Os 5 Sensos

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Os 5 Sensos

Os 5 sensos que compõem o programa 5S são:

1. Senso de Utilização (Seiri): É identificar materiais, equipamentos, ferramentas, utensílios, informações e dados necessários e desnecessários, descartando ou dando a devida destinação àquilo considerado desnecessário ao exercício das atividades.

2. Senso de Ordenação (Seiton): É definir locais apropriados e critérios para estocar, guardar ou dispor materiais, equipamentos, ferramentas, utensílios, informações e dados de modo a facilitar o seu uso e manuseio, facilitar a procura, localização e guarda de qualquer item.

Popularmente significa: “cada coisa no seu devido lugar”.

3. Senso de Limpeza (Seisou): É eliminar a sujeira ou objetos estranhos para manter limpo o ambiente, bem como manter dados e informações atualizados para garantir a correta tomada de decisões. O mais importante neste conceito não é o ato de limpar, mas o ato de “não sujar”. Isto significa que além de limpar é preciso identificar a fonte de sujeira e as respectivas causas, de modo a podermos evitar que isto ocorra (bloqueio das causas).

4. Senso de Asseio (Seiketsu): É criar condições favoráveis à saúde física e mental, garantir ambiente não agressivo e livre de agentes poluentes, manter boas condições sanitárias nas áreas comuns (lavatórios, banheiros, cozinha, restaurante, entre outros), zelar pela higiene pessoal e cuidar para que as informações e comunicados sejam claros, de fácil leitura e compreensão. Significa ainda ter comportamento ético, promover um ambiente saudável nas relações interpessoais, sejam sociais, familiares ou profissionais, cultivando um clima de respeito mútuo nas diversas relações.

5. Senso de Autodisciplina (Shitsuke): É desenvolver o hábito de observar e seguir normas, regras, procedimentos, atender especificações, sejam elas escritas ou informais. Este hábito é o resultado do exercício da f orça mental, moral e física. Poderia ainda ser traduzido como desenvolver o “querer de fato” , “ter vontade de”, “se predispor a”.

Não se trata puro e simplesmente de uma obediência cega, submissa, “atitude de cordeiro” como pode parecer. É importante que seu desenvolvimento seja resultante do exercício da disciplina inteligente que é a demonstração de respeito a si próprio e aos outros.

Ter Senso de Autodisciplina significa ainda desenvolver o autocontrole (contar sempre até dez), ter paciência, ser persistente na busca de seus sonhos, anseios e aspirações, respeitar o espaço e a vontade alheias.

Referência Bibliográfica

ALMEIDA, Norberto de Oliveira. Apostila de Qualidade em Projetos. FGV, 2009.

SELEME, Robson. Et al Controle da Qualidade, IBPEX, 2008.

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