Princípios Básicos para o Exame – Certificação PMP

teste seu conhecimento

Home > Gerenciamento de Projetos >  PMBok 7ª Edição

Princípios Básicos para o Exame

1. Gerentes de projetos podem salvar o universo e devem ser muito capacitados.

2. O gerente do projeto coloca os interesses do projeto em primeiro lugar, não os seus.

3. O exame avalia do ponto de vista de um grande projeto. Portanto, pressuponha que o gerente do projeto está trabalhando em um grande projeto que envolva mais de 200 pessoas de muitos países, com duração de pelo menos um ano, nunca realizado antes na organização e com um orçamento de US$ 10 milhões ou mais.

4. Gerentes de projetos detêm todo o poder descrito no Guia PMBOK· e executam todas as atividades mencionadas no mundo real.

5. O gerente do projeto é designado durante a iniciação do projeto, não posteriormente.

6. O gerente do projeto compreende o processo do gerenciamento de projetos (ou seja, o que fazer em primeiro lugar, segundo lugar, etc.).

7. Organizações têm um processo formal de seleção de projetos e sempre escolhem seus projetos com base em quão bem eles satisfazem as metas estratégicas da organização.

8. O gerente do projeto sempre sabe por que seu projeto foi selecionado para execução pela administração e garante que os objetivos sejam alcançados durante o planejamento e o gerenciamento de projetos.

9. O gerente do projeto dedica tempo para planejar, gerenciar, avaliar e controlar o escopo, o tempo, o custo, a qualidade, os riscos, os recursos e a satisfação do cliente.

10. As organizações têm um Escritório de Projetos que tem responsabilidades importantes e claramente definidas em relação a projetos em toda a organização.

11. As organizações têm políticas de gerenciamento de projetos que o gerente do projeto adapta para uso em seu projeto. Elas podem incluir metodologias de gerenciamento de projetos, procedimentos de riscos e procedimentos de qualidade.

12. As organizações possuem registros (informações históricas e lições aprendidas) de todos os projetos anteriores, incluindo quais eram os pacotes de trabalho, quanto custou cada pacote de trabalho e quais riscos não foram cobertos. O gerente do projeto usa esse histórico de outros projetos para planejar o projeto atual. Conforme o projeto se desenvolve, o gerente do projeto alimenta a base de conhecimentos da organização com registros históricos e lições aprendidas no projeto atual.

13. o gerente do projeto trabalha de acordo com os sistemas e a cultura existentes de uma empresa (fatores ambientais da empresa) e um dos resultados de um projeto é proporcionar entradas para melhorar tais sistemas.

14. Todo projeto tem um termo de abertura do projeto, que autoriza o projeto e a papel do gerente do projeto.

15. É usada uma Estrutura Analítica do Projeto (EAP) em todos os projetos.

16. Um plano de gerenciamento de projeto não é um gráfico de barras, mas sim uma série de planos de gerenciamento. O gerente do projeto sabe que está envolvido na criação de um plano real de gerenciamento de projeto.

17. O gerente do projeto cria e mantém atualizados outros documentos (documentos do projeto), além do plano de gerenciamento do projeto, para ajudar a planejar, gerenciar e controlar um projeto.

18. As partes interessadas estão envolvidas em todo o projeto. Suas necessidades são levadas em conta ao planejar o projeto e criar o plano de gerenciamento das comunicações. Elas também podem ajudar a identificar e gerenciar os riscos.

19. As pessoas devem ser remuneradas por seu trabalho.

20. O PMI não aprova trabalho supérfluo, “gold plating” em inglês (acrescentar funcionalidades adicionais).

21. Como a maioria dos projetos é gerenciada em um ambiente matricial, tópicos aparentemente simples, como teorias motivacionais ou resolução de conflitos, podem ser complicados no exame.

22. O gerente do projeto tem a responsabilidade profissional de usar adequadamente as ferramentas e os processos de gerenciamento de projetos.

23. Planejamento é muito importante e todos os projetos devem ser planejados.

24. O gerente do projeto planeja o projeto com entradas da equipe e das partes interessadas, não com suas próprias.

25. Parte do planejamento envolve decidir quais processos do Guia PMBOK· devem ser usados em cada projeto e como adaptar esses processos ao projeto.

26. Há planos para como planejar, gerenciar e controlar as seguintes áreas de conhecimento: escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos e aquisições. Eles são chamados planos de gerenciamento e todos os projetos têm um para cada área de conhecimento.

27. Se possível, todos os trabalhos necessários e todas as partes interessadas são identificados antes do trabalho do projeto realmente começar.

28. O gerente do projeto determina quais métricas serão usadas para medir a qualidade.

29. O gerente do projeto possui um plano para melhorar continuamente os processos.

30. O gerente do projeto cria um sistema para recompensar os membros da equipe e as partes interessadas.

31. Todos os papéis e responsabilidades são CLARAMENTE documentadas e atribuídas a pessoas especificas no projeto. Elas podem incluir coisas como responsabilidades por relatórios, atribuições de gerenciamento dos riscos e comparecimento a reuniões, bem como o trabalho no projeto.

32. Como o projeto nunca foi realizado antes na organização, o gerente do projeto se concentra muito na identificação dos riscos.

33. As partes interessadas, bem como os membros da equipe, recebem responsabilidades de identificação e gerenciamento dos riscos.

34. O gerente do projeto percebe que gerenciar riscos poupa tempo e dinheiro no projeto.

35. O custo e o cronograma do projeto não podem ser finalizados sem a conclusão do gerenciamento dos riscos.

36. O gerente do projeto avalia se o projeto pode satisfazer a data de término e outras restrições e objetivos do projeto. Em seguida, ele pode se reunir com a administração para resolver as diferenças ANTES do início do trabalho do projeto. O gerente do projeto sabe que cronogramas irrealistas são sua culpa.

37. O gerente do projeto planeja quando e como medir o desempenho em comparação com a linha de base da medição do desempenho, conforme documentado no plano de gerenciamento do projeto, mas também usa outras medições para determinar o desempenho do projeto durante a execução do trabalho.

38. O plano de gerenciamento do projeto é realista e todos acreditam que ele pode ser realizado.

39. O exame define uma reunião de partida de uma forma que pode ser diferente de sua concepção.

40. o projeto é gerenciado de acordo com o plano de gerenciamento do projeto, que é realista e completo.

41. O gerente do projeto faz medições, comparando-as com o plano de gerenciamento do projeto, para ajudar a determinar a situação do projeto durante todo o seu ciclo de vida.

42. Os projetos são novamente estimados durante todo o seu ciclo de vida para garantir o cumprimento da data de término e dos objetivos de custo. Portanto, o gerente do projeto quase sempre sabe se o projeto pode satisfazer a data de término e o orçamento acordados.

43. Os atrasos devem ser compensados ajustando trabalhos futuros, mas não solicitando mais tempo.

44. O gerente do projeto tem autoridade e poder. Ele pode dizer “Não” e trabalhar para controlar o projeto para benefício do cliente.

45. O gerente do projeto informa as outras pessoas que não podem obter algo em troca de nada. Uma mudança no escopo DEVE ser avaliada quanto ao seu impacto em termos de tempo, custos, qualidade, riscos, recursos e satisfação do cliente. O gerente do projeto tem dados suficientes sobre o projeto para fazer essa análise.

46. O gerente do projeto percebe que, ao longo do tempo, nem todas as pessoas associadas ao projeto terão a mesma compreensão do que é o projeto e o que pode ocorrer durante seu ciclo de vida. Portanto, o gerente do projeto está continuamente tentando garantir que todos saibam o que está acontecendo e tenham expectativas adequadas.

47. O gerente do projeto compreende e leva a sério as responsabilidades de recursos humanos em um projeto.

48. O gerente do projeto dedica tempo a atividades desenvolver e garantir o desempenho da equipe.

49. O gerente do projeto é proativo e identifica problemas precocemente, busca mudanças e previne problemas.

50. O gerente do projeto dedica mais tempo a prevenir problemas do que a solucioná-los.

51. A maioria dos problemas que ocorre tem um plano de respostas a riscos já criado para sua solução.

52. Riscos são um dos principais tópicos em todas as reuniões da equipe.

53. As reuniões da equipe não se concentram na situação do projeto. Ela pode ser coletada por outros meios.

54. Todas as mudanças no plano de gerenciamento do projeto fluem pelo processo de gerenciamento de mudanças e pelo controle integrado de mudanças.

55. O gerente do projeto garante que as políticas da organização sejam seguidas no projeto.

56. O gerente do projeto recomenda melhorias nos padrões, nas políticas e nos processos da organização executora. Tais recomendações são esperadas e estimuladas pela administração.

57. A qualidade deve ser considerada sempre que houver uma mudança em qualquer componente do projeto.

58. A qualidade deve ser verificada antes da conclusão de uma atividade ou pacote de trabalho.

59. O gerente do projeto trabalha em conjunto com o departamento de garantia da qualidade/controle de qualidade na realização de algumas das atividades de qualidade discutidas no Guia PMBOK·.

60. O gerente do projeto está envolvido ativamente no processo de aquisições e auxilia no gerenciamento das aquisições.

61. O gerente do projeto compreende as disposições dos contratos.

62. O gerente do projeto garante que todos os termos do contrato sejam cumpridos, incluindo aqueles que não lhe parecem importantes.

63. O gerente do projeto arquiva todos os registros do projeto.

64. Nenhum projeto está terminado, a menos que receba a aceitação final do cliente.

65. Todos os projetos geram um relatório final que proporciona à equipe do projeto a oportunidade de anunciar que os objetivos do projeto foram cumpridos.

Referência Bibliográfica

MULCAHY, Rita. Preparatório para o Exame de PMP. RCM Publications, Inc. Quinta Edição, 2011.

msg

Deixe uma resposta