Opções de Fornecimento de Serviços

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Opções de Fornecimento de Serviços

Existem duas estratégias para o fornecimento de serviços:

  • insourcing: a empresa desenvolve ou possui todas as habilidades necessárias.
    • Características: melhor controle, porém maior custo;
    • Vantagem: controle direto, liberdade de escolha e familiaridade com processos internos.
  • outsourcing: utiliza recursos de uma organização externa para desenvolver e manter um serviço.
    • Características: menor controle sobre a entrega, porém, com um custo menor. (Ver:

       

    • Vantagem: Foco nas competências essenciais e redução de custos em longo prazo.
  • co-sourcing: combinação do insourcing e outsourcing;
    • Vantagem: maior tempo para fornecer serviços e um melhor controle.
  • multi-sourcing: organizações fazem arranjo formal para trabalhar em conjunto, distribuem as atividades entre vários fornecedores, contratando os melhores da classe, ao invés de ficar preso a apenas um fornecedor;
  • Application Service Provision:  trata de estabelecer acordo com um ASP (Provedor de Serviços de Aplicação) para fornecer serviços compartilhados, como por exemplo aplicações na nuvem, onde a empresa obtém o benefício do software sem necessidade de manter a infraestrutura de suporte. Reduz custos, mas não é aplicável a sistemas críticos para o negócio
    • Vantagem: acesso a soluções complexas e dispendiosas e suporte e atualizações inclusos.
  • Business Process Outsourcing: uma organização fornece e gerencia totalmente processos de negócios da outra;
  • Knowledge Process Outsourcing (KPO): terceirização de expertise de processos e negócio.
    • Vantagem: maiores competências e economia.

 

Referência Bibliográfica

FAGURY, Thiago. www.fagury.com.br (acessado em 26/09/2013).

FERNANDES, Agnaldo Aragon; ABREU, Vladimir Ferraz de. Implantando a Governança de TI, da Estratégia à Gestão dos Processos e Serviços. Rio de Janeiro: Brasport, 2008.

SANTOS NETO, Nelson; PLIOPLIS, Sílvia. O Estado da Prática Do Modelo eSCM.

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