F24 – Planejamento em Ondas Sucessivas

Home > Gerenciamento de Projetos > PMBok 5ª Edição > Ferramentas e Técnicas

F24 – Planejamento em Ondas Sucessivas

Ferramenta do processo: << 6.2 Definir as Atividades

Segundo o PmBok (2013): “o planejamento em ondas sucessivas (rolling wave planning) é uma forma de  planejamento com elaboração progressiva, onde o trabalho a ser planejadoa curto prazo é realizado em detalhes em um nível baixo da EAP, enquanto o trabalho distante no futuro é planejado para os componentes da EAP que estão em um nível relativamente alto”.

Comparando com os paradigmas da Engenharia de Software, o planejamento em ondas sucessivas apresenta características dos modelos incrementais/ágeis.

O trabalho de elaboração e detalhamento do escopo (e posteriormente das atividades – tempo) do projeto é progressivo, realizado desde a fase de iniciação e planejamento até a execução e controle.

Resumindo, planeja-se a etapa atual em detalhes e as seguintes serão detalhadas baseadas nas informações consequentes da execução atual, e assim sucessivamente.

O planejamento das etapas seguintes são chamados de rolling wave planning windows.

A figura 1 apresenta um exemplo de planejamento em ondas sucessivas.

EAP - Projeto X

 

Figura 1: Planejamento em Ondas Sucessivas

Fonte: Autora (2015)

Planejamento em Projetos de Escopo Aberto

Os projetos de escopo aberto são aqueles que só é possível definir o escopo total quando o mesmo está perto do encerramento. Nestes casos o planejamento é muito prejudicado em sua precisão.

Projetos de escopo aberto são comuns, principalmente quando trata-se de uma inovação. Assim, assume-se um risco comercial, geralmente acrescentando-se margens maiores (preço e prazo), para compensar a incerteza.

Após formalização do projeto, o planejamento é feito por meio de ondas sucessivas, com o objetivo de manter os valores dentro das margens acordadas comercialmente.

Principalmente em projetos desta natureza, sugere-se a utilização de marcos (pontos de controle), para a determinação de encerramentos por fases.

 

Referência Bibliográfica

Barcaui, André B.; Borba, Danubio; Silva, Ivaldo M. da; Neves, Rodrigo B. Gerenciamento de Tempo em Projetos. Rio de Janeiro: FGV, 2008.

PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5°  Edição, 2013.

Deixe uma resposta