Questões – Direito Penal

Juliana Jenny Kolb

Home > Concursos > Questões de Concursos > Conhecimentos Gerais > Direito Processual Penal

Materiais de Estudo disponíveis

Questões – Direito Penal

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (TJ-PR – TJ-PR/2013) Sobre a fixação da pena e execução penal, assinale a alternativa INCORRETA

#2. (TJ-PR – TJ-PR/2013) Sobre a parte especial do Código Penal, assinale a alternativa correta

#3. (CESPE – TCU/2015) O réu primário cujo crime tenha sido o de adquirir ou receber coisa que, por sua natureza ou pela desproporção entre seu valor e preço, ele presumia ter sido obtida por meio criminoso poderá receber o perdão judicial, caso o juiz considere, conforme as circunstâncias, ser adequada tal medida.

#4. No que diz respeito às causas de exclusão da ilicitude, é possível alegar legítima defesa contra quem pratica conduta acobertada por uma dirimente de culpabilidade, como, por exemplo, coação moral irresistível.

#5. (IBCF – TJ-PR/2014) Assinale a alternativa incorreta:

#6. (CESPE – TCU/2015) Em razão de essa lei ser o que se denomina novatio legis incriminadora, sua aplicação restringe-se aos casos em que a prática dos crimes tenha se dado a partir da data de início de sua vigência, sob pena de violação ao princípio da irretroatividade da lei penal mais gravosa.

#7. (IBCF – TJ-PR/2014) Quanto à isenção de pena, assinale a alternativa incorreta:

#8. (IBCF – TJ-PR/2014) Em relação ao crime de apropriação indébita previdenciária (art.168-A do Código Penal), assinale a alternativa incorreta:

#9. (UFPR – TJ-PR/2013) Assinale a alternativa correta:

#10. (UFPR – TJ-PR/2013) Assinale a alternativa INCORRETA:

#11. (IBCF – TJ-PR/2014) Em relação ao dolo o Código Penal adota as teorias:

#12. (IBCF – TJ-PR/2014) Assinale a alternativa incorreta:

#13. (IBCF – TJ-PR/2014) Assinale a alternativa incorreta:

#14. (IESES – IGP-SC/2017) É certo afirmar:  
 I. No concurso de pessoas as circunstâncias e as condições de caráter pessoal nunca se comunicam.  
 II. Tipicidade conglobante é a comprovação de que a conduta legalmente típica está também proibida pela norma, o que se obtém desentranhando o alcance da norma proibitiva, conglobada com as restantes normas da ordem normativa.  
 III. O sujeito ativo, geralmente, pode ser qualquer um, mas em certos tipos são exigidas características especiais no sujeito passivo. Quando qualquer um pode ser sujeito ativo, os tipos costumam enunciar “o que” ou “quem”.  
 IV. O erro de tipo não afasta o dolo.  
 Analisando as proposições, pode-se afirmar:

#15. (IESES – IGP-SC/2017) É certo afirmar: 
 I. Há excesso de exação se o funcionário público solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem. 
 II. Se o homicídio é cometido contra mulher por razões da condição de sexo feminino será considerado crime qualificado tendo a sua pena prevista como de reclusão com o seu mínimo em doze e o seu máximo em trinta anos. 
 III. Comete o crime de falsidade de atestado médico, o médico, enfermeiro ou prático que no exercício da sua profissão dá para si ou para outrem atestado falso, visando ou não o lucro. 
 IV. Qualifica-se o furto se a subtração for de semovente domesticável de produção, ainda que abatido ou dividido em partes no local da subtração. 
 Analisando as proposições, pode-se afirmar: 

#16. (IESES – IGP-SC/2017) De acordo com a Lei 10.826/03, que dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição e sobre o Sistema Nacional de Armas – Sinarm compete ao Sinarm, dentre outras atribuições: 
  I. Identificar as características e a propriedade de armas de fogo, mediante cadastro. 
 II. Cadastrar as armas de fogo das Forças Armadas e Auxiliares, mantendo registro próprio. 
 III. Cadastrar as apreensões de armas de fogo, exceto as vinculadas a procedimentos policiais e judiciais. 
 IV. Cadastrar os armeiros em atividade no País, bem como conceder licença para exercer a atividade. 
 Assinale a alternativa correta: 

#17. (IBCF – TJ-PR/2014) Assinale a alternativa correta:

#18. (IBCF – TJ-PR/2014) Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio; exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida; solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem; e oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício, caracterizam, respectivamente, os crimes:

#19. (CESPE – TCU/2015) Situação hipotética: Com o intuito de viajar para o exterior, Pedro, que não possui passaporte, usou como seu o documento de Paulo, seu irmão — com quem se parece muito —, tendo-o apresentado, sem adulterações, para os agentes da companhia aérea e da Polícia Federal no aeroporto. Pedro e Paulo têm mais de dezoito anos de idade. Assertiva: Nessa situação, de acordo com o Código Penal, Pedro cometeu o crime de falsidade ideológica.

#20. (IBCF – TJ-PR/2014) Assinale a alternativa correta:

Ver Resultado

Deixe uma resposta