Questões – Linguagem de Programação: Mainframe

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI)

Questões – Linguagem de Programação: Mainframe

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (CESPE – MEC/2015) Julgue o próximo item, referente a gerência de configuração. Nesse sentido, considere que a sigla BDGC, sempre que utilizada, se refere a base de dados do gerenciamento de configuração. 
  Para uma empresa de grande porte, que realiza movimentações bancárias de todas subsidiárias mundiais, é recomendável a utilização de um computador mainframe para processar uma quantidade enorme de dados. Assim sendo, é necessário que esse mainframe esteja documentado no BDGC.

#2. (CESPE – SERPRO/2013) O TSO (time sharing option) realiza a comunicação entre uma aplicação e um terminal via rede.

#3. (CESPE – SERPRO/2013) O z/VM é um hypervisor capaz de prover virtualização no ambiente de mainframe

#4. (CESPE – SERPRO/2013) Sistemas concebidos com arquitetura de mainframe suportam a troca de processadores sem que o equipamento tenha de ser desligado.

#5. (CESPE – TCE-RN/2015) O ADABAS é um sistema gerenciador de bancos de dados que utiliza lista invertida, possui recurso de replicação para ADABAS e RDBMS (relational database management system) e fornece SQL padrão para acesso a aplicação externa ou ferramenta de business intelligence.

#6. (CESPE – SERPRO/2013) Na chamada de stored procedures em ADABAS, a passagem de parâmetros é feita por meio dos record buffers.

#7. (FUNCAB – CODATA/2013) O CLOG do ADABAS é usado para registrar:

#8. (FUNCAB – CODATA/2013) Os códigos de comandos ADABAS são compostos por dois caracteres (XY). O primeiro (X) é um caractere alfabético e o segundo (Y) é um caractere alfanumérico.  
 Qual alternativa contém comandos ADABAS usados, respectivamente, para leitura sequencial de registros, recuperação de registros baseada em um critério de busca e inclusão de um novo registro em uma base de dados?

#9. (FUNCAB – CODATA/2013) No livro “Projeto Lógico e Projeto Físico de Banco de Dados”, o professor Valdemar Setzer classifica o modelo lógico de dados do ADABAS como sendo Relacional Não Normalizado. Essa classificação se baseia no fato de o ADABAS:

#10. (FUMARC – PRODEMGE/2011) Analise as afrmativas abaixo, em relação ao desenvolvimento de aplicações em linguagem Natural e banco de dados Adabas.  
 I.   O comando READ pode ser usado para ler registros de um banco de dados na ordem em que foram fIsicamente gravados ou na ordem defnida por um campo descritor.  
 II.  O comando FIND pode ser usado para selecionar de um banco de dados os registros que satisfazem um critério de pesquisa especifcado.  
 III. O comando STORE pode ser usado para adicionar registros a um banco de dados.  
 Assinale a alternativa VERDADEIRA:

#11. (CESGRANRIO – ELETROBRAS/2010) Um órgão público federal utiliza o ADABAS como sistema gerenciador de banco de dados corporativo. Nesse SGBD, o ISN é o(a)

#12. (CESPE – INMETRO/2009) Adabas e Natural podem ser componentes de um ambiente de desenvolvimento de aplicações em que o primeiro é um SGBD transacional que suporta modelo de dados com construções próximas às do modelo relacional, enquanto o segundo é uma linguagem de programação de alto nível com uma linguagem embutida de acesso a banco de dados.

#13. (CESPE – ANTT/2013) Considerando-se a necessidade de unificação dos sistemas legados por meio de dados e aplicações, é possível que uma aplicação escrita em linguagem procedural Cobol chame subprogramas na linguagem Natural, seja de forma local ou remota.

#14. (FAPERP – TJ-PB/2012) Um computador pode ser estruturado em vários níveis, em que cada nível, a linguagem é mais sofisticada e utiliza a sua antecessora como base, de forma que quanto mais alto o nível, a linguagem está mais próxima da linguagem natural e mais distante da linguagem de máquina. Considerando-se um computador dividido em seis níveis, em qual nível é descrito o conjunto de instruções de máquina que são interpretadas pelo microprograma ou pelos circuitos de execução de hardware?

#15. (CESGRANRIO – Caixa/2008) Mainframe é um tipo de computador de

#16. (CESGRANRIO – IBGE/2010) Em uma arquitetura Mainframe, uma LPAR é um(a)

#17. (Quadrix – CRB 6ª Região/2014) É um tipo de computador de grande porte que se destaca por ter alto poder de processamento e muita capacidade de memória. Controla atividades com grande volume de dados, sendo de custo bastante elevado. Opera em MIPS (milhões de instruções por segundo). O tipo de computador descrito é conhecido como:

#18. (CESGRANRIO – IBGE/2010) Para os IBM Mainframe série System Z é FALSO afirmar que

#19. (CESGRANRIO – IBGE/2010) Qual é a arquitetura de rede proprietária da IBM e originalmente utilizada por Mainframes?

#20. (CESPE – SERPRO/2013) Os mainframes suportam a execução do sistema operacional Linux.

#21. O z/VM é um hypervisor capaz de prover virtualização no ambiente de mainframe.

#22. (CESPE – SERPRO/2008)  Um dos primeiros SGDBs encontrado no mercado foi o Adabas. Originalmente disponibilizado para mainframes IBM, sua única limitação é não acessar SQL ou XML, por motivos comerciais. 

#23. (CESPE – SERPRO/2013)  Mainframes são computadores de grande porte projetados para lidar com grande vazão de dados e para serem altamente confiáveis e seguros.

#24. (CESPE – SERPRO/2013)  Um mainframe possui múltiplas unidades de processamento, sendo cada unidade um processador comum, tipicamente Intel ou AMD.

#25. (CESPE – PC-AL/2012)  Os mainframes, computadores com alta capacidade de armazenamento de dados, têm baixa capacidade de memória, não sendo indicados para o acesso simultâneo de diversos usuários.

#26. (FMP Concursos – PROCEMPA/2012)  A arquitetura IBM System z tem diversas características de vanguarda que proporciona aos mainframes dessa arquitetura muitas vantagens. Qual das características a seguir NÃO é uma dessas características?

#27. (CESPE – MS/2013) O sistema operacional z/OS foi desenvolvido em 32 bits para mainframes e não teve uma implementação aderente ao POSIX (portable operating system interface).

#28. (CESPE – TJ-SE/2014) Os mainframes IBM recentes possuem, em sua arquitetura de hardware, não apenas uma CPU (central processing unit), mas também um CPC (central processor complex), o qual pode conter diferentes tipos de processadores a serem utilizados para diferentes propósitos.

#29. (CESPE – SERPRO/2013) O sistema operacional z/OS, desenvolvido e mantido pela IBM, é de 64 bits para mainframe. O seu sucessor, conhecido como OS/390, combina características do MVS e do Unix System Services.

#30. (CAIP-IMES – Prefeitura de São Paulo – SP/2014) A maioria dos usuários TSO (Ferramenta Mainframe IBM), utiliza uma coleção de painéis e menus que oferecem um grande conjunto de funções para assisti-los no uso do sistema. Essa interface é denominada

#31. (CESGRANRIO – IBGE/2010) Durante uma reunião para discutir integração entre plataformas, um analista fez as seguintes observações: 
 I – IBM Mainframes série System Z suportam integração através de JMS; 
 II – utilização de SOA e de Web-to-Host constituem duas formas de disponibilizar aplicações de um Mainframe em plataforma baixa; 
 III – File Transfer Protocol (FTP) utiliza o TCP / IP e fornece uma maneira de transmitir arquivos entre diversos sistemas, incluindo Mainframes, sistemas Linux, sistemas UNIX e servidores Windows. 
Está(ão) correta(s) a(s) observação(ões)

Ver Resultado

 

Deixe uma resposta