Planejamento da Auditoria da Qualidade

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Planejamento da Auditoria da Qualidade

A eficiência da auditoria é diretamente proporcional à objetividade exercida.  Desta forma, a auditoria deve estar pautada por padrões de qualidade da organização ou normas específicas.

Em uma auditoria de qualidade, orienta-se que os tópicos listados abaixo sejam definidos:

  • cronograma: permite organização o trabalho tanto por parte dos auditores quanto dos auditados;
  • áreas auditadas: define as áreas prioritárias da organização;
  • documentação: os documentos necessários à auditoria devem ser criados ou identificados;
  • objetividade: se os padrões de qualidade da empresa forem objetivos, a auditoria também tende a ser;
  • descoberta das causas: o auditor pode ou não descobrir as causas dos problemas apontados, dependendo da orientação repassada a ele;
  • competência dos auditores: é necessário que os auditores compreendam os aspectos tecnológicos dos processos e atividades que serão auditados, mas é imprescindível que sejam treinados nos aspectos humanos da qualidade.

Referência Bibliográfica

FALCONI CAMPOS, Vicente. Padronização de Empresas. Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços Ltda, 2004.

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