Questões – RAID

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI)

Materiais de Estudo disponíveis

Apostila on-line 1596_64x64

Questões – RAID

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (IESES – IGP-SC/2017) Considere um arranjo do tipo RAID 5 composto por cinco discos rígidos, cada um com 4 TB de capacidade, totalizando 20 TB de armazenamento total. A respeito desse arranjo, é possível afirmar corretamente que:

#2. (UTFPR – UTFPR/2017) O RAID (Redundant Array of Inexpensive Disks) é uma tecnologia largamente utilizada em ambientes computacionais para prover maior segurança e/ou desempenho. Assinale alternativa correta a respeito do RAID. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto: </br>

– O RAID 5 utiliza um sistema de paridade para manter a integridade dos dados, dividindo os arquivos em fragmentos de tamanho configurável, sendo que para cada grupo de fragmentos é gerado um fragmento adicional, contendo códigos de paridade. </br> </br>

Errado: </br>

– O RAID 0 permite utilizar dois discos rígidos, sendo que o segundo armazenará uma imagem idêntica do primeiro. </br>

Em uma configuração RAID 0, os dados são distribuídos pelos HDDs de um conjunto RAID. Ela utiliza a capacidade integral de armazenamento distribuindo strips de dados por múltiplos HDDs de um conjunto RAID. </br> </br>

– O RAID 1 é utilizado unicamente para melhorar o desempenho dos discos rígidos. </br>

Em uma configuração RAID 1, os dados são espelhados para melhorar a tolerância a falhas. </br> </br>

Por combinar os métodos RAID 0 e RAID 1, o RAID 10, pode ser utilizado apenas com 3 ou mais discos rígidos. </br>

No RAID 10, os dados são primeiro espelhados e depois ambas as cópias são divididas em múltiplos HDDs de um conjunto de RAIDs. Quando um drive com falha for substituído, apenas o espelho é reconstruído. </br> </br>

– O RAID 6 é semelhante ao RAID 5, porém utiliza apenas metade dos bits de paridade, melhorando o desempenho. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: RAID ( )

#3. (FCM – IF Baiano/2017) Associe as colunas, relacionando os níveis de RAID às suas características próprias. Níveis  
 RAID1 
 RAID2 
 RAID3  
 RAID4 
 RAID5 
 Características 
 ( ) A segmentação dos dados em tiras é realizada com blocos de tamanho fixo. 
 ( ) Divide os dados em tiras no nível do bit ou do byte. 
 ( ) O cálculo de paridade é XOR ECC distribuída. 
 ( ) A técnica de paridade é Hamming ECC. 
 ( ) Utiliza o recurso de espelhamento. 
 A sequência correta dessa associação é

#4. (ESAF – ESAF/2015) O nível de RAID (Redundant Array of Independent Drives) que utiliza paridade dupla e que garante a integridade dos dados em caso de até 2 dos HDs falharem ao mesmo tempo é o

#5. (CESPE – ANTAQ/2014) As soluções de RAID 1 necessitam de, no mínimo, dois discos, possuem bom desempenho e fornecem redundância de dados.

#6. (FCC – TRT – 1ª REGIÃO (RJ)/2014) O nível de RAID que implementa com, no mínimo, dois discos o espelhamento de disco para, em caso de problema com um deles, o outro possa manter a continuidade de operação do sistema, é o

#7. (CESGRANRIO – Banco da Amazônia/2014) Para garantir tolerância a falhas nos discos, um administrador de sistema decide implantar a tecnologia de espelhamento. Para isso, ele deve configurar os discos com o RAID

#8. (FEPESE – MPE-SC/2014) A tecnologia RAID (Redundant Arrays of Independent Disks) permite a um computador usar duas ou mais unidades de disco rígido ao mesmo tempo. A tecnologia RAID trata várias unidades como uma unidade contígua. Com relação a esta tecnologia, é correto afirmar:

#9. (FGV – IBGE/2017) Para melhorar o desempenho e a segurança do disco rígido do sistema computacional de uma organização foi decidido utilizar um mecanismo que implementa o espelhamento de disco. 
 Por meio deste mecanismo, todos os dados do sistema são gravados em dois discos diferentes. Caso um setor de um dos discos falhe é possível recuperá-lo copiando os dados contidos no segundo disco. 
 Esse mecanismo de espelhamento de disco é denominado: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

#10. (CEPERJ – Rioprevidência/2014) Um sistema de armazenamento RAID constitui o modo mais empregado em servidores com um grande número de HDs. Suas características são:
– Usa um sistema de paridade para manter a integridade dos dados. Os arquivos são divididos em fragmentos e, para cada grupo destes, é gerado um fragmento adicional, contendo códigos de paridade. Os códigos de correção são espalhados entre os discos, o que permite gravar dados simultaneamente em todos os HDs, melhorando o desempenho.
– Pode ser usado a partir de 3 discos. Independentemente da quantidade de discos usados, sempre o espaço equivalente a um deles será perdido. Por exemplo, em um NAS com 4 HDs de 1 TB, resultaria 3 TB de espaço disponível.
– Os dados continuam seguros caso qualquer um dos HDs usados falhe, mas se um segundo HD falhar antes que o primeiro seja substituído, ou antes que a controladora tenha tempo de regravar os dados, todos os dados são perdidos.
O tipo descrito é denominado RAID:

#11. (FCC – AL-PE/2014) No Windows 7 está presente o recurso de RAID (Redundant Array of Independent Disks), o qual permite transformar discos independentes de um computador em um conjunto logicamente interdependente. Sobre as possibilidades de configuração do RAID, é correto afirmar:

#12. (FGV- DPE-RJ/2014) Existem diversos tipos de RAID (Redundant Array of Independent Disks). Para fazer simplesmente o espelhamento de discos, de modo que as informações sejam armazenadas simultaneamente em mais de um disco, criando copias idênticas, deve-se implementar um esquema de

#13. (FCC – TRF – 3ª REGIÃO/2014) Considere os seguintes arranjos de armazenamento utilizando RAID.
I. Dois discos de 100GB são utilizados, resultando em uma área de armazenamento de 200GB. O sistema será comprometido se apenas um dos discos falhar.
II. Três discos de 100GB são utilizados, resultando em uma área de armazenamento de 200GB. Caso um dos discos falhe, o sistema continua em funcionamento.
III. Quatro discos de 100GB são utilizados, resultando em uma área de armazenamento de 200GB. Dois discos são utilizados para espelhamento.
É correto dizer que estes arranjos condizem, respectivamente, a:

#14. (FCC – TRT – 5ª Região (BA)/2013) A tecnologia RAID divide ou duplica a tarefa de um disco rígido por mais discos, de forma a melhorar o desempenho ou a criar redundância de dados, em caso de uma avaria na unidade. A seguir estão descritos dois níveis de RAID:
I. É uma boa opção se a segurança for mais importante do que a velocidade. Os discos devem ter a mesma capacidade. A capacidade de armazenamento é calculada através da multiplicação do número de unidades pela capacidade do disco dividido por 2.
II. É ideal para os usuários que necessitam o máximo de velocidade e capacidade. Todos os discos devem ter a mesma capacidade. A capacidade de armazenamento é calculada através da multiplicação do número de unidades pela capacidade do disco. Se um disco físico no conjunto falhar, os dados de todos os discos tornam-se inacessíveis.
Os níveis de RAID descritos em I e II são, respectivamente,

#15. (FUNDATEC – BRDE/2015) Quantos discos, no mínimo, são necessários no RAID-5?

#16. (FUNDATEC – BRDE/2015) Com relação ao RAID-0, qual o nível de redundância? ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

RAID 0 é usado em aplicativos que precisam de altas taxas de transferência de I/O. Todavia, se esses aplicativos requererem alta disponibilidade, o RAID 0 NÃO fornecerá proteção e disponibilidade de dados no caso de falhas nos drives.  </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: RAID ( )

#17. (IADES- PCDF/2016) O sistema Redundant Array of Independent Disks (RAID) proporciona melhorias no acesso aos dados gravados em discos rígidos pelo aumento do desempenho, da segurança e da tolerância a falhas. A respeito dos diversos tipos de RAID, assinale a alternativa correta.

#18. (INAZ do Pará – DPE-PR/2017)  A busca por diversas formas de proteger as informações contidas em seus dispositivos sob quaisquer circunstâncias levou as empresas a adotarem uma solução que utiliza vários discos rígidos em uma disposição específica denominada RAID (Redundant Array os Idependent Drives). Essa solução cria um subsistema de armazenamento composto por vários discos individuais, com finalidade de ganhar segurança e desempenho. 
 Sobre esse assunto, marque a alternativa correta com a descrição do nível da RAID responsável por realizar o que comumente chamamos de mirroring? 

#19. (INAZ do Pará – DPE-PR/2017) A segurança das informações de um sistema é algo muito importante, as empresas estão sempre em busca de soluções para manter seus arquivos protegidos, principalmente no caso de perdas. Uma forma eficiente de proteger estes arquivos é utilizar a Técnica de Redundância RAID. Com base nesta técnica, qual a quantidade mínima de discos necessário para o RAID 5, e qual sua principal característica? 

#20. (CS-UFG – CELG/GT-GO/2017) Um sistema NAS (Network Attached Storage) para uso corporativo deve prover altos níveis de disponibilidade, segurança, tolerância a falhas e desempenho. Que elementos de hardware e software devem necessariamente estar presentes na configuração de um sistema NAS para atender a estes requisitos? 

#21. (FUNRIO – SESAU-RO/2017) Um nível de RAID muito utilizado é conhecido como espelhamento de disco e permite usar dois discos rígidos, onde cada um deles é a cópia idêntica do outro. Ao usar este tipo de RAID caso um dos dois discos falhe, por qualquer motivo, haverá uma cópia operacional e funcional armazenada no outro. Este tipo de RAID é o:

#22. (IBFC – POLÍCIA CIENTÍFICA-PR/2017) Sistemas de armazenamento RAID (Redundant Array of Independent Disks) permitem o aumento do desempenho e/ou da tolerância à falha de sistemas de armazenamento. Uma determinada instalação utiliza o seguinte arranjo: 2 discos de 500 GB em RAID nível 0 e 2 discos de 300 GB em RAID nível 1. Indique a alternativa que representa a correta capacidade de armazenamento disponível somente para dados corporativos:

#23. (FGV – ALERJ/2017) Aumentar a confiabilidade e o desempenho do sistema de armazenamento de dados é um requerimento de infraestrutura comumente observado pelas empresas. 
 Uma forma de atingir esse objetivo é por meio da estratégia de distribuir os dados em vários discos combinada com a utilização da técnica de espelhamento, porém, sem o uso do mecanismo de paridade.

#24. (FCC – TRT-11ª Região (AM e RR)/2017) RAID é uma técnica na qual múltiplos drives de disco são combinados em uma unidade lógica. Há dois métodos de implementação de RAID: por hardware e por software. RAID por software

#25. (FCC – TRT-11ª Região (AM e RR)/2017) Um dos servidores computacionais do TRT utiliza o esquema de armazenamento RAID 1 no qual os dados são armazenados de forma. 

#26. (FUNECE – UECE/2017) Identifique, dentre as alternativas a seguir, aquela que contém somente níveis válidos do sistema de armazenamento RAID (Redundant Array of Independent Disks, ou Conjunto Redundante de Discos Independentes). 

#27. (INSTITUTO AOCP – EBSERH/2017) Essa tecnologia permite combinar vários discos rígidos, os chamados HD, que formam uma unidade lógica. Dessa forma, os mesmos dados são armazenados em todos. Podemos dizer que essa tecnologia é um grupo de HDs que funciona como se fosse um só. A sua funcionalidade faz com que o sistema tenha grande tolerância a falhas, pois, caso um disco apresente falha, os demais continuarão em funcionamento. Podem também ser configurados para trabalharem em modo striping (fracionamento), em que os dados podem ser fracionados entre os HDs. Dessa forma o acesso à informação se torna mais rápido. Qual é essa tecnologia?

#28. (TRE/MA-IESES/2015) O arranjo de redundância RAID 1 estabelece o uso de duas unidades de armazenamento espelhadas, para que, se uma delas falhar, a outra permaneça em operação sem que o usuário final perceba o problema. RAID 1 é, portanto, uma técnica de redundância de dados que:
I. Suplementa a técnica de backup em fitas magnéticas.
II. Substitui a técnica de backup em fitas magnéticas.
Justamente porque:
III. Provê recuperabilidade mediante apagamento acidental de arquivos de um usuário.
IV. Não provê recuperabilidade mediante apagamento acidental de arquivos de um usuário.
São corretas as afirmações:

#29. (VUNESP – TCE-SP/2015) raid   De acordo com a localização dos dados e de suas respectivas informações de paridade (indicadas com o sufixo “p”), pode-se concluir corretamente que os níveis RAID identificados pelas letras X e Y correspondem, respectivamente, ao

Ver Resultado

Deixe uma resposta