O eSCM-CL

Juliana Jenny Kolb

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O eSCM-CL

O eSCM-CL, por outro lado, se preocupará com o conjunto de tarefas voltadas àquele que é o comprador de serviços suportado por TI, desde o ato de desenvolver a estratégia do sourcing da organização, o seu planejamento e a seleção do fornecedor de serviço, até o início do contrato, o controle da entrega do serviço e o término do contrato. Tem a intenção de ser um modelo associado para o eSCM-SP, focalizando-se nos aspectos mais voltados ao cliente nos relacionamentos de provimento de serviços bem sucedidos (HEFLEY e LOESCHE, 2006).

É um modelo de “melhores práticas” que possibilita às organizações-cliente evoluir, aperfeiçoar e inovar continuamente suas capacidades para desenvolver relacionamentos mais fortes, mais duradouros e mais confiáveis com os provedores de serviço (HEFLEY e LOESCHE, 2006).

O eSCM-CL é um modelo com dois objetivos:

  • Prover às organizações-clientes de um guia que as auxiliem na melhoria de suas capacidades durante o ciclo de vida do provimento de serviços; e
  • Prover às organizações-clientes com critérios objetivos de avaliação de sua capacidade de terceirização de serviços.

Vários princípios guiaram o desenvolvimento do eSCM-CL: foco no gerenciamento do provimento de serviços de TI; construção de confidencialidade e confiança entre todas as partes envolvidas; comunicação efetiva; aumento da agilidade por meio do aperfeiçoamento da capacidade do efetivo gerenciamento de mudanças; gerenciamento de riscos efetivo; controle efetivo do negócio; aperfeiçoamento contínuo de processos e performance(+); foco na competências essenciais e nas operações estratégicas; construção e sustentação de competências para o gerenciamento efetivo da estratégia e compromissos de terceirização; melhoria da governança da terceirização; avanço no gerenciamento da capacidade de relacionamento entre clientes e prestadores de serviço; e as medições devem suportar as ações (HEFLEY e LOESCHE, 2006). A Figura 3 apresenta a estrutura macro do eSCM-CL.

eSCM-CL

Figura 03: Estrutura macro eSCM-CL.

Fonte: Autora (2013).

 

A Estrutura do Modelo (+)

Ciclo de Vida de Fornecimento (+)

Áreas de Capacidade (+)

Níveis de Capacidade (+)

Referência Bbliográfica

SANTOS NETO, Nelson; PLIOPLIS, Sílvia. O ESTADO DA PRÁTICA DO MODELO eSCM.

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