MPS.BR

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) Questões de Engenharia de Software 

Materiais de Estudo disponíveis

Apostila on-line 1596_64x64

Questões – MPS.BR

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (FCC – INFRAERO/2011) Em relação ao CMMI-DEV 1.2 e MPS.BR, é correto afirmar:

#2. (IESES – IFC-SC/2014) A Governança em TI, segundo os autores Weill e Ross (2012), é um Modelo que define direitos e responsabilidades pelas decisões que encorajam comportamentos desejáveis no uso de TI. Com relação a essa definição analise os itens a seguir: 
I. BSC (Balanced Scorecard) é uma metodologia de medição e gestão de desempenho, criada em 1992 por Robert Kaplan e David Norton. Seu objetivo é reunir os elementos-chave para poder acompanhar o cumprimento da estratégia. 
II. O modelo CMMI (Capability Maturity Model Integration) foi desenvolvido pelo SEI (Software Engineering Institute), da Universidade Carnegie Mellon. Seu objetivo atestar a maturidade dos processos de desenvolvimento da organização. 
III. O PDTI (Plano Diretor de Tecnologia da Informação) é um plano para definir a evolução de TI em uma organização. 
IV. MPS-BR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro) é um projeto que possui como objetivo aumentar a maturidade dos processos de software das empresas brasileiras, a um custo acessível. 
A sequência correta é:  ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

I. BSC (Balanced Scorecard) é uma metodologia de medição e gestão de desempenho, criada em 1992 por Robert Kaplan e David Norton. Seu objetivo é reunir os elementos-chave para poder acompanhar o cumprimento da estratégia.  </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: BSC ( ) </br> </br>

II. O modelo CMMI (Capability Maturity Model Integration) foi desenvolvido pelo SEI (Software Engineering Institute), da Universidade Carnegie Mellon. Seu objetivo atestar a maturidade dos processos de desenvolvimento da organização.  </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: CMMI ( ) </br> </br>

III. O PDTI (Plano Diretor de Tecnologia da Informação) é um plano para definir a evolução de TI em uma organização.  </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: PDTI ( ) </br> </br>

IV. MPS-BR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro) é um projeto que possui como objetivo aumentar a maturidade dos processos de software das empresas brasileiras, a um custo acessível.  </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: MPS-BR ( )

#3. (CESPE – ANATEL/2014) Tendo como referência o modelo CMMI (capability maturity model integration), versão 1.3, e o guia geral de serviços de melhoria de processos do software brasileiro (MPS.BR), versão 2012, julgue os itens seguintes. A norma NBR ISO/IEC 12207 — uma das bases técnicas para a definição do modelo MPS — é aplicável não só ao desenvolvimento de produtos de software, mas também à aquisição de sistema ou serviço.

#4. (UEL/COPS – UEL/2015) Em relação ao MPS.BR nível G, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) O nível de maturidade G do MPS.BR é parcialmente gerenciado.
( ) O MPS.BR nível G é composto pelos processos de Gerência de Projetos e Gerência de Requisitos.
( ) A implementação dos processos deve satisfazer os atributos de processo AP 2.2 e AP 3.1.
( ) Um dos resultados esperados da Gerência de Projetos é que o escopo do trabalho para o projeto seja definido.
( ) Um dos propósitos da Gerência de Requisitos é estabelecer e manter planos que definem as atividades do projeto.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

#5. (UEL/COPS – UEL/2015) Sobre o MPS.BR nível F, considere as afirmativas a seguir.
I. A implantação dos processos deve satisfazer os atributos de processo AP 1.1, AP 2.1 e AP 2.2.
II. O nível de maturidade F é composto pelos processos do nível posterior acrescidos de cinco novos processos.
III. Os processos de Gerência de Projetos e Gerência de Reutilização constituem-se em processos englobados pelo nível F.
IV. Os processos de Aquisição e Gerência de Configuração constituem-se em processos inseridos no nível F.
Assinale a alternativa correta.

#6. (UEL/COPS – UEL/2015) Sobre os processos MPS.BR no nível F, assinale a alternativa correta.

#7. (FCC – DPE-AM/2018)  O Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW) define níveis de maturidade que são uma combinação entre processos e sua capacidade. Considere, por hipótese, que a Defensoria esteja buscando alcançar níveis de maturidade mais altos e já tenha implementado com sucesso os seguintes processos (com seus respectivos atributos de processo): Gerência de Projetos, Gerência de Requisitos, Aquisição, Medição, Gerência de Configuração e Gerência de Portfólio de Projetos. Neste cenário, a Defensoria já alcançou o nível de maturidade

#8. (CESPE – CGM de João Pessoa – PB/2018) 
  
Considerando a figura precedente, que ilustra os diferentes níveis do MPS/BR, julgue o item subsecutivo. 
No nível C (definido), não ocorre gerenciamento de riscos.

#9. (CESPE – CGM de João Pessoa – PB/2018) 
  
Considerando a figura precedente, que ilustra os diferentes níveis do MPS/BR, julgue o item subsecutivo. 
No nível E (parcialmente definido), estão introduzidos os controles de medição, a gerência de configuração, os conceitos sobre aquisição e a garantia da qualidade.

#10. (CESPE – CGM de João Pessoa – PB/2018) 
  
Considerando a figura precedente, que ilustra os diferentes níveis do MPS/BR, julgue o item subsecutivo. 
O MPS/BR prevê que exista, no nível A (em otimização), preocupação com questões como inovação e análise de causas relacionadas à maturidade de processo de software.

#11. (FCC – TRE-PR/2017)  Considere, por hipótese, que o Tribunal Regional Eleitoral está adotando as práticas do Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW) do guia MPS.BR. O Tribunal já atingiu um nível de maturidade no qual os processos Gerência de Projetos e Gerência de Requisitos foram implantados, bem como os atributos de processo indicados. Em busca de mais um nível de maturidade, o Tribunal está implantando o processo Garantia da Qualidade, visando assegurar que os produtos de trabalho e a execução dos processos estejam em conformidade com os planos, procedimentos e padrões estabelecidos pela equipe de analistas. Desta forma, o Tribunal pretende atingir o nível de maturidade 

#12. (FCC – TRE-PR/2017) De acordo com o Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW), alguns processos podem ser excluídos do escopo de uma avaliação MPS, total ou parcialmente, por não serem pertinentes ao negócio da unidade organizacional que está sendo avaliada. Cada exclusão deve ser justificada no Plano de Avaliação. A aceitação das exclusões e suas justificativas é responsabilidade do Avaliador Líder. É permitida a exclusão completa do seguinte processo do nível de maturidade F, desde que não executado pela organização, 

#13. (FCM – IF Baiano/2017) Avalie as informações sobre o Programa MPS.BR que implementou o Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW), detalhado no Guia Geral MPS para Software: 2016. O MR-MPS-SW, especificamente, 
 I- Define conceitos de maturidade e de capacidade de processo para a avaliação e a melhoria da qualidade e da produtividade de software e de serviços correlatos. 
 II- Descreve um processo e um método de avaliação dos processos de software e de serviços correlatos. 
 III- Prescreve um guia para a aquisição de software e de serviços correlatos, conforme norma ISO/IEC 12207:2008. 
 IV- Define sete níveis de maturidade, para os quais prescreve os processos e os atributos de processo que devem ser implementados em cada nível. 
 V- Define o processo Medição – MED no nível B, o qual visa atender os objetivos de gerenciamento quantitativo. 
 Está correto apenas o que se afirma em

#14. (FCC – ARTESP/2017) O nível de maturidade G do MPS.BR é composto pelos processos Gerência de Projetos e Gerência de Requisitos. É um resultado esperado dos processos no nível G: 

#15. (CS-UFG – UFG/2017) O MPS.BR é um modelo de avaliação de empresas produtoras de software brasileiro, criado mediante parceria entre SOFTEX, governo federal e academia. Uma das características do modelo MPS.BR reside no fato de ele 

#16. (CESPE – INPI/2013) Segundo o guia, o modelo MPS baseia-se nos conceitos de maturidade e capacidade de processo para a avaliação e melhoria da qualidade e da produtividade de software e serviços correlatos envolvidos.

#17. (FCC – TRT-AM/2012) Os requisitos que os processos das unidades organizacionais devem atender, segundo o MPS-BR, têm que estar em conformidade com aqueles contidos no

#18. (CESPE – TCU/2015) O processo gerência de reutilização (GRU) faz parte do grupo de processos que compõem o nível F — gerenciado, de acordo com o modelo MPS.BR.

#19. (CESPE – TRF – 1ª REGIÃO/2017) A seguir são apresentados três itens extraídos de um relatório elaborado por uma empresa de consultoria, acerca da qualidade de software e de contratações de soluções de TI e gestão de projetos em uma organização. 
I Para melhoria da qualidade do software da organização, é necessário implantar um processo para confirmar que o produto de trabalho do processo ou do projeto atende apropriadamente os requisitos especificados. 
II A organização implantou os dois processos necessários para se atingir o nível de maturidade G — Parcialmente Gerenciado — do MPS.BR. 
III A contratação de empresa terceirizada para auxiliar a implantação do MPS.BR na organização foi realizada mediante a métrica homem-hora. 
Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item seguinte. 
Para se atender ao item I, podem-se utilizar tanto o processo verificação do MPS.BR quanto os subsídios encontrados na área do processo verificação do CMMI.

#20. (CESPE – TRF – 1ª REGIÃO/2017) A seguir são apresentados três itens extraídos de um relatório elaborado por uma empresa de consultoria, acerca da qualidade de software e de contratações de soluções de TI e gestão de projetos em uma organização. 
I Para melhoria da qualidade do software da organização, é necessário implantar um processo para confirmar que o produto de trabalho do processo ou do projeto atende apropriadamente os requisitos especificados. 
II A organização implantou os dois processos necessários para se atingir o nível de maturidade G — Parcialmente Gerenciado — do MPS.BR. 
III A contratação de empresa terceirizada para auxiliar a implantação do MPS.BR na organização foi realizada mediante a métrica homem-hora. 
Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item seguinte. 
Infere-se do item II que a organização já atingiu necessariamente o nível de maturidade 2 — Gerenciado — do CMMI.

#21. (PUC-PR – TJ-MS/2017) Considere as afirmações sobre o Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW) do programa MPS.BR: 
 I. O Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW) tem como base técnica a NBR ISO/IEC 12207, o CMMI-DEV® e o P-CMM® (People Capability Maturity Model) . 
 II. O nível de capacidade do nível F inclui os atributos de processo dos níveis G e F para todos os processos relacionados no nível de maturidade F e G.  
 III. As avaliações conjuntas do modelo MR-MPS-SW e o CMMI-DEV podem ser adotadas pelas organizações para, entre outros aspectos, otimizar o tempo e o esforço do processo. 
 IV. As avaliações conjuntas do modelo MR-MPS-SW e o CMMI-DEV versão 1.3 não fazem sentido, porque o modelo MR-MPS-SW tem sete níveis de maturidade e o modelo CMMI-DEV versão 1.3 tem cinco níveis de maturidade. 
 Sobre as assertivas, está CORRETO o contido apenas em  

#22. (FCC – TRE-PR/2017) Considere que o Tribunal Regional Eleitoral esteja considerando a possibilidade de implantar um modelo de referência para qualidade de software. Um Técnico com especialidade em Programação de Sistemas após fazer um comparativo entre o primeiro nível de maturidade do CMMI versão 1.3 e do MR-MPS-SW, afirmou que o primeiro nível de maturidade do MR-MPS-SW corresponde ao

#23. (FCC – ARTESP/2017) Em relação aos modelos de qualidade CMMI versão 1.3 e MPS.BR, é correto afirmar:

#24. (CONSULPLAN – TRF – 2ª REGIÃO/2017) De acordo com o Guia Geral MPS de Software – 2016, um processo representa, dentro da área de software, um conjunto de atividades cujo objetivo é atingir uma meta previamente definida. No processo Gerência de requisitos – GRE, nível G do MPS.BR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro), os resultados esperados são: 
I. GRE 1. O escopo do trabalho para o projeto é definido. 
II. GRE 2. Os requisitos são avaliados com base em critérios objetivos e um comprometimento da equipe técnica com estes requisitos é obtido. 
III. GRE 3. A rastreabilidade bidirecional entre os requisitos e os produtos de trabalho é estabelecida e mantida. 
IV. GRE 4. Revisões em planos e produtos de trabalho do projeto são realizadas visando identificar e corrigir inconsistências em relação aos requisitos. 
V. GRE 5. Mudanças nos requisitos são descartadas ao longo do projeto. 
Estão corretas apenas as afirmativas

#25. (CONSULPLAN – TRF – 2ª REGIÃO/2017) O Projeto MPS.BR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro) foi iniciado a partir de dezembro de 2003, tendo como objetivo melhorar a capacidade de desenvolvimento de software, serviços e práticas de gestão de RH na indústria de TIC. Foi baseado nas normas já existentes. A seguir são apresentadas as bases técnicas para o desenvolvimento do modelo MPS, segundo o guia Geral de Software – 2016. De acordo com o exposto, assinale a alternativa correta. 

#26. (CS-UFG – UFG/2017) O MPS.BR é um modelo de avaliação de empresas produtoras de software brasileiro, criado mediante parceria entre SOFTEX, governo federal e academia. Uma das características do modelo MPS.BR reside no fato de ele

#27. (FCC – TRT – 11ª Região (AM e RR)/2017) Considere que o TRT decidiu implantar as melhores práticas de qualidade de software de acordo com o modelo de referência MRMPS-SW do guia MPS.BR. Um Técnico indicou, corretamente, que o Tribunal deveria iniciar pelo nível

#28. (FCC – TRT – 11ª Região (AM e RR)/2017) O Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW) define níveis de maturidade que são uma combinação entre processos e sua capacidade. Considere:  
 I. é a caracterização da habilidade do processo para alcançar os objetivos de negócio, atuais e futuros.  
 II. está relacionada com o atendimento aos atributos de processo associados aos processos de cada nível de maturidade.  
 III. expressa o grau de refinamento e institucionalização com que o processo é executado na organização ou na unidade organizacional.  
 IV. é representada por um conjunto de atributos de processo, dentre os quais se encontra “O processo é objeto de análise quantitativa”.  
 Refere-se à capacidade do processo o que se afirma em

#29. (UFMT – UFSBA/2017) O Modelo de Referência MPS.BR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro) para Software (MR-MPS-SW) define níveis de maturidade que são uma combinação entre processos e sua capacidade. Sobre o MR-MPSSW, analise as afirmativas. 
I – A definição dos processos segue os requisitos para um modelo de referência de processo, declarando os propósitos e os resultados esperados de sua execução. 
II – Permite avaliar e atribuir graus de efetividade na execução dos processos. 
III – Define as atividades e tarefas necessárias para atender os propósitos e os resultados esperados. 
Está correto o que se afirma em

#30. (UFMT – UFSBA/2017) O MPS.BR possui níveis de maturidade identificados por letras de A a G. Identifique cada nível apresentado abaixo com a letra correspondente.  
 (  ) Gerenciado 
 (  ) Largamente definido 
 (  ) Parcialmente definido 
 (  ) Parcialmente gerenciado 
 (  ) Em otimização 
 (  ) Definido 
 (  ) Gerenciado quantitativamente   
 Assinale a sequência correta. 

Ver Resultado

Deixe uma resposta