.Teste 1: Orientação a Objetos e UML

Se você achou este artigo útil, ajude a mantê-lo disponível, compartilhe!
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI)

Materiais de Estudo disponíveis

Apostila on-line 1596_64x64

Teste 1: Orientação a Objetos e UML

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Questão #1: (IESES – TRE-MA/2015) No metamodelo da UML existe referência para os elementos do diagrama de caso de uso. Esse diagrama serve para apontar:

? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.Questão #2: (IESES – TRE-MA/2015) Na UML, o relacionamento do tipo agregação compartilhada usado no diagrama de classes serve na situação de:

Agregação é um tipo especial de associação onde tenta-se demonstrar que as informações de um objeto (chamado objeto-todo) precisam se complementadas pelas informações contidas em um ou mais objetos de outra classe (chamados objeto-parte). 
 

Este tipo de associação tenta demonstrar uma relação Todo-Parte entre os objetos associados. 
 

 

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Agregação (+)

? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.Questão #3: (FURB – ISSBLU/2015) Considerando o exemplo de diagrama de casos de uso que mostra um vendedor que opcionalmente consulta o SPC e que tanto o vendedor como o entregador precisam verificar pagamentos atrasados, que relacionamentos deveriam substituir as letras A, B e C (nesta ordem)? casodeuso1

Os relacionamentos de extensão (extend) são utilizados para descrever cenários opcionais de um caso de uso.
Os relacionamentos de inclusão indicam obrigatoriedade, ou seja, quando indicamos que um Caso de Uso possui um relacionamento de Inclusão com outro, a execução do primeiro obriga também a execução do segundo.

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Caso de Uso - Associações (+)

Questão #4: (CESPE – 2008 – STJ) Se uma classe abstrata declara uma interface, essa classe tipicamente contém declarações de métodos, mas não corpos de métodos; a interface não pode ser implementada por classes que herdem da classe abstrata. Em diagramas UML, a classe abstrata pode ser identificada colocando-se seu nome em itálico, e relacionamentos de dependência podem ser representados por setas tracejadas entre clientes da interface e a classe abstrata.

Questão #5: (IESES – TRE-MA/2015) No metamodelo da UML existe referência para um conjunto de diagramas, dentre eles estão:

Questão #6: (CESGRANRIO – 2008 – Petrobrás) classe1 A figura acima mostra um diagrama de classes UML desenvolvido para um projeto em que ainda não se sabe em que linguagem será realizada a implementação. Sobre o diagrama, assinale a afirmação correta

Questão #7: (ESAF – 2004 – CGU) Na modelagem com UML, o Diagrama de Casos de Uso fornece

Questão #8: (CESPE – 2008 – STJ) Em um modelo construído com a UML, estão corretas as seguintes características de diagramas de atividades: separações (forks) e junções (joins) são empregadas quando há atividades em paralelo; cada junção tem uma transição de entrada e várias de saída; cada separação tem várias transições de entrada e uma de saída; atividades estão agrupadas em raias separadas por linhas.

Questão #9: (FUNCAB – SESACRE/2014) Na UML 2.0, é considerado um diagrama comportamental:

Questão #10: (UEL/COPS – UEL/2015) Sobre diagramas UML, assinale a alternativa correta.

Questão #11: (FCC – 2012 – TCE-AP) Considere o seguinte diagrama UML: uc1 O número 1 e símbolo 1..* que aparecem ao lado das classes Nota Fiscal e Itens se referem à restrição de

Questão #12: (ESAF – 2004 – CGU) Na modelagem com UML, um Diagrama de Seqüência mostra interações de objetos organizados em uma seqüência de tempo

? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.Questão #13: ( FURB – ISSBLU/2015) Sobre o diagrama de atividades da UML, é correto afirmar que:

Correta
- Utiliza elementos como barras de bifurcação e ponto de ramificação.

Erradas
- Exige utiliza as raias de natação para modelar os métodos de um sistema.

- Permite representar as classes de interface mais importantes de um sistema. as atividades que compõem um processo do sistema e o fluxo de controle.

- Tem como objetivo principal modelar as trocas de mensagens entre objetos.  modelar a execução de atividades sequenciais ou concorrentes.

- É usado com mais frequência em conjunto com o diagrama de implantação.

Para ler mais sobre o assunto, acesse:  Diagrama de Atividade (+)

Questão #14: (CESPE – 2008 – STJ) As características a seguir estão corretas para um modelo construído com a UML: pacotes contêm colaborações; as colaborações estão documentadas via diagramas de interação e diagramas de classe; as colaborações descrevem realizações de casos de uso; os padrões de projeto (design patterns) empregados no modelo estão representados via colaborações parametrizadas.

Questão #15: (CESPE – 2013 – TCE-RO) A UML foi projetada primariamente para o processamento de dados simbólicos. Ela é uma linguagem formal matemática, tendo sido pioneira em aplicações como administração automática de armazenamento, linguagens interpretadas e programação funcional.

Questão #16: (ESAF – 2004 – CGU) No desenvolvimento Orientado a Objetos usando UML, um prefixo é incorporado a um nome de atributo ou nome de operação para indicar a visibilidade da propriedade. Com relação ao prefixo utilizado com esta finalidade, é correto afirmar que os atributos ou operações

? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.Questão #17: (FGV – IBGE/2016) Em Orientação a Objetos, para que uma subclasse de uma classe possa ter seu próprio comportamento, e mesmo assim compartilhar algumas das funcionalidades da classe pai, deve-se implementar:

Questão um tanto polêmica, mas, segue comentário de Hugo R:
"Quando diz que uma subclasse tem comportamento próprio, significa que ela pode fazer outra implementação de métodos da superclasse, o que, de fato, caracteriza polimorfismo."

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Polimorfismo (+)

Questão #18: (IESES – TRE-MA/2015) Uma classe associativa é usada em um diagrama de classe em UML quando:

Questão #19: (ESAF – 2004 – CGU) Analise as seguintes afirmações relativas à UML:
I. A identidade de objeto é a propriedade pela qual cada objeto, dependendo apenas de sua classe ou estado, pode ser identificado e tratado como uma entidade distinta de software. Este princípio de dependência entre a identidade de um objeto e seu estado viabiliza a herança nas linguagens orientadas a objetos.
II. Na UML, a construção da generalização é representada como uma seta com uma ponta “aberta” e permite ao desenho indicar tanto a herança simples quanto a herança múltipla.
III. Um atributo será considerado de estado quando puder assumir valores infinitos com transições ilimitadas entre eles.
IV. Uma associação na UML representa um conjunto de vínculos de relacionamento entre instâncias de classe.
Estão corretos os itens:

Questão #20: (CESPE – 2013 – INPI) O diagrama de casos de uso é utilizado para mostrar o fluxo de trabalho, detalhando as decisões do caminho tomado durante a execução das tarefas.

Questão #21: (FCC – 2011 – INFRAERO) Para captar os requisitos funcionais de um sistema pode-se utilizar a UML. O diagrama mais adequado para essa finalidade é o diagrama de

? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.Questão #22: (FURB – ISSBLU/2015) Atualmente, a especificação do padrão UML está na versão 2.5 e são disponibilizados vários diagramas. A figura abaixo representa que diagrama da UML? diagrama_sequencia

O Diagrama de Sequencia procura determinar de eventos que ocorrem em um determinado processo, ou seja, quais condições devem ser satisfeitas e quais métodos devem ser disparados entre os objetos envolvidos e em que ordem durante o processo específico.

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Diagrama de Sequência (+).

Questão #23: (FUNCAB – SESACRE/2014) No diagrama de casos de uso, as pessoas ou entidades externas que integram, interagem ou desempenham algum papel no sistema, são conhecidas como:

? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.Questão #24: (UNICENTRO – UNICENTRO/2016) Sobre os diagramas da UML, assinale com V (verdadeiro) ou F(falso) as afirmações que seguem:
I. ( ) O objetivo do Diagrama de Caso de Uso é auxiliar a comunicação entre os analistas e o cliente. Nesse diagrama é apresentada uma coleção de objetos, seus relacionamentos e as mensagens entre eles.
II. ( ) O Diagrama de Classes representa uma coleção de classes e seus relacionamentos. Os atributos e métodos representam as características dos objetos e operações da classe, respectivamente. Os tipos de relacionamentos entre as classes podem ser: Associação (Agregação/ Composição), Generalização e Dependência.
III. ( ) O diagrama de sequência mostra uma perspectiva orientada por tempo de como as mensagens entre os objetos são trocadas para a realização de uma operação. Tanto a solicitação quanto a resposta de um objeto a outro são entendidas como mensagens.
IV. ( ) Os diagramas de atividade são semelhantes aos diagramas de sequência, representam o fluxo de controle de uma atividade para outra. A principal diferença é que no diagrama de atividade o tempo não é mais representado por linhas horizontais e sim por numeração.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Errado
I. ( ) O objetivo do Diagrama de Caso de Uso é auxiliar a comunicação entre os analistas e o cliente.-> Ok
Nesse diagrama é apresentada uma coleção de objetos, seus relacionamentos e as mensagens entre eles. -> Diagrama de Sequência. 
 
Correto
II. ( ) O Diagrama de Classes representa uma coleção de classes e seus relacionamentos. Os atributos e métodos representam as características dos objetos e operações da classe, respectivamente. Os tipos de relacionamentos entre as classes podem ser: Associação (Agregação/ Composição), Generalização e Dependência.

Correto
III. ( ) O diagrama de sequência mostra uma perspectiva orientada por tempo de como as mensagens entre os objetos são trocadas para a realização de uma operação. Tanto a solicitação quanto a resposta de um objeto a outro são entendidas como mensagens.

Errado
IV. ( ) Os diagramas de atividade são semelhantes aos diagramas de sequência (Diagramas de Estados), representam o fluxo de controle de uma atividade para outra. A principal diferença é que no diagrama de atividade o tempo não é mais representado por linhas horizontais e sim por numeração.  Os estados no Diagrama de Atividade mudam para um próximo estágio quando uma ação é executada (sem ser necessário especificar nenhum evento como no Diagrama de Estado)

Para ler mais sobre o assunto, acesse: UML (+)  

Questão #25: (FCC – 2011 – INFRAERO) Em UML,

Questão #26: (CESPE – 2008 – STJ) As seguintes características estão corretas para um modelo construído com a UML: nos diagramas de componentes, há módulos de código representados por componentes; há diagramas de componentes onde dependências de compilação estão representadas por setas tracejadas entre componentes; nos diagramas de utilização (deployment), alguns nós representam unidades computacionais, outros representam dispositivos periféricos.

Questão #27: (CESPE – 2013 – INPI) Na UML, os diagramas de classe, de objetos e de componentes representam visões estáticas do sistema.

msg