Questões – Projeto de Interface

Juliana Jenny Kolb

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Questões – Projeto de Interface

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

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#1. (FUNCAB-EMDUR/2014) É um exemplo de métrica utilizada para aferir a facilidade de uso de um sistema:

#2. (CONSULPLAN – TRE-RJ/2017) “Os padrões de projeto abrangem um amplo aspecto de abstração e aplicação. Os padrões de _________________ descrevem problemas de projeto de caráter amplo e diverso, resolvidos usando-se uma abordagem estrutural. Os padrões de ________________ descrevem problemas orientados a dados recorrentes e as soluções de modelagem de dados que podem ser usadas para resolvê-los. Os padrões de __________________ tratam de problemas associados ao desenvolvimento de subsistemas e componentes, a maneira através da qual eles se comunicam entre si e seu posicionamento em uma arquitetura maior. Os padrões de ________________ descrevem problemas comuns de interface do usuário e suas soluções.” Acerca dos padrões de projeto de software, assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.”

#3. (UFF – UFF/2009) Segundo Pressman, são atividades de arcabouço abrangidas pelo processo de projeto de interface com o usuário as abaixo relacionadas, EXCETO:

#4. (Quadrix – CRO-PR/2016) A prototipação é um processo que tem como objetivo facilitar o entendimento dos requisitos, apresentar conceitos e funcionalidades do software. Qual categoria de prototipação pode ser considerada completa e representativa, por possuir, além da parte visual, uma série de detalhes de estética e efeitos de interação, proporcionando uma experiência rica e realista?

#5. (FGV – BADESC/2010) O Projeto de software é o primeiro passo da fase de desenvolvimento de qualquer produto ou sistema de engenharia.  
  Do ponto de vista técnico, a fase de projeto produz:

#6. (VUNESP – TCE-SP/2015) O padrão de projeto singleton tem por objetivo

#7. (CESGRANRIO – Petrobras/2008) Assinale a opção que NÃO expressa um princípio de projeto de interface com o usuário.

#8. (Quadrix – DATAPREV/2011) Representam princípios de projeto de interface de usuário, exceto:

#9. (IFB – IFB/2017) No projeto de interface com o usuário são considerados 4 modelos ou visões. São eles:

#10. (ESAF – CVM/2010) São princípios para projeto e avaliação de interfaces humano-computador para aplicações de escritório:

#11. (FCC – DPE-SP/2015) Um Programador da Defensoria Pública do Estado de São Paulo foi designado para realizar o projeto da interface do usuário de um sistema. Ao seguir os princípios para o projeto da interface, o programador NÃO DEVE permitir que

#12. (FGV – IBGE/2017) Durante a etapa de planejamento de um projeto para a web, é preciso descrever os elementos que representam as interações entre o usuário e o website.  
A ferramenta recomendada para realizar essa descrição é:

#13. (CESPE – TCE-RN/2015) Em uma organização, o projeto de um software é dividido em aspectos gerenciais — com as etapas de projeto preliminar e projeto detalhado — e em aspectos técnicos — com as etapas de projeto de dados, projeto arquitetural, projeto procedimental e projeto de interface.

#14. (FCC – TRT – 23ª REGIÃO (MT)/2011) O gestor de projetos tem, entre outras atividades, a função de estabelecer os objetivos e parâmetros a serem seguidos no desenvolvimento dos projetos. Se a fase do projeto requer identificação e soluções de interfaces, ele deverá

#15. (FCC – TRE-AM/2010 )No projeto de interfaces, é um método que pode ser aplicado em qualquer fase do desenvolvimento da interface e enfatiza o primeiro contato do usuário com a interface, tentando minimizar seu esforço de leitor ao entender o layout:

#16. (CONSULPLAN – Câmara de Belo Horizonte – MG/2018) “Um protótipo de projeto de interface é uma composição ou simulação de uma tela, um formulário ou relatório de computador. Um protótipo é preparado para cada interface do sistema, a fim de mostrar aos usuários e aos programadores como o sistema se comportará.” São conhecidas três abordagens mais comuns para a prototipação de interface, EXCETO:

#17. (CESGRANRIO – Petrobras/2008) Uma das técnicas empregadas no projeto de interfaces de sistemas é a condução de testes de usabilidade, cujos resultados fornecem importantes indicadores para melhorar a qualidade da interface. Os testes de usabilidade consistem em

#18. (IFB – IFB/2017) Avalie as afirmativas abaixo sobre o projeto de interface com usuário. 
I) Deixar o usuário no comando, reduzir a carga de memória do usuário e tornar a interface consistente são regras de ouro para o projeto de uma boa interface de usuário. 
II) O projeto de uma interface consistente implica manter as informações visuais organizadas, de acordo com as regras de projeto, ao longo de todas as exibições de telas. 
III) O projeto de uma interface de usuário deve maximizar a utilização de recursos gráficos. 
IV) Manter a consistência de interface ao longo de uma família de aplicações leva à adoção de padrões já previamente aceitos e incorporados pelo usuário. 
V) O layout visual da interface deve se basear em uma metáfora do mundo real. 
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas acima que estão CORRETAS.

#19. (FEC – DETRAN-RO/2007) Em relação à engenharia de software, a atividade em que o analista deve conhecer o domínio da informação do software tanto quanto a função necessária, o comportamento, o desempenho e a interface, é conhecida como:

#20. (CESPE – TRT – 7ª Região (CE)/2017) Algumas práticas de desenvolvimento de interfaces melhoram a experiência do usuário, entre elas o(a)

#21. (FUNCAB-EMDUR/2014) No projeto de interfaces, o princípio que prevê que a interface deve fornecer feedback significativo, quando ocorrerem erros, e oferecer recursos sensíveis ao contexto de ajuda ao usuário, é:

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