Teste 1: Frase, Oração e Período – Coordenação e subordinação

Juliana Jenny Kolb

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Teste 1: Frase, Oração e Período – Coordenação e subordinação

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (CESPE – TRE-PE/2017)
cg3
No texto CG3A1AAA, a locução “uma vez que” (l.28) introduz no período em que ocorre uma ideia de

#2. (IADES – Fundação Hemocentro de Brasília – DF/2017) Considerando como referência as classes de palavras e as relações sintáticas que constituem o período “‘É preciso um esforço educacional em escolas e por meio de campanhas públicas para garantir que as pessoas entendam a necessidade e se disponham a doar sangue regularmente.’” (linhas de 23 a 26), assinale a alternativa correta.

#3. (FAUEL – PROAMUSEP/2017) Assinale a alternativa abaixo que apresenta uma Oração Coordenada Adversativa: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Oração Coordenada Adversativa </br>  </br>

Os conectivos que coordenam as orações adversativas são: e, mas, contudo, todavia, entretanto, porém, no entanto, ainda, assim, senão.
Exemplo: Eles queriam sair, porém estava chovendo. </br>  </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Orações Coordenadas ( )

 

 

#4. (IBADE – SEJUDH – MT/2017) Sobre a oração destacada em “As primeiras palavras foram pronunciadas para exprimir o QUE NÃO VEMOS” é correto afirmar que:

#5. (UFPA – UFPA/2017) As orações destacadas no trecho “Acontece, entretanto, que esse computador ‘que é o corpo humano’ tem uma peculiaridade ‘que o diferencia dos outros’: o seu hardware, o corpo, é sensível às coisas ‘que o seu software produz’. Pois não é isso que acontece conosco? Ouvimos uma música e choramos. Lemos os poemas eróticos do Drummond e o corpo fica excitado.” (linhas 41 a 44) são

#6. (UFPA – UFPA/2017) A oração destacada no trecho “Pois foi isso que aconteceu com aquelas pessoas que citei no princípio: a música ‘que saía do seu software’ era tão bonita que o seu hardware não suportou.” (linhas 47 e 48)

#7. (INSTITUTO AOCP – EBSERH/2017) Assinale a alternativa correta em relação à classificação das orações.

#8. (IBADE – Prefeitura de Rio Branco – AC/2017) Sobre o segmento “Dez minutos depois, chegou lá e viu que se tratava de um lampião.” é correto afirmar que:

#9. (IBADE – Prefeitura de Rio Branco – AC/2017) Pode-se afirmar que a oração destacada em “Quando viu Lúcia, ficou tão espantado QUE DEIXOU CAIR OS EMBRULHOS.” é subordinada:

#10. (FURB – ISSBLU/2015) blu-texto1 Escreva V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas:
( ) A crase é facultativa em “O jovem monge instala […] o velhíssimo velhinho junto a uma mesa imensa […]” (segundo parágrafo).
( ) No sétimo parágrafo, pode-se substituir a expressão “para a” por “à”: “[…] trabalhando mais do que seria necessário à nossa dignidade […]”.
( ) Há uma oração explicativa em “[…] toque essa sineta que eu venho acudi-lo.”
( ) Em “O monge centenário chora e repete certas palavras que o moço custa a entender:”, o período é composto por coordenação e por subordinação.
( ) As palavras “portinhola”, “historinha”, “livrão” e “dignidade” foram empregadas no texto em sentido figurado.

#11. (IF-ES – IF-ES/2016) Atente às considerações acerca do texto:
I) O pronome “nós” (linha 14) recebe acento gráfico por ser uma caso de acento diferencial, que distingue de seu homônimo átono “nos”, regra essa contemplada no Novo Acordo Ortográfico em vigor no Brasil.
II) No trecho “Há referências a paixões de europeus por índias […]”, tem-se um caso de verbo impessoal, o que justifica sua flexão no singular.
III) Em “à superioridade ativa dos machos”, o acento grave foi utilizado por se tratar de uma exigência da regência verbal.
IV) A conjunção coordenativa empregada no trecho “[…] e vieram as órfãs […]” tem o mesmo valor semântico da empregada neste outro: “[…] e para o ranger dos catres […]”.
V) No trecho “[…] das quais temos quase sempre apenas um nome vago […]”, tem-se um pronome relativo aglutinado a uma preposição, exercendo função coesiva na retomada do termo “mulheres de antigamente”.
Estão CORRETAS as declarações feitas em

#12. (IBADE – Prefeitura de Rio Branco – AC/2017) A oração “Negro e branco designam, portanto, categorias essencialmente políticas” é coordenada:

#13. (INSTITUTO AOCP – EBSERH/2017) Assinale a alternativa correta em relação à classificação das orações.

#14. (INSTITUTO AOCP – EBSERH/2017) Em relação ao excerto “Alguns links eu abriria, mas sem usurpar excessivamente o tempo dedicado à leitura do jornal, que acontece depois, enquanto tomo meu café.”, assinale a alternativa correta.

#15. (INSTITUTO AOCP – EBSERH/2017) Orações coordenadas sindéticas adversativas e orações subordinadas adverbiais concessivas têm uma estrutura diferente, mas apresentam sentido semelhante. Considerando o exposto, assinale a alternativa em que a reescrita do período “Como esperado, pessoas que estavam sozinhas disseram ter expectativas menores para a visita, mas o resultado final foi bem diferente das previsões” está correta gramaticalmente.

#16. (INSTITUTO AOCP – EBSERH/2017) Assinale a alternativa correta em relação à classificação das orações.

#17. (CESPE – SEDF/2017)
a lingua
Com referência às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o próximo item.
O primeiro parágrafo do texto é um período composto por orações coordenadas.

#18. (FCM – IF-RJ/2017) No trecho: “Ainda que estimativas sejam incertas, parece claro que estamos marchando resolutamente em direção a um ponto de saturação, no qual nossas práticas de extração e de exploração do solo e a demanda de uma população crescente e com afluência maior irão exaurir os recursos planetários.”, a oração grifada é sintaticamente classificada de oração subordinada adverbial

#19. (UFMT – POLITEC-MT/2017) Atenas, na Grécia Antiga, abrigou a primeira sociedade a acreditar em que a liberdade de expressão era essencial ao bom governo. Mais de 2.500 anos atrás, qualquer cidadão ateniense podia falar livremente à assembleia reunida perto da Acrópole. Todos ouviam. Decisões coletivas eram tomadas por meio do debate aberto e de argumentos racionais, no regime chamado de “democracia”. Não é à toa que, em grego antigo, discurso e razão são a mesma palavra logos, de onde derivaram a lógica e o racionalismo. Hoje, a liberdade de expressão não é um conceito uniforme. Mesmo as sociedades ocidentais, tidas como livres, a interpretam de modos distintos. As mesmas manifestações contra etnias ou culturas podem ser proibidas na Europa, mas permitidas nos Estados Unidos. A internet encurtou as distâncias, tornou mais agudos os dilemas — e mais urgentes as escolhas relativas à liberdade de expressão. À medida que governos e corporações digitais estabelecem controles sobre a informação, esvai-se o ideal da grande praça que traria, nos moldes atenienses, liberdade, democracia e racionalidade a bilhões de conectados.
No último período do texto, o conector “À medida que” estabelece qual relação de sentido com a oração seguinte? ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Proporção </br>

Correto -> Oração Subordinada Adverbial Proporcional – Exprime proporção entre as orações: principal e subordinada. Exemplo: À medida que o tempo passa, a chuva aumenta. </br> </br>

Finalidade </br>

Errado -> Oração Subordinada Adverbial Final – Exprime finalidade. Exemplo: Todos trabalham para que possam vencer. </br> </br>

Consequência  </br>

Errado -> Oração Subordinada Adverbial Consecutiva – exprime a consequência referente a oração principal. Exemplo: Gritei tanto, que fiquei sem voz. </br> </br>

Concessão </br>

Errado ->  Oração Subordinada Adverbial Concessiva – Indica permissão (concessão) entre as orações. Exemplo: Alguns se retiraram da reunião apesar de não terem terminado a exposição. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Orações Subordinadas ( )

#20. (INAZ do Pará – DPE-PR/2017) No fragmento “Conheci uma mulher cujo filho de 14 anos queria um par de tênis de marca.”, a oração em destaque é classificada como:

Correto: </br>  </br>

Oração Subordinada Adjetiva Restritiva: restringe a significação de seu antecedente.  </br>

-> “Conheci uma mulher cujo filho de 14 anos …” não é  qualquer mulher, é a mulher cujo o filho de 14 anos … </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Orações Subordinadas ( )

#21. (COMPERVE – MPE-RN/2017) Considere os períodos:
Tais dispositivos mostram que o modelo representativo de democracia é insuficiente para realizar o projeto constitucional. Para atender (1) a essa missão, é urgente engajar (2) a sociedade civil, por meio de mecanismos de participação e controle social.
Os verbos destacados constituem núcleos de orações as quais apresentam valor de

#22. (CS-UFG – CELG/GT-GO/2017) No trecho “Mas falta gente, somos carentes de pessoal capacitado”, a vírgula cumpre a função de estabelecer entre os dois enunciados uma relação: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Relação de Causa: </br> </br>

A vírgula exprime causa (já que, pois, uma vez que).

 

 

 

#23. (IBADE – PC-AC/2017) Sobre o segmento “Hoje são os agasalhos que lhe batem à porta, em belas mensagens coloridas.” é correto afirmar que:

#24. (IBADE – PC-AC/2017) Sobre o elemento destacado em “Não vale indagar SE a nossa avó chegou aqui de caravela ou de navio negreiro” é correto afirmar que:

#25. (UEM – UEM/2017) Em “As sobras de refeições aguentam alguns dias, se forem bem cozidas e guardadas, no máximo a 4ºC.” (nono parágrafo), a conjunção em destaque introduz uma

#26. (FEPESE – JUCESC/2017) Leia o texto.
Uma garotinha olha para a barriga da mãe grávida.
— Porque você tem uma barriga tão grande, mamãe?
— É por que seu pai me deu um bebê.
A menina sai do quarto correndo e encontra o pai.
– Papai, é verdade que o senhor deu um bebê para a mamãe?
– Sim!
— Pois fique sabendo que ela o comeu!
Avalie as afirmativas feitas sobre o texto.
1. A frase sublinhada exerce uma relação de subordinação com a primeira, sendo dela o sujeito.
2. Os termos “mamãe” e “papai” no texto exercem a mesma função sintática; ambos classificam-se como vocativo (segunda e quinta linhas, respectivamente).
3. O termo “porque” e “por que”, destacados no texto, estão corretamente empregados.
4. A última oração do texto exerce a função de objeto direto do verbo que a antecede.
5. Em “seu pai me deu um bebê” temos um pronome pessoal do caso reto em ênclise.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

#27. (FEPESE – JUCESC/2017) Leia o texto.
Açaí é bom, mas engorda.
Sabe aquele grupo de antocianinas que auxiliaria o corpo a expulsar as gordurinhas a mais? Ele também está presente no açaí, uma das frutas tipicamente brasileiras, riquíssima no pigmento. Mas, calma lá, você provavelmente já ouviu falar que açaí engorda. E é preciso botar isso em preto no branco.
Ele é calórico porque possui um elevado teor de lipídios, justifica o pesquisador Evaldo Silva, da Universidade Federal do Pará. O que se deve ressaltar, no entanto, é que a fruta contém ácidos graxos insaturados, gorduras de perfil semelhante às do azeite de oliva. Ou seja, para o coração, consumido sem exagero, é um coquetel maravilhoso de gordura benéfica com antocianina. Numa tigela você também garante fibras e proteínas. Mas, se o ponteiro da balança já incomoda, o melhor é escolher outros ingredientes cheios do pigmento.
Analise as afirmativas feitas sobre o texto.
1. O título é formado por duas orações coordenadas que estabelecem entre si uma relação de oposição.
2. O trecho sublinhado no texto ressalta características positivas do açaí. Para conseguir isso, o autor vale-se da conjunção coordenada “no entanto” que traz sentido de conclusão do que foi dito na frase imediatamente anterior.
3. A conjunção “no entanto” está posta entre vírgulas porque está deslocada no período.
4. Pela leitura do texto, conclui-se que seu autor indica açaí para todas as pessoas.
5. Pela leitura do texto, pode-se concluir – mesmo sendo leigo no assunto – que antocianinas é um pigmento.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

#28. (VUNESP – CRBio – 1º Região/2017) Considere a charge de Ronaldo para responder à questão.
rir
Na frase dita pela personagem, a segunda oração “e ela começou a rir…” apresenta, em relação à primeira oração, ideia de

#29. (COPEVE-UFAL – Prefeitura de Maceió – AL/2017) Fitoterapia
O uso das plantas para o tratamento de doenças, incluindo a ansiedade, é uma prática antiga – mais do que os chás que as avós adoram sugerir para curar qualquer coisa. E, com a evolução dos estudos sobre o tema, novos conceitos sobre essa terapia surgiram, como explica Patrícia Cândido, uma das desenvolvedoras da Fitoenergética, sistema natural de cura por meio da energia das plantas: “elas possuem um caráter energético capaz de repor a energia que perdemos em momentos de tensão, estresse e ansiedade, mantendo o nosso equilíbrio de forma geral”.
Patrícia considera que o benefício da fitoterapia abrange o tratamento de quatro tipos de ansiedade: física (excesso de energia física), emocional (acúmulo de emoções nocivas), espiritual (falta de integração entre o “eu” físico e o espiritual) e mental (concentração excessiva de ideias na mente).
Para combater esses tipos de ansiedade, como sugere a especialista, “as plantas mais indicadas no caso da ansiedade são a camomila, cavalinha, marcela, valeriana, boldo do Chile e arruda”. Lembrando que a infusão em água quente não é o único meio de consumo, Patrícia também sugere a absorção das propriedades por meio de banhos, incensos, compressas, essências e sprays.
Dadas as afirmativas quanto aos aspectos linguísticos dos fragmentos textuais,
I. A locução adjetiva destacada das plantas exerce função sintática de adjunto adnominal.
II. No fragmento como explica Patrícia Cândido, uma das desenvolvedoras da Fitoenergética, sistema natural de cura por meio da energia das plantas estão presentes dois apostos explicativos.
III. O elemento articulador destacado que introduz uma oração subordinada adverbial consecutiva.
IV. O pronome destacado esses exerce importante recurso de coesão referencial catafórica.
verifica-se que está(ão) correta(s)

#30. (MPE-RS – MPE-RS/2017)
acessorio
Assinale a alternativa cujo período – extraído e adaptado do texto – NÃO poderia ser expresso como uma condição (isto é, por um período composto com uma oração adverbial condicional).

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