Questões – IDEs: Eclipse

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI)

Questões – IDEs: Eclipse

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013)Com base nos conhecimentos sobre o Eclipse para desenvolvimento Java na versão Juno, considere as afirmativas a seguir. 
 I. É possível verificar quais as versões disponíveis de JREs que, atualmente, estão instaladas no computador, através do menu Window>Preferences>Java>InstalledJREs. 
 II. A opção Refactor>Rename é uma boa forma de renomear elementos Java, pois permite alterar a estrutura do código, sem modificar a sua semântica. 
III. Para a criação de um arquivo do tipo JAR através do Eclipse, é necessário acessar o menu File>Export>Java>JAR File e escolher as opções desejadas.
IV. O modo Debug>Breakpoints View exibe informações sobre as variáveis associadas com o quadro de pilha (Stack Frame) selecionado sem Debug View. 
 Assinale a alternativa correta.

#2. (COSEAC – UFF/2017) É um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) utilizado para aplicações Java:

#3. (COPEVE-UFAL – UFAL/2016) Dadas as afirmativas sobre as IDEs Eclipse e NetBeans, 
 I. As IDEs Eclipse e Netbeans possuem uma arquitetura expansível baseada em plug-ins. 
 II. Apesar da IDE Netbeans não permitir, no seu editor gráfico, a construção de interfaces gráficas baseadas na biblioteca gráfica SWT, é possível configurá-la, para ao menos, executar aplicações baseadas nessa biblioteca. 
 III. A principal vantagem da IDE Eclipse é a sua flexibilidade para dar suporte a diferentes linguagens de programação, enquanto a IDE Netbeans somente permite o desenvolvimento de aplicações Java. 
verifica-se que está(ão) correta(s)  

#4. (CESPE – TCE-PA/2016) O Eclipse permite, por meio da visão Servers, adicionar e remover projetos de um servidor, criar e excluir servidores, inicializar e interromper servidores bem como reinicializar o servidor em modo debug.

#5. (UFMT – UFMT/2016) Ambientes de Desenvolvimento Integrado (IDE – Integrated Development Environment) são softwares que agregam diversas ferramentas que facilitam o desenvolvimento rápido de aplicativos, melhorando a produtividade de desenvolvedores de software. Com base nesses ambientes, analise as afirmativas. 
 I – As ferramentas mais comuns encontradas em IDE são: editor, compilador/interpretador e depurador. 
 II – NetBeans é um IDE open-source apenas para linguagem de programação Java. 
 III – O IDE Eclipse Mars possui diversos pacotes, dentre eles, os para desenvolvimento em C/C++. 
 Está correto o que se afirma em

#6. (BIO-RIO – IF-RJ/2015) O Eclipse é uma ferramenta IDE que compreende vários tipos de linguagem e que aceita a instalação de plugins para emular o desenvolvimento da plataforma. No Eclipse, por padrão a pasta ou repositório/local dos projetos construídos pelo desenvolvedor é denominado:

#7. (BIO-RIO – IF-RJ/2015) Para maior produtividade é aconselhável ao Tecnólogo/Analista e Desenvolvedor de Sistemas saber as teclas de atalho do Eclipse para desempenhar certas ações de forma mais rápida. Neste sentido, para identificar e formatar o código conforme os templates e padrões setados nas preferências do Eclipse, deve-se executar o seguinte atalho de teclado:

#8. (FCC – AL-RN/2013) O Eclipse IDE permite que sejam configurados atalhos de teclado para seus comandos. A opção de configuração de teclas se encontra na tela de preferências, seguindo as opções de menu

#9. (FCC – AL-RN/2013) Com a utilização do Eclipse IDE, é possível efetuar a mudança de encoding de um determinado arquivo, alterando-o, por exemplo, para UTF-8. Esse processo pode ser feito pela opção “Set Encoding…” presente no menu 

#10. (FCC – ARCE/2012) O editor Eclipse possui uma interface de instalação de novos pacotes que torna esta tarefa um processo simples e eficiente. Em sua versão Indigo, por uma das opções presentes no menu é possível abrir uma tela na qual será inserida a página que contém os pacotes a serem instalados e na qual o usuário poderá escolher qual deseja instalar. Essa opção, chamada de “Install New Software …” está presente no menu 

#11. (CESPE – TRE-RJ/2012) O Eclipse — ferramenta de desenvolvimento de aplicativos em Java, PHP etc. — é muito utilizado no mercado mundial. Para essa ferramenta, existem diversos plug-ins que se comunicam entre si para garantir uma consistência e integração em todo o seu ambiente de desenvolvimento.

#12. (CESPE – PEFOCE/2012) Uma crítica ao ambiente denominado desenvolvimento integrado (IDE), oferecido pelo Eclipse, refere-se ao fato de ele não permitir a refatoração de código.

#13. (CESPE – MPE-PI/2012) O IDE Eclipse é um dos ambientes da linguagem Java preferidos por programadores para o desenvolvimento de programas em qualquer sistema operacional.

#14. (FCC – TRE-AP/2011) Em Eclipse é o recurso que avisa ao compilador onde procurar o código fonte e as classes definidas para realizar o seu trabalho: 

#15. (CESPE – TJ-ES/2011) O IDE Eclipse é um ambiente de desenvolvimento exclusivo para a linguagem Java.

#16. (FCC – TRE-RN/2011)  
   
 A relação das variáveis do programa com seus respectivos valores, no momento do Break-Point., é exibida na janela 

#17. (CESPE – MPU/2010)  Na arquitetura do Eclipse, versão 3.1, o workbench é responsável por administrar os recursos do usuário que são organizados em um ou mais projetos.

#18. (FUNCAB – PRODAM-AM/2010)  Sejam as seguintes assertivas sobre o IDE Eclipse:  
 I. O termo Workbench se refere ao desktop do ambiente de desenvolvimento.  
 II. Na versão atual, só existe suporte para a linguagem de programação Java.  
 III. Não é possível usar o Ant a partir do Eclipse.  
 IV. Uma perspectiva define o conjunto inicial e a distribuição das visões na janela do Workbench. Dentro dessa janela, cada perspectiva compartilha o mesmo conjunto de editores.  
 V. As abas na área do editor indicam os nomes dos recursos que estão atualmente abertos para edição. Um asterisco (*) indica que um editor tem alterações não salvas.  
 Dentre as assertivas acima, quantas são verdadeiras?

#19. (CESGRANRIO – BACEN/2010)  Uma equipe de desenvolvimento de sistemas, que utiliza Eclipse como IDE Java, deseja utilizar o Subversion para controle de versão de seus programas. Que plugins podem ser instalados no Eclipse para que haja a integração da IDE com o repositório do Subversion?

#20. (CESGRANRIO – TJ-RO/2008)  A base para o trabalho no ambiente Eclipse é o Workbench, com o qual o usuário interage diretamente, e que corresponde ao conceito comumente conhecido como “IDE” – Integrated Development Environment (ambiente integrado de desenvolvimento). A figura a seguir mostra uma janela do Workbench. 
  
Com base na figura, assinale a afirmação correta.

#21. (CESGRANRIO – TJ-RO/2008)  Os recursos de atualização e instalação de novos plugins do Eclipse se encontram no menu

#22. (FCC – MPU/2007) A visão do Eclipse Workbench, que permite criar, selecionar e excluir projetos é

Ver Resultado

Deixe uma resposta