PDTI – Processo de Elaboração – Diagnóstico

Juliana Jenny Kolb

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PDTI – Processo de Elaboração – Diagnóstico

Após a fase de preparação, na qual foram organizadas as principais atividades do projeto de elaboração do PDTI, inicia-se a 2ª fase do processo: a fase de diagnóstico.

Essa fase caracteriza-se por buscar compreender a situação atual da TI na organização para, em consonância com esse quadro, identificar as necessidades (problemas ou oportunidades) que se espera resolver. Para isso, contempla processos relacionados a análise do planejamento anterior, análise estratégica e levantamento de necessidades. A análise do planejamento anterior visa avaliar a situação das ações anteriormente planejadas: se estão em andamento, se foram canceladas, se já foram realizadas ou se há necessidade de realinhá-las aos objetivos do órgão e da TI. A análise estratégica é realizada para posicionar a TI do órgão no seu contexto organizacional. O levantamento de necessidades parte daquelas relacionadas à informação e se desdobra em todas as outras associadas à TI: serviços, infraestrutura, contratações e pessoal de TI.

É importante observar que essa fase exige grande interação com as outras áreas da organização, uma vez
que realiza extensa coleta de dados e análise de documentos. Um dos principais artefatos produzidos nessa fase, e muito importante para todo o processo de elaboração do PDTI, é o Inventário de Necessidades. O inventário é consolidado, ao final da fase, a partir do levantamento de necessidades provenientes, basicamente, de todos os processos que compõem a fase de diagnóstico.

Na fase de diagnóstico, a execução de grande parte dos processos compete à equipe de elaboração do PDTI.
Porém, o Comitê de TI também atua, porém especificamente para realizar a aprovação do inventário de
necessidades, após a consolidação pela equipe de elaboração do PDTI.

Fluxo de Processos da Fase de Diagnóstico

A figura 1 apresenta o fluxo de processos da Fase de Diagnóstico.

Figura 1: Fluxo de  processo da Fase Diagnóstico.

Fonte: Guia de Elaboração de PDTI do SISP

 

Os processos que compõem a fase de diagnóstico são:

  • 2.1 Avaliar os resultados Planejamento de TI anterior;
  • 2.2 Aprovar o Relatório de Resultados do Planejamento de TI anterior;
  • 2.3 Analisar o Referencial Estratégico da área de TI;
  • 2.4 Analisar a Organização da TI (+);
  • 2.5 Realizar Análise SWOT da TI;
  • 2.6 Identificar Necessidades de Informação;
  • 2.7 Identificar Necessidades de Serviços de TI;
  • 2.8 Identificar Necessidades de Infraestrutura de TI;
  • 2.9 Identificar Necessidades de Contratação de TI (+);
  • 2.10 Identificar Necessidades de Pessoal de TI;
  • 2.11 Consolidar o Inventário de necessidades;
  • 2.12 Alinhar as Necessidades de TI às Estratégias da Organização;
  • 2.13 Aprovar o Inventário de Necessidades.

Artefatos

  • Análise SWOT

Matriz que analisa os pontos fortes e fracos, ambientes interno e externo à TI
organizacional.

  • Inventário de Necessidades

Organização das necessidades levantadas durante a execução dos processos de
identificação de princípios e diretrizes, avaliação de resultados do planejamento anterior,
avaliação do referencial estratégico da TI, avaliação da organização da TI, SWOT da TI,
necessidades de informação, serviços de TI, infraestrutura de TI, contratação de TI e
pessoal de TI.

 

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