Teste 1: Cliente/Servidor

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) > Questões Redes de ComputadoresQuestões Cliente/Servidor

Teste 1: Cliente/Servidor

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (CESPE – TRE-PI/2016) Com relação à arquitetura cliente/servidor, correio eletrônico e tecnologias associadas, assinale a opção correta.

#2. (FCC – TRT – 5ª Região (BA)/2013) Um navegador ou browser é um software que permite que um usuário visualize e interaja com documentos hipermídia distribuídos na Internet. O browser é o lado …I… na arquitetura …II…..definida pelo WWW (World Wide Web). Existem diversos..III…… WWW, programas que ficam à espera de requisições de browsers solicitando documentos HTML ou informações de outros tipos (imagens, sons etc). O protocolo mais comumente utilizado é o HTTP, mas outros protocolos implementam transações seguras, com emprego de recursos de criptografia.  
 Preenchem, correta e respectivamente, as lacunas I, II e III:

#3. (FAPERP – SeMAE/2015) Antes de se navegar por uma página web, é necessário fazer a solicitação dessa página, através de um navegador. Essa solicitação é realizada ao ____________________ que devolve a página para que o usuário, __________________, possa utilizar todos os seus recursos e informações nela contidos. 
Assinale a alternativa que preenche, corretamente, as duas lacunas:  

#4. (Quadrix – COFECI/2017) A respeito da arquitetura cliente-servidor, julgue o item.  
 Para que esse modelo funcione corretamente, é imprescindível que os servidores conheçam a identidade e a quantidade de clientes que acessam seus serviços. 

#5. (Quadrix – COFECI/2017) A respeito da arquitetura cliente-servidor, julgue o item.  
Nessa arquitetura, os clientes acessam os serviços fornecidos pelos servidores por meio de protocolo de solicitação-resposta, como, por exemplo, o FTP. Em função de incompatibilidades técnicas, o protocolo HTTP não é utilizado na arquitetura cliente-servidor.

#6. (Quadrix – COFECI/2017) A respeito da arquitetura cliente-servidor, julgue o item.  
Os principais componentes da arquitetura cliente-servidor são um conjunto de servidores, um conjunto de clientes e uma rede.

#7. (Quadrix – COFECI/2017) A respeito da arquitetura cliente-servidor, julgue o item.  
Geralmente, as arquiteturas cliente-servidor são consideradas como arquiteturas de sistemas distribuídos.

#8. (Quadrix – COFECI/2017) A respeito da arquitetura cliente-servidor, julgue o item.  
Uma das vantagens desse modelo está relacionada à segurança e à disponibilidade, uma vez que cada serviço não é considerado como um ponto único de falha. Dessa forma, há uma garantia de que não existam ataques maliciosos e interrupções dos serviços.

#9. (CESPE – TRT – 7ª Região (CE)/2017) Nas arquiteturas cliente/servidor multicamadas, a camada que representa o conjunto de serviços oferecidos por diferentes sistemas, como, por exemplo, o acesso a bases de dados e a outras aplicações, é a camada de

#10. (CESPE – TRT – 7ª Região (CE)/2017) Em relação à arquitetura cliente/servidor, assinale a opção correta.

#11. (CONSULPLAN – TRE-RJ/2017) Segundo Sommerville (2011), os projetistas de sistemas distribuídos precisam organizar seus projetos de sistema para equilibrar desempenho, confiança, proteção e capacidade de gerenciamento do sistema. Não existe um modelo de organização de sistema distribuído aplicável a todas as circunstâncias, de modo que surgiram vários estilos de arquitetura. Ao projetar uma aplicação distribuída, deve-se escolher um estilo de arquitetura que ofereça suporte aos requisitos não funcionais críticos de seu sistema. De acordo com o autor, a arquitetura cliente-servidor multicamadas é usada:

#12. (CESPE – TRT – 7ª Região (CE)/2017) Na arquitetura web, existe um padrão que, além de usar o protocolo HTTP para a comunicação entre cliente e servidor, pode utilizar outros protocolos, como o DCOM (voltado para sistema de objetos distribuídos), no qual o navegador da Web age também para recebimento de um sistema de objetos distribuídos. Trata-se do padrão 

#13. (FGV – SEPOG – RO/2017) Em uma arquitetura de rede do tipo cliente/servidor, a estrutura que agrega endereço IP e número de porta é conhecida como

#14. (CS-UFG – IF-GO/2017) Um navegador de rede, navegador web, navegador da internet ou simplesmente navegador, é um programa que habilita seus usuários a interagirem com documentos HTML hospedados em um site da rede Um navegador web é baseado em qual arquitetura de redes?

#15. (FCM – IF Baiano/2017) Os padrões arquiteturais descrevem a arquitetura, explicam quando elas podem ser usadas e discutem suas vantagens e desvantagens. Associe as colunas, relacionando os padrões arquiteturais aos cenários em que são geralmente utilizados. 
  Padrões  
 1- Client-server
– Pipe and filter 
 3- Layers 
 4- Model-ViewController 
 5- Repository 
 Cenários 
 ( ) Quando há necessidade de manter uma gerência centralizada de todos os dados, de modo que este seja acessível a todos os componentes do sistema, possibilitando uma interação indireta entre eles. 
 ( ) Em aplicações de processamento de dados, em que as entradas são processadas em etapas separadas, nas quais os dados fluem de um componente para outro para processamento. 
 ( ) Quando há possibilidade de incorporar novos requisitos não funcionais, como distribuição, segurança, persistência, entre outros, de modo a minimizar modificações no restante do sistema em razão da integração desse novo requisito. 
 ( ) Quando há necessidade de que os dados sejam mantidos de maneira independente de sua apresentação, de modo que possam existir diversas maneiras de visualizar e interagir com os dados. 
 ( ) Quando os dados compartilhados precisam ser acessados a partir de uma série de locais, podendo ser usados, também, quando a carga em um sistema é variável. 
 A sequência correta dessa associação é

#16. (FGV – IBGE/2017) Marcos preparou os servidores que administra para a entrada no horário de verão por meio das seguintes ações: 
• ativou o cliente NTP4 em todos os servidores da rede; 
• implementou um servidor NTP primário para propagar a hora correta para outros dois servidores NTP secundários; 
• sincronizou os horários dos demais servidores com os servidores NTP secundários; 
• sincronizou os horários das estações de trabalho com sua própria estação de trabalho, cujo cliente NTP estava sincronizando horário com o servidor NTP primário da rede. 
Com o início do horário de verão, Marcos percebeu que todos os servidores estavam no fuso horário correto e com os horários sincronizados corretamente, porém as estações de trabalho estavam com o horário errado, apesar de estarem no fuso certo. A característica do NTP4 que impediu que a estação de trabalho do Marcos sincronizasse horário com as demais estações foi: 

#17. (Quadrix – CFO-DF/2017) No modelo cliente-servidor de várias camadas, o cliente realiza comunicação direta com o servidor de banco de dados, proporcionando eficiência no processamento das consultas.

#18. (Quadrix – CFO-DF/2017) Com relação à arquitetura cliente-servidor multicamadas, julgue o item subsequente.  
 A camada de apresentação, considerada como uma camada bastante leve, permite fazer a interação do usuário com o sistema.

#19. (Quadrix – CFO-DF/2017) Com relação à arquitetura cliente-servidor multicamadas, julgue o item subsequente.  
Nessa arquitetura, caso haja necessidade de realizar alteração de um arquivo de configuração referente às regras de negócio no servidor de aplicação, essa alteração não será vista por todas as aplicações-clientes em virtude de essas aplicações acessarem diversas camadas propostas pela arquitetura, o que consiste em sua maior desvantagem.

#20. (Quadrix – CFO-DF/2017) Com relação à arquitetura cliente-servidor multicamadas, julgue o item subsequente.  
Na arquitetura cliente-servidor multicamadas, o número de conexões no banco de dados é proporcional à quantidade de estações-clientes conectadas ao banco. Na prática, para cada conexão aberta de um cliente, também será aberta uma conexão no servidor de banco de dados.

#21. (Fundação La Salle – SUSEPE-RS/2017) O modelo cliente/servidor é bastante utilizado tanto no contexto da Intranet, quanto do acesso à Internet nas empresas. Sobre este modelo, analise as assertivas abaixo. 
I – É um modelo composto por, pelo menos, dois equipamentos interligados em rede. 
I I- O cliente envia a solicitação ao servidor que executa o que foi solicitado ou procura a informação solicitada e retorna ao cliente. 
I I I – O servidor é sempre responsável por iniciar uma comunicação, sendo que o cliente trabalha de forma reativa, respondendo às requisições do servidor.  
É(são) característica(s) do modelo cliente/servidor o que se afirma em: 

#22. CONSULPLAN – TRF – 2ª REGIÃO/2017) Analise as afirmativas a seguir.  
 I. Em uma arquitetura de objetos distribuídos, os componentes fundamentais do sistema são objetos que fornecem uma interface para um conjunto de serviços fornecidos sem a necessidade de distinção entre cliente e servidor.  
 II. Os objetos podem ser distribuídos entre uma série de computadores na rede e se comunicam através de um middleware. Esse middleware é chamado de requisitor de objetos.  
 III. Como alternativa, pode-se usar uma abordagem de objetos distribuídos para implementar sistemas cliente-servidor.  
 IV. Arquitetura cliente-servidor e de objetos distribuídos são paradigmas distintos, inviabilizando alternativas de implementação de arquiteturas mistas entre as duas.  
 V. A maior desvantagem de arquiteturas de objetos distribuídos é que são mais complexas de projetar do que sistemas cliente-servidor.  
 Está(ão) INCORRETA(S) apenas a(s) afirmativa(s) 

#23. CONSULPLAN – TRF – 2ª REGIÃO/2017) Sobre a arquitetura cliente-servidor, analise as afirmativas a seguir. 
 I. Em um modelo cliente-magro, todo o processamento da aplicação e o gerenciamento de dados são realizados no servidor. O cliente é responsável simplesmente por executar o software de apresentação. 
 II. No modelo cliente-gordo, o servidor é responsável pelo gerenciamento de dados e pela lógica da aplicação. As interações com o usuário do sistema ficam a cargo do cliente. 
 III. Ainda que o modelo cliente-gordo distribua o processamento mais eficientemente do que um modelo cliente-magro, o gerenciamento do sistema é mais simplificado. 
 IV. Uma desvantagem considerável do modelo cliente-magro é que ele impõe uma grande carga de processamento sobre o servidor e a rede. O servidor é responsável por todo o processamento […]. 
 Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s) 

#24. (CESPE – FUB/2016) Em uma arquitetura cliente-servidor do tipo multinível, uma aplicação ou um computador atua ou como servidor para outros clientes, ou como cliente para outros servidores, mudando de acordo com um chaveamento físico ou lógico.

#25. (CESPE – SEDF/2017) Acerca das arquiteturas TCP/IP e cliente/servidor, julgue o item a seguir.  
 Na Internet, a transferência de arquivos pode ser realizada por meio do FTP e a transferência de mensagens, por meio do SMTP. Embora ambos os protocolos exijam conexões de controle, eles possuem estratégias de comunicação diferentes para suas conexões de controle.

#26. (CESPE – FUB/2016) A respeito da arquitetura cliente-servidor, julgue o seguinte item.  
Em uma aplicação de gerenciamento de dados centralizado, as funcionalidades de apresentação e lógica do negócio ficam no cliente, enquanto as funcionalidades de armazenamento e persistência de dados permanecem no servidor.

#27. (CESPE – FUB/2016) A respeito da arquitetura cliente-servidor, julgue o seguinte item.  
A comunicação entre cliente e servidor ocorre de forma síncrona, de modo que o cliente efetua uma requisição ao servidor e aguarda uma resposta para prosseguir para a próxima tarefa.

#28. (CESPE – FUB/2016) A respeito da arquitetura cliente-servidor, julgue o seguinte item.  
Os processos de cliente e de servidor devem ser executados em computadores diferentes.

#29. (CESPE – FUB/2016) A respeito da arquitetura cliente-servidor, julgue o seguinte item.  
Na arquitetura cliente-servidor, o cliente é o processo reativo, pois depende da interação com o usuário, e o servidor é o processo ativo, pois está disponível para atender a requisições.

#30. (FUNCAB – SESACRE/2014) A arquitetura cliente/servidor apresenta características específicas, EXCETO:

Ver Resultado

 

Deixe uma resposta