níveis de maturidade em vez de cinco níveis de capacitação.
Para atingir um nível de maturidade, as metas e práticas específicas associadas a um conjunto de áreas de processo precisam ser alcançadas.
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Níveis de Maturidade:
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Nível 1: Inicial (Ad-hoc)

Não possui áreas de processo.

Nível 2: Gerenciado / Gerido (repetitivo)

  • Gerenciamento de Requisitos – REQM (Requirements Management)
  • Planejamento de Projeto – PP (Project Planning)
  • Acompanhamento e Controle de Projeto – PMC (Project Monitoring and Control)
  • Gerenciamento de Acordo com Fornecedor – SAM (Supplier Agreement Management)
  • Medição e Análise – MA (Measurement and Analysis)
  • Garantia da Qualidade de Processo e Produto – PPQA (Process and Product Quality Assurance)
  • Gerência de Configuração – CM (Configuration Management)

Nível 3: Definido: processos são gerenciados de modo proativo por meio do entendimento dos inter-relacionamentos entre as atividades de processo e de medições detalhadas do processo, produtos de trabalho e serviços.

  • Desenvolvimento de Requisitos – RD (Requirements Development)
  • Solução Técnica – TS (Technical Solution)
  • Integração de Produto – PI (Product Integration)
  • Verificação – VER (Verification)
  • Validação – VAL (Validation)
  • Foco de Processo Organizacional – OPF (Organizational Process Focus)
  • Definição de Processo Organizacional – OPD (Organizational Process Definition)
  • Treinamento Organizacional – OT (Organizational Training)
  • Gerenciamento Integrado de Projeto – IPM (Integrated Project Management)
  • Gerenciamento de Riscos – RSKM (Risk Management)
  • Análise de Decisão e Resolução – DAR (Decision Analysis and Resolution)

Nível 4: Quantitativamente gerenciado / Gerido quantitativamente

  • Desempenho de Processo Organizacional – OPP (Organizational Process Performance)
  • Gerenciamento Quantitativo de Projeto – QPM (Quantitative Project Management)

Nível 5: Em otimização

  • Gestão do Desempenho Organizacional – OPM (Organizational Performance Management)
  • Análise Causal e Resolução – CAR (Causal Analysis and Resolution)

 

Referência Bibliográfica

PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software, Sexta Edição. Editora MCGrawHill: Porto Alegre, 2010.

 

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